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5 Dicas para ser um Profissional Diferenciado no Mercado

5 Dicas para ser um Profissional Diferenciado no Mercado
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Quem não quer ser um profissional diferenciado e de destaque que influencia outros profissionais, com o estúdio lotado de alunos supersatisfeitos e com um nome de referência no Pilates?

Afinal, de profissionais “mais ou menos” o mercado está cheio. E ser um profissional diferenciado exige muito esforço, dedicação e planejamento. Se você está aqui no Blog Pilates para aprender a melhorar, já é um grande passo.

Então vamos lá, vou citar as 5 dicas fundamentais para ser esse profissional diferenciado no mercado de trabalho.

1) Capacitação Contínua

Ouvimos isso a faculdade inteira: “A saúde não é uma ciência exata, como a matemática”, por esse motivo precisamos produzir pesquisas o tempo todo para comprovar o melhor tratamento.

Falar de atualização para um profissional de saúde seria um pouco óbvio, no entanto não é o que vemos na prática, pois o que observamos são profissionais com 10 anos de atuação com o método do Pilates e com 10 anos do último curso, do aperfeiçoamento ou seminário.

Se você quer ser um profissional diferenciado, primeiramente suas aulas precisam ser. Montar um planejamento de aulas exige uma série de exercícios diversificados, que apenas com uma formação básica não será possível para um planejamento de longo prazo.

A primeira reflexão que convido você a fazer é: será que suas aulas são monótonas? Faz quanto tempo que o seu aluno faz o mesmo exercício? Será que a formação que você já tem é a necessária e dispensa mais conhecimento?

Se a resposta for sim, você já identificou um ponto que você precisa melhorar!

“Conhecimento nunca é demais.” Essa frase é fundamental para entendermos que o profissional diferenciado e de excelência é uma consequência dos esforços por uma capacitação contínua. Permita-se estudar cada vez mais, para ser um profissional melhor cada vez mais também.

Os profissionais de destaque no Pilates não se tornaram referência por serem apenas, simpáticos, bonitos ou por sorte. O esforço, dedicação e muito estudo fez parte da trajetória deles.

Investir em equipamentos, acessórios e decoração pode motivar os seus alunos porque eles gostam de novidade, mas quando você demostra uma novidade por conhecimento é onde eles gostam mais.

Por exemplo, quando você diz a um aluno que tem hérnia de disco: essa semana estudei um pouco mais sobre a hérnia de disco, encontrei vários artigos que mostram a eficácia do Pilates para o seu caso e olha esse exercício novo que aprendi para você.

Com isso você conquista e fideliza ainda mais o seu aluno. Ele verá em você um profissional esforçado para resolver o problema dele. E será esse elogio que ele fará de você para as outras pessoas.

Uma vez minha paciente falou que só fez Pilates comigo porque ao entrar no meu estúdio e ver o tanto de certificado, ela pensou “se com esse tanto de curso ela não resolver o meu problema, ninguém mais irá.”

A capacitação contínua é um investimento que você precisa fazer com tempo e dinheiro. Organize o seu tempo e gastos. Coloque como prioridade ser um profissional diferenciado que busca ser atualizado e deixe que essa seja uma característica que os seus alunos vejam em você.

2) Participe de Congressos

Participar de congressos é uma das formas de atualização.

Da mesma forma que os seus alunos precisam ser motivados a todo momento para continuarem no seu estúdio, para alcançar os resultados, você como profissional precisa dessas motivações, para não se tornar aquele profissional desmotivado e “pré-histórico”.

Nada melhor do que os congressos para isso. Nos congressos você encontra pessoas de todos lugares, troca experiências e dicas, além de assistir palestras das novidades do Pilates, e conhecer os palestrantes de renome.

E se você for como eu, que tem os profissionais de inspiração que você acompanha nas redes sócias, será no congresso que você poderá encontrá-los!

Aqui no Blog Pilates tem uma postagem sobre os eventos de 2018, e no final colocarei o link para vocês. E se você for no V ENCONTRO BRASILEIRO DE PILATES, deixe nos comentários quais os Workshops que você irá participar, pode ser que a gente se encontre lá!

3) Planejamento e Organização

Se você quer ser um profissional diferenciado, o ideal é começar desde a faculdade.

Muitos acadêmicos não enxergam o potencial que eles podem construir, desde a faculdade, se destacando e construindo o seu nome com bons elogios. Se você é acadêmico e está aqui no Blog Pilates, aumenta muito as suas chances de ser um excelente profissional diferenciado.

Nosso grande problema é a falta de foco e planejamento. Não sabemos onde queremos chegar, não pensamos em projeção. Por exemplo como você se vê daqui a 5 ou 10 anos? Já parou para pensar nisso?

A falta de planejamento é um dos erros mais comum. Não planejamos os cursos que devemos fazer e não planejamos quais são as metas que devemos cumprir para alcançar o nosso objetivo. Essa falta de planejamento e organização são os erros que faz o profissional se tornar igual a maioria do “mais ou menos” que eu citei no começo.

Por exemplo, você fez sua lista de desejos de cursos que você quer fazer, coloque os prazos, organize-se com o tempo e dinheiro, para conseguir fazer todos os cursos que você planejou. A antecedência e organização são bem vista por todos (chefe, alunos e etc).

A organização é um ponto muito forte para qualidade e, detonador na falta dela. São detalhes no dia-a-dia que fazem a diferença e conquista o seu cliente. Mostrar o planejamento de aulas bem organizado, com objetivos e os exercícios indicados para ele, chegar sempre antes do aluno para mostrar que você estava esperando por ele com a sala organizada, limpa e pronta.

Mantenha as informações de fácil acesso, para quando o aluno perguntar qual é o dia de vencimento ou quando que ele iniciou no Pilates, você encontre com facilidade e não perdido em anotações em vários locais desorganizado.

4) Satisfaça seu Aluno

O mercado passou por algumas modificações e uma delas foi a de dar importância à opinião do cliente. A pesquisa de satisfação demostra para o seu aluno, que você está preocupado com a opinião dele e que você é um profissional que pretende melhorar cada vez mais.

Você pode fazer em forma impressa, pedir para a secretária entregar ou ele mesmo preencher e depositar em uma urna. Você também pode fazer da forma digital, com formulário do Google por exemplo, e se o seu estúdio tem um site você pode colocar nele.

Alguns tópicos importantes que você pode abordar nessa pesquisa:

  • Sobre a Recepção: Comportamento amigável e cortês? Explicação do funcionamento e dos planos? Rápida atenção às suas necessidades? Qualidade geral do atendimento? Comportamento profissional?
  • Sobre o Instrutor: Pontualidade? Comportamento amigável e cortês? Conhecimento técnico? Dinâmica da aula? Acessibilidade/Disponibilidade? Comportamento profissional? Didática?
  • Sobre o Studio e Instalações: Condição/Limpeza? Localização? Mobília e decoração? Comodidade para estacionar?
  • Informações Gerais: Suas expectativas foram atingidas? Você indicaria o estúdio? O que você gostou nas aulas? Quais você considera nossos pontos fortes? Quais pontos poderíamos melhorar? Recomendações ou comentários gerais?

Você pode colocar caixas abertas para as respostas ou dar opções como excelente, bom, regular e ruim. O ideal é você deixar que eles responderem e colocar o nome como opcional.

Lembre-se que todo aluno que chega até você tem expectativa. Para ser um profissional diferenciado e de sucesso, você precisa do sucesso dos seus alunos. Superar as expectativas é o sonho de todos, mas não desanime se no primeiro ano receber muitas críticas. Aprenda com os erros e melhore, pois, no próximo ano você terá bons elogios!

5) Profissional Diferenciado: Promova-se!

Uma vela embaixo da mesa não ilumina ninguém, não é mesmo?

Um excelente profissional, atualizado, organizado, focado e com bons resultados, precisa ser exposto para influenciar e motivar os outros profissionais para sair do “mais ou menos” e para serem os melhores.

É claro que os primeiros que farão isso são os seus alunos, depois de criar uma confiança e você cumprir o que foi prometido, ou seja realizar os objetivos que os seus alunos buscaram ao te conhecer. E logo você terá uma agenda lotada. (O sonho de todos não é mesmo?!)

Além da divulgação dos seus próprios alunos você pode usar de algumas ferramentas para se promover.

A internet, por exemplo, é um grande potencial para sua divulgação, utilize a internet ao seu favor, respeitando as normas no seu conselho para isso. Criar conteúdo com informação é importante e você precisa dedicar um tempo para estudar como utilizar da melhor forma.

Faça Networking, pois é fundamental uma rede de parceiros. Invista na sua imagem, postura e vestimenta, pois a linguagem corporal diz muito sobre você e na primeira impressão pode causar uma impressão positiva ou negativa.

Participe de feiras de negócios e eventos com esse pensamento em que você é a sua empresa, cuide muito bem dela, que os resultados virão.

Concluindo…

Então é isso! Estude, participe de congressos, planeje, se avalie e promova os excelentes resultados que você terá.
E lembre-se sempre: ter um tempo para aprender e planejar as atitudes é investimento, para ter tempo de qualidade e colher bons resultados!

Esse foi o meu primeiro post, espero que vocês tenham gostado e deixe aqui em baixo os comentários sobre o que vocês acharam dessas 5 dicas. Vamos trocar um pouco de experiências?

Espero vocês no V ENCONTRO BRASILEIRO DE PILATES.

Link prometido: Todos os eventos de Pilates que você não pode perder em 2018! (clique aqui)

Até a próxima postagem!

Written by Fernanda Cristina de Oliveira

Fernanda Cristina de Oliveira

Fisioterapeuta, com pós-graduação em Ortopedia Traumato-Desportiva. Possui formação em Pilates, Reeducação Postural Global e Pilates em Suspensão. Realizou os cursos online da VOLL de Pilates Avançado, Pilates para Gestantes e Baby Pilates. Atualmente é proprietária de dois estúdios de Pilates em Goiânia, La Vie Pilates e Cidade Jardim. É credenciada à rede Metalife e VOLL.

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