Posted in:

Os Verdadeiros Acessórios para Pilates criados por Joseph

Quando falamos do Método Pilates e perguntamos para qualquer pessoa se ela conhece algum dos acessórios para as aulas, o primeiro a ser citado, sem sombra de dúvidas, é a famosa bola.

Mas o que pouca gente sabe é que a atualmente conhecida como Bola de Pilates, é originalmente denominada “Bola Suíça” e não faz parte do Método original criado por Joseph Pilates.

Embora ela seja uma excelente ferramenta para trabalhar o corpo de uma forma geral, Joseph não chegou a conhecer a Bola.

Refletindo sobre isso, e sempre na premissa de trazer assuntos relevantes para vocês, profissionais que trabalham com Pilates, reuni neste artigo os acessórios que realmente foram criados pelo mentor Joseph Pilates.

Se puder, não perca a oportunidade de conhecer e experimentar esses acessórios – seja por afinidade em trabalhar com o Pilates Clássico ou apenas por enriquecer seu conhecimento histórico sobre o Método.

Primeiros Acessórios para Pilatesacessorios-para-pilates-12

Junto com a criação do método surgiram os primeiros equipamentos desenvolvidos por Joseph. Com a expansão do Pilates, o método foi se aprimorando.

A partir dos princípios passados por Joseph, os movimentos e exercícios foram se aperfeiçoando cada vez mais, surgiram estudos especiais sobre os benefícios e tratamento de cada lesão ou patologia que o Pilates trabalha.

Para cada grupo de alunos, e exercícios existe um acessório para Pilates, mas você sabe dizer qual foi desenvolvido por Joseph? Começarei pelo Magic Circle, pois acredito ser o mais conhecido.

MAGIC CIRCLE

No Brasil ele recebeu muitos nomes: Círculo Mágico, Anel Mágico, Anel de Pilates, etc.

O acessório possui alguns exercícios próprios e também pode ser usado em quase todos os movimentos de Mat (solo), e em alguns do Reformer e do Cadillac.

Uma das diferenças do Magic Circle, em relação aos outros acessórios para Pilates é que o objetivo dele é sempre trabalhar o Power House de uma maneira mais profunda, intensificando o esforço e aumentar o grau de dificuldade dos exercícios.

Por isso, nunca incluímos o Magic Circle nos exercícios para alunos iniciantes, pois provavelmente ele colocará a força no lugar em que ele estiver segurando o acessório: entre as mãos, entre os tornozelos ou entre os joelhos (um pouco acima da articulação) quando, na verdade, ele deve “acionar” o Magic Circle (e não “apertar”) e conectar intensamente ao seu “Power House”.

acessorios-para-pilates-13

Uma curiosidade  é  que assim como os equipamentos, um dos primeiros acessórios para Pilates surgiu a partir de outro objeto.

Quando Joseph criou o Barrel, usando um Barril de Carvalho daqueles usados para guardar bebidas como vinho ou whisky, ele usou os aros de aço do barril para fazer o primeiro Magic Circle, como no exemplo abaixo.

acessórios-para-pilates-02

FOOT CORRECTOR

O “Corretor de Pés” não é muito conhecido, nem mesmo entre os profissionais de Pilates.

É um acessório para trabalhar especificamente os pés, para melhorar os desequilíbrios da pisada e, como consequência, desalinhamentos nos tornozelos, joelhos, quadril e coluna.

ACESSORIOS-para-pilates-03

TOE CORRECTOR

Uns dos acessórios para Pilates é o Toe Corrector que tem o objetivo de trabalhar os dedos dos pés, recomenda-se o uso dele em especial para quem sofre com joanete.

ACESSORIOS-PARA-PILATES-04

DEVICE PUSH UP

Desenvolvido para trabalhar os membros superiores, com exercícios de força e equilíbrio através de apoios, parada de mãos, etc.

ACESSÓRIOS-PARA-PILATES-05

NECK STRETCHER

Quando era jovem, ainda na Alemanha, Joseph Pilates praticava Boxe e criou este acessório para ajudar a fortalecer a musculatura que envolve o pescoço.

É um dos acessórios para Pilates mais solicitado por lutadores, porém os exercícios praticados neles são recomendados para todos, desde que de acordo com a indicação clínica.

acessórios-para-pilates-06

FOOT EXERCISE BAR OU 2X4 BAR (two by four bar)

Feito de uma madeira muito comum, usada nas construções, revestida com espuma e couro (ou curvim), esse acessório é usado para trabalhar a flexibilidade da musculatura que envolve o tornozelo e o Tendão de Aquiles, além de fortalecer os flexores plantares, como o Gastrocnêmio e o Sóleo.

acessórios-para-pilates-07

BEAN BAG OU SAND BAG

Um acessório simples como a 2×4 Bar, pode ser feito até de forma caseira. Um saco de tecido com 1 kg feito com areia ou feijão, amarrado a uma corda presa a um bastão de madeira de 30cm.

Com os braços estendidos, na altura e largura dos ombros, a corda deve ser enrolada e desenrolada do bastão.

Este movimento além de fortalecer os flexores do ombro trará desafio para os músculos que envolvem a articulação do punho.

Parece fácil?  Ensine seus alunos a fazer um SAND BAG em casa, mas não se esqueça de ressaltar que é necessário acionar o Power House e alinhar corretamente o corpo. Durante o movimento os braços devem permanecer na mesma altura.

acessórios-para-pilates-08

AIRPLANE BOARD

Foi criada apenas para dar mais estabilidade e facilitar o exercício Airplane no Cadillac.

acessórios-para-pilates-09

BREATH AS SIZER

Desenvolvido para trabalhar a respiração, forçando a expiração e acionando intensamente a musculatura abdominal profunda.

O objetivo é expirar com a intenção de esvaziar completamente o pulmão, como se quisesse deixa-lo no vácuo.

ACESSORIOS-para-pilates-10

Pilates Clássico x Pilates Contemporâneoacessórios-para-pilates-14

O profissional de Pilates Clássico trabalha apenas com os aparelhos e acessórios criados por Joseph, é bem provável que você só use esses equipamentos caso trabalhe com a escola Clássica do Método.

Já fiz um artigo sobre as principais diferenças entre um e outro.

Uma das diferenças que posso destacar aqui é que no Pilates Contemporâneo, os instrutores utilizam dos equipamentos criados por Joseph, mas, em um formato mais moderno, e também, é claro, usufruem de outros acessórios modernos como: bolas de diversos tamanhos, discos de equilíbrio, rolos, etc.

Concluindo…acessórios-para-pilates-11

Infelizmente são raros os Studios que possuem todos esses acessórios, as chances de encontrá-los em um Studio que trabalha com a linha Clássica são maiores.

Não podemos esquecer da importância de saber trabalhar com um desses acessórios para Pilates, só assim o instrutor pode descobrir com qual escola Clássica ou Contemporânea prefere trabalhar.

E não esquece de voltar aqui e me dizer sua opinião, ok? Estarei esperando.

Até o próximo artigo!

3 Comentários

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *