Posted in:

Alongamento na gestação

PILATES-NA-GESTACAO

A mulher passa por inúmeras transformações durante a gestação. Por isso, devemos cuidar para que estas não interfiram tanto na vida dela, a ponto de impedir que continue com as suas atividades de vida diária, como o trabalho ou até mesmo o lazer.

O Pilates vai auxiliar de uma forma tranquila e trará muitos benefícios para minimizar essas alterações biomecânicas, fisiológicas e emocionais. Sim, a prática do método irá auxiliar em todas essas mudanças. Porém devemos redobrar os cuidados, ou seja, devemos selecionar os exercícios adequados para cada fase e para cada mulher.

O mais comum de encontrarmos são profissionais que acreditam que a única diferença de uma gestante para outra aluna mulher é a barriga que está “crescendo” – obviamente, estão muito enganados. As outras transformações que não estão visíveis fazem toda a diferença na escolha do repertório.

O grande problema na escolha errada de um exercício, não é apenas de não fazer bem, e sim de prejudicar a gestante, aumentando ainda mais os sintomas desconfortáveis gerados durante essa fase.

Hoje vou citar um exemplo, que parece tão inofensivo, mas extremamente importante: o alongamento. Devemos evitar alongamentos extremos com as gestantes. Uma das alterações hormonais que ocorrem é o aumento da relaxina, um hormônio que promove a hiperfrouxidão ligamentar e a instabilidade das articulações. Por isso, a aluna pode estar demostrando uma falsa flexibilidade durante os exercícios de alongamento e, se estivermos ultrapassando o limite, podemos romper algumas fibras, o que possivelmente irá gerar dores.

O cuidado deve ser ainda maior com os músculos que se inserem na sínfise púbica, devido à hipermobilidade da pelve, o que pode aumentar o risco de lesões nesta região.

Por isso, a dica de hoje é: mantenha-se atualizado no assunto antes de iniciar um trabalho com este público específico. Suas alunas ficarão ainda mais satisfeitas com seu trabalho e você ficará com a consciência tranquila.

Aqui na WP Pilates & Saúde os profissionais são especialistas nesse público que é tão exigente e diferenciado.

A Pilates Avançado (empresa do Grupo VOLL) oferece a formação contendo o embasamento teórico e muitas idéias interessantes de exercícios! #atualizajá

linha-gestante

Patrícia de Andrade Valeriano

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na WP Pilates & Saúde

Integrante do grupo das idealizadoras do Projeto Mamãe Saudável 

Responsável pelo curso de Pilates para Gestantes

Written by Patricia de Andrade Valeriano

Patricia de Andrade Valeriano

Patricia de Andrade Valeriano é Fisioterapeuta, formada desde 2004. Possui Pós-graduação em Terapia Manual e Postural. Atua com Pilates desde 2007, quando fez a primeira formação em Pilates Clínico e Pilates Aplicado à Saúde da Mulher. Anos mais tarde, fez formação em Pilates Fitness, Pilates Dermato Funcional, Pilates para Grupos e Pilates Avançado. Possui formação internacional em RPG (Sistema Australiano), Reeducação Uroginecológica e Conceito McConnell - Bandagem Funcional. É professora de cursos de formação em Pilates há mais de 4 anos, participou da formação de quase 80 turmas. Todo ano participa de whoskshops relacionados ao Pilates, assim como o Pilates Leader Programme. Atualmente é proprietária da WP Pilates & Saúde (sede São Paulo do Voll Pilates Group) e integrante do grupo das idealizadoras do Projeto Mamãe Saudável . Desenvolveu o curso de Pilates Aplicado para Gestantes e ministra whorkshops do mesmo tema em eventos como o último Meeting em Pilates e Treinamento Funcional 2014. Recentemente participou da Certificação de Personal Gestante do Programa Mais Vida Gestantes e do curso de atualização de fisioterapia obstétrica da Sabrina Baracho.

18 posts

2 Comentários

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *