Posted in:

1º Livro da Coletânea Pilates: Pilates aplicado à Gestantes – Confira!

1º Livro da Coletânea Pilates: Pilates aplicado à Gestantes – Confira!
5 (100%) 1 vote

Um pouquinho sobre o livro…

A Gestação e as Transformações Fisiológicas

A gestação é um período fascinante, em que a forma e as necessidades do corpo da mulher mudam constantemente à medida que a gestação avança. Como essas alterações geram novas e diferentes demandas sobre os músculos e articulações, é fundamental adaptar sua rotina de exercícios para adequar-se a estas mudanças.

Durante a gestação ocorrem diversas alterações, desta forma é essencial que o instrutor de Pilates entenda essas modificações, para que o mesmo tenha ferramentas para orientar de forma segura e eficiente a gestante que se propõe a praticar Pilates.

Alterações Hormonais

Mudanças significativas no perfil endócrino ocorrem durante a gestação, destacando-se quatro hormônios que desempenham papel fundamental para a mãe e para o feto: estrogênio, progesterona, gonodotrofina coriônica, somatomamotropina coriônica humana e relaxina.

 O estrogênio e a progesterona são os principais hormônios responsáveis pela criação das condições perfeitas para a gravidez e para o crescimento do bebê, esses hormônios são secretados pelo ovário durante o ciclo menstrual normal, passando a ser secretados em grandes quantidades pela placenta durante a gestação. Outros dois importantes são a gonodotrofina coriônica e a somatomamotropina coriônica humana, os níveis desses hormônios aumentam drasticamente e os músculos cedem para oferecer o ambiente ideal para o bebê.

Outro hormônio que se apresenta elevado é a relaxina, a qual proporciona maior mobilidade aos ligamentos, que garantem a estabilidade das articulações. Contudo a estabilidade articular é reduzida e por isso é crucial manter um bom alinhamento postural. O Pilates incentiva o controle muscular postural, que compensa os ligamentos enfraquecidos, ajudando a evitar os problemas comuns nas articulações e principalmente na coluna lombar.

Precauções e Contraindicações

Em geral as mulheres são incentivadas a continuar com sua rotina normal de exercícios durante a gravidez, mas não devem exceder seus níveis de intensidade pré–gestacional. Contudo, é sensato que a gestante consulte um médico antes de iniciar uma atividade física.

É prudente tomar todas as precauções possíveis quanto à segurança, mas sempre enfatizando que gravidez não é doença. Realizando todos os exames pré-natais com regularidade, a gestante poderá desfrutar de todos os benefícios do Método.

Caso a gestante venha a sentir alguma dor, desconforto ou sintomas incomuns durante os exercícios, ela deve parar imediatamente e buscar atendimento médico, que é o procedimento indicado para qualquer prática de atividade física.

Geralmente a gestação pode ser medida por trimestres, mas esses trimestres tem uma duração desigual, uma vez que o terceiro varia de acordo com o tempo total de gestação.

Você acabou de conferir uma parte do livro de forma exclusiva! Além disso, da uma olhada em tudo que você encontra nesse 1º livro da Coletânea Pilates:

  • Revisão dos Princípios do Pilates
  • A Gestação e as Transformações Fisiológicas
  • Benefícios do Pilates para a Gestante
  • Precauções e Contraindicações
  • Evidências Científicas dos Benefícios do Pilates na Gestação
  • Exercícios para o Primeiro Trimestre
  • Exercícios para o Segundo Trimestre
  • Exercícios para o Terceiro Trimestre

1º Livro da Coletânea Pilates

Saiu neste mês de janeiro a primeira edição da Coletânea Pilates, o Pilates aplicado à Gestante.

O livro escrito pela Fisioterapeuta Patrícia de Andrade Valeriano, fala afundo sobre o Pilates para gestantes, ajudando no conhecimento dos diversos instrutores que pretendem aplicar o Pilates nesta área.

Esta primeira edição da Coletânea Pilates que já está disponível para vendas desde dezembro de 2017, conta com um conteúdo teórico, prático e exclusivo de Pilates aplicado à gestante, agregando um incrível conhecimento para fisioterapeutas e educadores físicos.

Sobre o Livro

A gestação é um período fascinante, em que a forma e as necessidades do corpo da mulher mudam constantemente à medida que a gestação avança. Como essas alterações geram novas e diferentes demandas sobre os músculos e articulações, é fundamental adaptar sua rotina de exercícios para adequar-se a estas mudanças.

Durante a gestação ocorrem diversas alterações, portanto um bom entendimento deles vai favorecer o Fisioterapeuta ou Educador Físico a orientar de forma segura e eficiente a gestante que se propõe a praticar o Pilates.

O livro “Pilates aplicado à gestante”, irá abordar todas essas fases da gestação e a importância de se aplicar o Pilates em cada uma delas.

Ele irá relatar também as principais mudanças do corpo da mulher, as precauções ao praticar o Método, além de contar com diversos exercícios que podem ser aplicados durante este período.

Quer saber mais sobre a Coletânea Pilates? Garanta já o seu livro clicando na imagem abaixo!

Sobre a Autora do Livro

Patricia de Andrade Valeriano é Fisioterapeuta, formada desde 2004. Possui Pós-graduação em Terapia Manual e Postural. Atua com Pilates desde 2007, quando fez a primeira formação em Pilates Clínico e Pilates Aplicado à Saúde da Mulher.

Anos mais tarde, fez formação em Pilates Fitness, Pilates Dermato Funcional, Pilates para Grupos e Pilates Avançado. Possui formação internacional em RPG (Sistema Australiano), Reeducação Uroginecológica e Conceito McConnell – Bandagem Funcional.

É professora de cursos de formação em Pilates há mais de 4 anos, participou da formação de quase 80 turmas. Todo ano participa de workshops relacionados ao Pilates, assim como o Pilates Leader Programme. Atualmente é proprietária da WP Pilates & Saúde e integrante do grupo das idealizadoras do Projeto Mamãe Saudável.

Desenvolveu o curso de Pilates Aplicado para Gestantes e ministra workshops do mesmo tema em eventos como Meeting em Pilates e Treinamento Funcional, Jornada Sul americana de Pilates e Encontro Brasileiro de Pilates.

Participou da Certificação de Personal Gestante do Programa Mais Vida Gestantes e do curso de atualização de Fisioterapia Obstétrica e Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher, Obstetrícia e Ginecologia da Baracho Educação Continuada. Curso de Ginástica Abdominal Hipopressova Método Marcel Caufriez. Pós-graduanda em Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher na Faculdade de Ciências Médicas de MG.

Sobre a Coletânea Pilates

Coletânea Pilates é um produto exclusivo que foi desenvolvido pelo Grupo VOLL. Ela consiste em uma coleção de livros colecionáveis escritos pelos maiores especialistas do Pilates no país.

Além disso, a Coletânea de Livros Pilates é a única revista impressa de Pilates completamente dedicada aos profissionais no Brasil.

O profissional que adquiri este produto, recebe em sua casa ou em seu Studio de Pilates um livro por mês durante 12 meses até formar sua coleção completa, onde a cada um desses recebidos, será um impresso diferente, com finalidades inéditas.

A Coletânea Pilates do Grupo VOLL foi criado principalmente com o intuito de aumentar o conhecimento, além de garantir a facilidade de estudo daqueles que se interessam pelo o Método, até por ser impresso pode ser carregado para qualquer lugar.

Para quem gosta de estudar, ter o livro na mão também ajuda. Assim é possível fazer marcações, anotações e marcar a página onde as informações que os interessam se encontram. E então, pronto para ter sua Coletânea Pilates?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *