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AirMat – Usando a instabilidade a seu favor

Tanto na vida quanto no treino equilíbrio e estabilidade são essenciais. Então, incluir estas duas palavras – equilíbrio e estabilidade – pode ser crucial para uma melhora significativa na sua performance e vida. E é exatamente isso que encontramos no AirMat.

Vamos entender melhor isso ?

O que é estabilidade?

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A estabilidade corporal tem a ver com o estado de equilíbrio do corpo, a resistência à aceleração angular ou linear e a capacidade do indivíduo em assumir e manter uma determinada posição refere-se ao equilíbrio corporal do sujeito.

O equilíbrio é um problema dinâmico e está relacionado à capacidade de manter a linha que passa pelo centro de gravidade, perpendicular ao solo e dentro de uma base de apoio. Para que um corpo fique estável, ou em equilíbrio, a linha da gravidade de sua Massa precisa passar exatamente no eixo de rotação.

A questão do equilíbrio, bem como toda a complexidade envolvida na obtenção e manutenção deste, é notada quando assume-se a posição ereta. O fato de manter o equilíbrio torna-se extremamente difícil quando a capacidade de manter a postura ereta se deteriora.

Mas e o equilíbrio?

Pilates Solo (17)

É denominado equilíbrio a habilidade para manter o centro de gravidade sobre a base de apoio, geralmente quando se está em pé . Esse é um fenômeno dinâmico que envolve uma combinação de estabilidade e mobilidade. O equilíbrio é necessário para manter uma posição no espaço ou movimentar-se de modo controlado e coordenado .

A definição do equilíbrio varia de autor para autor, mas de forma geral equilíbrio é a capacidade de manter uma posição, a capacidade de movimentar-se voluntariamente e a capacidade de reagir a uma perturbação, a capacidade de neutralizar forças que poderiam perturbar seu estado, o que requer coordenação e controle.

A complexa função do equilíbrio só é possível através da integração de várias estruturas como:

  • Sistema motor (força muscular, tônus muscular, reflexos tônicos de postura);
  • Sensibilidades proprioceptivas (que informam ao sistema nervoso central a posição dos segmentos corpóreos e dos movimentos do corpo);
  • O aparelho vestibular (cujos receptores informam a posição e os movimentos da cabeça); o sentido da visão (encarregado da percepção das relações espaciais).

Essas estruturas atuam de forma complexa, integrada, redundante e de maneira diferenciada para cada perturbação sobre o corpo humano.

As propriedades passivas do sistema musculoesquelético, principalmente a rigidez das estruturas biológicas, também desempenham um importante papel na manutenção do equilíbrio.

A estabilidade da coluna vertebral por exemplo é mantida através de elementos estáticos (auxiliam na manutenção da postura) e dinâmicos (ativos durante as movimentações).

Quando ocorre algum tipo de lesão, o efeito estabilizador do elemento estático pode diminuir por alteração no arco de movimento. A partir daí, é necessário a ativação dos elementos dinâmicos no intuito de prevenir a instabilidade.

Ocorre a instabilidade da coluna lombar quando há o acometimento também dos elementos dinâmicos, por exemplo, desequilíbrios musculares.

Pilates em Suspensão – Airmat

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Muitos profissionais ainda tem receio de trabalhar com SUSPENSÃO nas aulas e de que as suas aulas percam o proposito inicial e acabem se tornando algo muito acrobático e não aplicável a todos os tipos de pessoas.

O AirMat vem para mostrar que é possível, sim, trabalhar em suspensão com responsabilidade e eficiência, sem perder a essência que o Método Pilates traz, com a possibilidade de realizar os mesmos exercícios do Pilates Solo por exemplo em um aparelho de Pilates Suspenso.

O AirMat pode, ainda, ser um ótimo aparelho para “introduzir” o Suspensus em suas aulas de forma inovadora e completamente responsável.

Mas afinal, que tipo de benefício o AirMat pode trazer ao meu aluno/paciente?

Já falamos anteriormente aqui no blog sobre os benefícios de se trabalhar em suspensão, mas vou relembrar os principais pontos.

O treinamento em suspensão pode oferecer diversos benefícios a sua saúde, pois ele fortalecerá a musculatura e ainda exigirá muita coordenação motora e equilíbrio. É muito importante que os movimentos sejam realizados com muita concentração e o máximo de controle (não somente do corpo mas também sobre o equipamento).

O treinamento proporciona melhor controle entre mente e o corpo. Ele oferece estímulos diferentes dos que estamos acostumados a realizar, e isso faz com que seu corpo se comporte de forma diferenciada, além de melhorar o desenvolvimento da consciência e controle corporal, estabilidade, equilíbrio, força, propriocepção entre outros.

Muitos movimentos visam educar o aluno a realizar, por exemplo, um movimento de Mat Pilates da maneira correta. O AirMat pode muitas vezes funcionar como um educativo para que o aluno/paciente consiga realizar exercícios mais complexos por exemplo, ou que ele realmente aprenda o passo a passo de cada movimento, sem “roubar”.

Além de todos os benefícios já citados anteriormente, os exercícios em suspensão são uma ótima maneira de sair da rotina, diversificar as suas aulas e assim exigir algo  novo do seu aluno/paciente.

Seja para trazer de volta o lado lúdico, para melhorar o equilíbrio, a coordenação, flexibilidade, resistência, força ou simplesmente pelo fato de querer inovar.

Seja qual for a sua razão, os exercícios suspensos são uma ótima ferramenta de trabalho para todos os tipos de público, basta saber utilizá-la da maneira correta. Assim como no Pilates convencional as vezes o menos, é mais!

Lembre-se disso!

Concluindo…

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No Pilates, temos inúmeras possibilidades de exercícios e, mesmo assim, ás vezes pode parecer monótono para o aluno/paciente se não soubermos trabalhar as variações adequadas para cada caso.

Inovar é preciso, porem sempre com muita consciência para não perdermos o foco e a qualidade do nosso trabalho.

A ideia sempre é agregar ao que está sendo feito para que o seu aluno/paciente alcance outros objetivos e obtenha um resultado mais amplo, com novas técnicas e modelos de aulas.

Se você está gostando desse assunto e gostaria de dar aulas inovadoras no seu Studio, atrair mais alunos e, consequentemente, aumentar a sua renda mensal, te convido a conhecer o nosso curso presencial de Formação no Método Suspensus!


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Written by Vanessa Alves

Vanessa Alves

Mentora do método Suspensus. Graduada em Fisioterapia,pós graduada em fisiologia do exercício e prescrição do exercício. certificação mat.Pilates e pilates clínico, certificação internacional em pilates aéreo, ballet clássico pela royal academy of dance london, método integrado mormaii, método five konzept, core, total barre. Desde 2006 trabalha com artes circenses, mas especificamente com acrobacias duo e em grupos. Em 2008 iniciou no aéreo com foco principal em lira e tecido acrobático.

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