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Benefícios do Pilates para gestantes

Benefícios do Pilates para gestantes
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Quando uma mulher engravida, as mudanças no corpo chegam rapidamente e essas mesmas mudanças constantemente causam algumas dores e desconforto. Além disso, há todo um movimento hormonal acontecendo no organismo da gestante que encontra-se em uma fase da vida repleta de emoções e coisas novas.

O Pilates para gestantes irá trazer saúde, equilíbrio e conforto para a mulher grávida. Interessado em investir na prática e montar uma ótima aula? Saiba mais e conheça alguns exercícios recomendados para as novas mamães.

Como o Pilates para gestantes beneficia a mulher

pilates para gestantesO Pilates não precisa de muitos ajustes para atender à gestante — o que acontece é uma preferência por exercícios que trabalham o assoalho pélvico, região que merece atenção por suportar todo o peso do bebê e por ser o centro do parto. Você pode investir também em alguns exercícios voltados para as costas e o quadril, que são focos comuns de dor ou incômodo durante o período gravidez.

E não é só durante a gestação que o Pilates ajuda. As técnicas de respiração que ensinam uma lenta inspiração e expiração, ajudam a acalmar a mãe durante as contrações e, também pode ajudar a aliviar as dores. Além disso, como mencionamos no parágrafo anterior, os exercícios para o assoalho pélvico também ajudam muito na hora de dar à luz.

Os cuidados necessários para uma prática saudávelpilates para gestantes 2

Como os três primeiros meses são os mais sensíveis da gravidez, a gestante precisa tomar cuidado com qualquer tipo de exercício físico. Passado o primeiro trimestre, a gestante deve procurar um especialista que somente após uma avaliação pode liberá-la, ou não, para a prática do Pilates — e então, se houver necessidade, você poderá indicar quais exercícios não são indicados para o caso específico dela.

Não existem, necessariamente, exercícios de Pilates para gestantes “proibidos” , apenas alguns mais ou menos recomendados para algumas mulheres. Isso acontece devido ao desconforto que algumas posições podem causar em diferentes corpos com o exemplo de posições necessárias para os exercícios de abdominal ou elevação de quadril.

Recomendamos que as aulas sejam oferecidas às gestantes em uma frequência de duas ou três vezes por semana. A gestante pode praticar pilates tranquilamente até o oitavo mês, mas o que vai definir a hora de parar é o tamanho e o peso da barriga que, a essa altura, podem causar desconfortos maiores. Portanto, fique atento ao conforto da aluna e, também, se ela está apresentando muitas dificuldades com algum tipo de exercício.

Alguns exercícios de Pilates recomendados para gestantespilates para gestantes 3

Os exercícios de Pilates ideais para mulheres grávidas são os que fortalecem regiões sobrecarregadas pelo peso da barriga, como a região pélvica e as costas. Por isso, os aparelhos mais utilizados nas aulas costumam ser a bola suíça e o quadro de molas, que fortalecem as costas e os braços e trabalham o alinhamento do quadril.

A seguir, confira alguns exercícios de Pilates para gestantes que trarão grandes benefícios e com eles você poderá montar um programa excelente para as grávidas!

Exercício 1

O “cat back”, ou movimento do gato, é feito no solo com a gestante apoiada sobre os braços e as pernas. Ela deve inspirar e expirar, curvando a coluna para cima e mantendo o pescoço relaxado. Esse exercício é ótimo para alongar e aliviar as dores nas costas.

Exercício 2

Com a mulher deitada de barriga para cima, peça para ela dobrar uma perna, enquanto mantém a outra elevada e esticada. Ela deve fazer dez séries desse movimento e enquanto os faz, deve estar contraindo os músculos pélvicos.

Exercício 3

De joelhos e sentada sobre os calcanhares, a gestante deve esticar os braços para a frente e inclinar o corpo até sentir os músculos das costas se alongando. Ela deve permanecer nessa posição por vinte segundos e este é um movimento muito bom para aliviar dores no corpo.

Exercício 4

A gestante realiza esse exercício sentando-se no chão, mantendo as pernas abertas e os braços esticados acima da cabeça. Ela deve, então, inspirar — movendo a região pélvica e o tronco para a frente, em direção ao quadril — e expirar enquanto retorna à posição inicial. O exercício deve ser repetido cinco vezes.


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Concluindo..

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Viu só? O Pilates para gestantes é uma maneira eficiente e saudável de trazer mais conforto à mulher grávida, além de ser uma excelente forma de conduzi-la por esse período tão especial. Seguir essas dicas de exercício durante a gravidez é uma ótima maneira de se exercitar, assim como todo o esforço fará com que a gestante se sinta mais tranquila e relaxada na hora do parto.

Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte pra gente!

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