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7 Ações de Marketing a custo zero para seu Studio

Ações de Marketing - capa

Se você é dono(a) de um Studio de Pilates ou quer abrir um Studio, antes de continuar o texto eu queria te convidar para participar de um Grande Lançamento que acontecerá dia 30/01 às 22h pela internet. É online, ao vivo e gratuito.

Será o lançamento da Rede MetaLife Studios, uma parceria MetaLife e VOLL Pilates.

Se você deseja aumentar faturamento, fidelizar clientes, ganhar tempo, controlar as finanças, se capacitar e, principalmente DESTACAR SEU STUDIO no meio da multidão, eu te convido a conhecer o projeto.

Neste dia você terá a oportunidade de saber de todos os detalhes e mais que isso, de fazer parte dele. A Rede MetaLife será a Maior Rede de Studios do Brasil e você terá o apoio e supervisão direta das duas maiores empresas de Pilates do Brasil: MetaLife e VOLL Pilates.

Clique aqui para participar: http://bit.ly/conhecer-MetaLife-Studios

Bom, depois de se inscrever, vamos voltar ao texto…

 

 

 

Muitos estúdios de Pilates não conseguem investir em um plano de comunicação completo – geralmente porque não está no orçamento atual – e deixam de aproveitar ações de marketing de baixo – ou nenhum custo – que podem ser feitas para atrair mais clientes.

Neste artigo vamos listar 7 ações de marketing interessantes e baratas que podem ser feitas para atrair novos clientes, e claro, fidelizar os atuais.

Confira!

Plano de Ações de MarketingAções-de-Marketing---plano

Antes de colocar em prática qualquer das ações de marketing, é preciso transpor todos os detalhes para o papel. Essa etapa é importante para entender a situação atual do estúdio e os objetivos que deseja alcançar.

Para criar um plano como esse não é preciso ser especialista, apenas conhecer muito bem o negócio e suas possibilidades.

Comece estudando os clientes que já possui:

  • Idade
  • Sexo
  • Por que fazem Pilates
  • Assiduidade
  • Têm filhos ou não
  • O que fazem
  • Como costumam se locomover até o estúdio
  • Etc.

Todas essas informações são relevante para traçar uma estratégia que seja eficiente para esse público e a partir dai pensar em ações de marketing.

Em seguida, analise sua empresa, partindo dos pontos fracos e fortes em relação aos concorrentes e quais as oportunidades e fraquezas em decorrência de fatores externos. Localização privilegiada, por exemplo, é uma vantagem a ser explorada.

Agora, a parte mais objetiva do seu plano: liste quantos alunos você tem atualmente, qual é a meta e de que forma pretende atingi-la. É aqui que entram as dicas que daremos abaixo. Anote tudo, inclusive como essa ação ajudou a alcançar a meta. E assim, você terá informações para começar uma nova jornada.

Promovendo Aulas ao Ar LivreAções-de-Marketing---ar-livre-2

É possível que você já tenha tentando fazer esta ação e não tenha obtido os resultados esperados, mas não se preocupe, isso realmente pode dar certo para o seu estúdio. Vamos te explicar a melhor forma de atrair pessoas para as suas aulas ao ar livre e como ela é uma das melhores ações de marketing que você pode fazer!

  • Primeiro, cative quem já está com você. Não adianta apenas colocar um aviso do evento, fale com seus professores para abordar individualmente cada aluno, ressaltando o poder daquela experiência ao ar livre, aponte os benefícios para o corpo e saúde. É preciso entender que essa ação vai além do marketing.
  • Convide para uma Super Aula de MAT na manhã de um sábado e incentive seus alunos a levarem conhecidos. Veja as suas possibilidades, e se possível, ofereça alguma vantagem para os alunos que se empenharam em levar outros.
  • Converse com comerciantes locais, onde você possa fixar um cartaz do evento convidando a equipe daquele local a participar também, pois é importante falar com o máximo de pessoas possível, assim, além de fazer a divulgação, você construirá uma imagem positiva para o estúdio. As pessoas geralmente têm muitas dúvidas sobre a prática do Pilates então mostrar que a sua equipe é acessível te coloca em outro patamar.
  • Outro ponto importante é a escolha do local. Opte por espaços onde as pessoas costumam praticar outras atividades físicas e um horário que elas estejam lá e sejam impactados pela sua ação.
  • As pessoas estão sempre querendo tentar algo novo, mas esbarram em três fatores antes de começar: medo, financeiro e, acredite, vergonha de tirar dúvidas. Por isso, é importante deixar pelo menos três instrutores falando com os curiosos que estão ali do lado olhando para tirar dúvidas e chamá-los para fazer parte do momento, deixando claro que é sem custo e que pode fazer uma aula gratuita no estúdio. ‏

Construindo um Cartão de Visitas OnlineAções-de-Marketing--blog

Ter um site na web é uma excelente maneira de atrair mais clientes, principalmente se você deixar ele bastante informativo, disponibilizando fotos, vídeos, planos, meios de contato.

Por incrível que pareça, ter seu endereço online pode sair mais barato que imagina. Um site desenvolvido em WordPress, que é uma plataforma gratuita, pode sair por algo em torno de R$ 200,00 por ano, já inclusos o domínio (www) e a hospedagem.

Há também uma outra ferramenta gratuita bastante conhecida no meio digital, o Wix, que já tem até modelos de site de Estúdios de Pilates prontos – onde só precisa editar as informações.

Para garantir o custo baixo nas ações de marketing é preciso pensar no futuro, por isso, é importante que tenha um blog no seu site, onde você compartilhará conteúdos relevantes para quem está pesquisando sobre o serviço.

Dúvidas como “Pessoas obesas podem praticar Pilates?”, “Qual roupa adequada para Pilates?” são comuns e as pessoas buscam respostas o tempo todo. Por esse motivo, elas precisam estar em seu blog.

É importante compartilhar inicialmente com os alunos, professores, conhecidos, e claro, nas redes sociais, para começar a ter visualizações no seu site.

Facebook Marketing: Esteja onde seus clientes estãoAções-de-Marketing---facebook2

Primeiro, se ainda não tem uma página, faça agora! É gratuita, e passa uma imagem mais profissional do negócio. Além disso, é nela que você irá divulgar seus artigos, transformando-os em ótimas ações de marketing. Coloque seu logo, uma capa bacana com uma promoção ou chamando para marcar uma aula experimental.

Se as pessoas ainda estão focadas no seu perfil pessoal, publique na página do seu estúdio e compartilhe chamando as pessoas para curtirem, deixando explícito que aquele é um canal de comunicação direta não só com você, mas também com a sua equipe.

Uma dica simples e sem custo, e que vai envolver toda equipe do seu estúdio, é fazer vídeos curtos com dicas sobre Pilates, saúde e alimentação. Assim, as pessoas se sentirão seguras em praticar uma atividade com instrutores que têm formação e sabem muito bem o que estão fazendo e será uma ótima alternativa das ações de marketing.

Não esqueça de sempre perguntar para seus alunos se pode publicar fotos na página, se ele podem fazer um vídeo contando os resultados obtidos, cativando assim os clientes atuais que se conhecem e vão compartilhar o depoimento do amigo(a), de modo a gerar maior visibilidade para sua página.

Para mais dicas de como usar o Facebook, leia também 5 passos para divulgar a página do seu estúdio no Facebook.

Diário de Resultados: como usar o InstagramAções-de-Marketing---Instagram

Estudos apontam que pessoas que compartilham um objetivo, se comprometem muito mais para alcançá-lo e ainda envolvem outras pessoas no processo.

Se, por exemplo, um aluno começou a praticar Pilates com a meta de perder peso e sempre está compartilhando a experiência com a rede dele, por que não trazer essa história para o seu estúdio?

O Instagram é a plataforma perfeita para fazer um “diário de resultados”, não necessariamente precisa ser de um aluno em específico, pode compartilhar várias histórias, inclusive, de pessoas que já alcançaram o objetivo desejado e que continuam praticando.

As pessoas gostam de histórias reais, de ver que alguém teve as mesmas dificuldades que ela está passando, mas conseguiu dar a volta por cima.

E é preciso contar essas histórias, compartilhar e monitorar como seu público reage, principalmente se há questionamentos nos comentários, pois você pode transformar toda essa interatividade em um importante plano de ações de marketing.

Dica Bônus: Material Gráfico também é importanteAções-de-Marketing---flyer

Esta dica demanda investimento, mas é muito boa! Com R$174,70 você consegue produzir 2.500 flyers grandes e coloridos, frente e verso, com entrega gratuita na sua casa. São 2.500 pessoas conhecendo o seu estúdio.

Será que pelo menos 1% (25 pessoas) não vão te ligar ou agendar uma aula?

E, se dessas 25 pessoas, você conseguir fidelizar apenas 3? Se estes 3 alunos ficarem somente 6 meses com você, cada um pagando R$ 200 por mês, você vai conseguir R$3.600.

Você investiu R$174,70 e conseguiu R$ 3.600.

Bom, né?

Concluindo…Ações-de-Marketing---concluindo

Se você gostou dessas dicas e pretende começar o quanto antes a implementar essas ações de marketing no seu estúdio para atingir centenas e até milhares de pessoas, compartilhe nas redes sociais e marque um amigo que também irá gostar dessas dicas.

Cuidar do seu empreendimento é essencial, e nada melhor do que ações práticas e rápidas para ajudar alavancar o seu sucesso, ainda mais se elas forem livre de gastos.

E você, tem alguma outra dica de marketing? Compartilha com a gente!

5 Comentários

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  1. gostei desse artigo,vou colocar em pratica o que eu aprendi através desse ensinamento. uma pergunta? posso divulgar este artigo nas redes sociais para que outras pessoas vejam.

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