Posted in:

6º Livro da Coletânea Pilates: Pilates na Escoliose – Confira!

6º Livro da Coletânea Pilates: Pilates na Escoliose – Confira!
Gostou? Avalie!

Nesta 6ª edição da Coletânea Pilates vamos tratar sobre a Escoliose, e como o Método pode ser aplicado a ela.

A escoliose é um dos desvios posturais que mais acometem a população jovem, que pode causar dores e assimetrias que geram outros problemas associados.

Mas nos deparamos com uma questão: o que causa, de fato, a escoliose?

Estabilidade da Coluna Vertebral

A coluna vertebral é responsável pela sustentação dos demais segmentos do corpo humano, por isso o conhecimento do comportamento estático e dinâmico da mesma, é imprescindível para a compreensão do que leva a lesões na coluna, como a escoliose.

São atribuídas 3 funções que tem papel fundamental no conceito de postura e alteração. São elas:

  1. Servir como Pilar Central do Tronco – sustenta a cabeça e os membros, fixando músculos que estabilizam ou movem os membros superiores e inferiores.
  2. Formação de Protetor Ósseo – local onde passam a medula espinhal e as raízes dos nervos espinhais.
  3. Fornecer Amplitude de Movimento – permite a mudança de posição da cabeça e do campo visual, assim como posicionamento das mãos e pés.

É interessante notar que ao mesmo tempo que a coluna vertebral é responsável por conferir mobilidade, também exerce a função de suporte e sustentação do tronco. Assim, rigidez e mobilidade são características da estabilidade estática e dinâmica.

Formação da Escoliose

As escolioses são desvios látero-laterais da coluna vertebral, e são consideradas uma deformidade tridimensional que se desenvolve nas fases de crescimento e que deve ser tratada precocemente.

Ao classificá-las, os aspectos a se considerar são:

  • Magnitude
  • Etiologia
  • Faixa Etária
  • Natureza da Curva
  • Localização
  • Direção da Curvatura
  • Morfologia

O tratamento da escoliose independente da classificação deverá ter como princípios a recuperação do comprimento fisiológico das partes moles posteriores da coluna vertebral, assim como deve recriar as curvaturas fisiológicas sagitais que são a garantia de estabilidade.

Quer saber mais? Não deixe de assinar a Coletânea Pilates!

Sobre o Livro Pilates na Escoliosepilates-na-escoliose-1

Saiu neste mês de junho a 6ª edição da Coletânea Pilates, o Pilates na Escoliose.

O livro escrito pela fisioterapeuta Ana Paula Sousa fala afundo sobre o Pilates na Escoliose, ajudando no conhecimento dos diversos instrutores que pretendem aplicar o Pilates nesta área.

A 6ª edição da Coletânea Pilates conta com um conteúdo teórico, prático e exclusivo de Pilates na Escoliose, agregando um incrível conhecimento para fisioterapeutas e profissionais do movimento.

A escoliose é um dos desvios posturais que mais acometem a população, principalmente entre os juvenis, sendo a principal causa de dor nas costas. No entanto, nos deparamos com o seguinte questionamento: o que causa, de fato, a escoliose?

O método Pilates tem se destacado como uma excelente proposta de intervenção nas escolioses, devido à sua completa abordagem sobre a biomecânica vertebral e de extremidades.

Sobre a Autorapilates-na-escoliose-2

Ana Paula Sousa é fisioterapeuta, especialista em disfunções biomecânicas e posturais da Coluna Vertebral.

É professora da pós graduação em disfunções biomecânicas e Posturais da Coluna Vertebral na Faculdade Einstein em Teresina-PI. Também é Instrutora de formação em Pilates pela VOLL Pilates Group e autora do curso digital Pilates nos Desvios Posturais.

Além disso, Ana Paula possui formação em Reeducação Postural Global – RPG, Estabilização Segmentar Vertebral, Quiropraxia, Podoposturologia, Pilates Clínico aplicado às Patologias da Coluna, Pilates Avançado e Pilates aplicado à Reabilitação.

No livro Pilates na Escoliose ela irá passar seu conhecimento de maneira teórica e prática, mostrando a melhor forma de tratamento para alunos que possuem escoliose.

Sobre a Coletânea Pilatespilates-na-escoliose-3

Coletânea Pilates é um produto exclusivo que foi desenvolvido pelo Grupo VOLL. Ela consiste em uma coleção de livros colecionáveis escritos pelos maiores especialistas do Pilates no país.

Além disso, a Coletânea de Livros Pilates é a única revista impressa de Pilates completamente dedicada aos profissionais no Brasil.

O profissional que adquiri este produto, recebe em sua casa ou em seu Studio de Pilates um livro por mês durante 12 meses até formar sua coleção completa, onde a cada um desses recebidos, será um impresso diferente, com finalidades inéditas.

A Coletânea Pilates do Grupo VOLL, foi criada principalmente com o intuito de aumentar o conhecimento, além de garantir a facilidade de estudo daqueles que se interessam pelo Método. E, por ser impresso, pode ser carregado para qualquer lugar.

Para quem gosta de estudar, ter o livro na mão também ajuda. Assim é possível fazer marcações, anotações e marcar a página onde as informações que os interessam se encontram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *