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Pilates Suspenso: 5 Exercícios Avançados no Columpio!

Exercícios-Avançados-no-Columpio---CAPA

Afinal qual a hora certa de evoluir para os exercícios avançados no columpio?

Essa é uma dúvida que acompanha muitos instrutores de Pilates!

Ás vezes temos medo de evoluir para os exercícios avançados no columpio, porém o que mais tenho visto ultimamente é a pressa em evoluir por medo do aluno enjoar da aula.

E com isso acabamos perdendo alguns passos na evolução do aluno, que podem ser essenciais mais para frente na sua caminhada evolutiva e que pode inclusive gerar lesões.

Como suspender?Exercícios-Avançados-no-Columpio

Quando falamos de Pilates em Suspensão temos que tomar alguns cuidados extras, afinal estamos falando de uma base instável. A primeira coisa que devemos ter muito claro, inclusive é o titulo do meu livro, é que “SUSPENSÃO NÃO SIGNIFICA INVERSÃO”.

Não é necessário estar de cabeça para baixo para realizar Pilates em Suspensão, até porque temos algumas contraindicações com relação às posturas invertidas e nem todas as pessoas podem realizá-las.

As posições invertidas também geram muitos benefícios quando bem aplicadas, mas isso nos leva a um outro conceito importante que deve ser quebrado.

*NEM TODO EXERCÍCIO AVANÇADO É NECESSARIAMENTE ACROBÁTICO*

Ás vezes temos a ideia de que exercícios avançados no columpio no Pilates em Suspensão serão apenas exercícios invertidos ou acrobáticos, e isso não é a verdade.

Vou mostrar aqui 5 exercícios avançados no Columpio que exemplificam bem essas duas questões, para mostrar que podemos evoluir sem necessariamente deixar o aluno de cabeça para baixo.

Afinal tem pessoas que simplesmente não gostam ou mesmo tem alguma contraindicação a essas posturas, mas nem por isso vamos deixar e de evoluir com elas no método.

Mas quando eu sei que meu aluno está preparado para evoluir?

Quando seu aluno já entende as bases e princípios a ponto de executá-los de maneira correta enquanto coordena o movimento e o aparelho, é hora de pensar em algo mais.

Evoluir, nem sempre está ligado a exercícios mais complexos, mas sim a aumentar a exigência e a perfeição do movimento com uma variação mais avançada, com um acessório que exija uma outra habilidade do aluno ou um trabalho maior de força e resistência.

Claro que os exercícios de maior complexidade também fazem parte dessa evolução como já falei acima.

Então lembre-se sempre que exercício avançado não necessariamente é invertido ou acrobático, porém esses exercícios também são ótimos aliados na prática da atividade e em desafiar sempre seus alunos/pacientes.

Exercícios Avançados no Columpio

1) Roman Abs

Roman-Abs---Exercícios-Avançados-no-Columpio

Posicionamento Aparelho

  • Somente as alças, alças curtas posicionadas acima da cabeça

Respiração

  • Inspira para iniciar expira no movimento
  • Expiração profunda e prolongada

Objetivo

  • Fortalecimento de Core
  • MMSS
  • Estabilidade de tronco e cintura escapular
  • Mobilidade de quadril

2) Skydiver

SkyDiver---Exercícios-Avançados-no-Columpio

Posicionamento Aparelho

  • Balanço na altura do quadril e alças na altura dos joelhos
  • Tecido dobrado no meio

Respiração

  • Inspira para iniciar expira no movimento
  • Expiração profunda e prolongada

Objetivo

3) Air Plank

Air-Plank---Exercícios-Avançados-no-Columpio

Posicionamento Aparelho

  • Balanço na altura do quadril e alças na altura dos joelhos

Respiração

  • Inspira para iniciar expira no movimento
  • Expiração profunda e prolongada

Objetivo

  • Fortalecimento de core
  • MMSS
  • MMII
  • Estabilidade

4) Prancha Lateral Develope

Prancha-Lateral---Exercícos-Avançados-no-Columpio

Posicionamento do Aparelho

  • Columpio baixo s/alcas, dobrado ao meio

Respiração

  • Inspira trazendo a perna no develope
  • Expira retornando

Objetivo

  • Fortalecimento de core e MMII
  • Estabilidade de tronco e ombros
  • Mobilidade de quadril
  • Alinhamento postural

5) Abs Lateral

Abs-Lateral---Exercícios-Avançados-no-Columpio

 

Posicionamento do Aparelho

  • Columpio na altura do quadril s/alças, dobrado ao meio.

Respiração

  • Inspira para iniciar
  • Expira na flexão

Objetivo

  • Fortalecimento de core
  • Estabilidade
  • Mobilidade de coluna
  • Alinhamento postural

Written by Vanessa Alves

Vanessa Alves

Mentora do método Suspensus. Graduada em Fisioterapia,pós graduada em fisiologia do exercício e prescrição do exercício. certificação mat.Pilates e pilates clínico, certificação internacional em pilates aéreo, ballet clássico pela royal academy of dance london, método integrado mormaii, método five konzept, core, total barre. Desde 2006 trabalha com artes circenses, mas especificamente com acrobacias duo e em grupos. Em 2008 iniciou no aéreo com foco principal em lira e tecido acrobático.

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