Posted in:

Benefícios do Pilates para idosos

Benefícios do Pilates para idosos
5 (100%) 1 vote

Não é de hoje que as pessoas da terceira idade estão buscando se manter mais ativo para cuidar cada vez mais da saúde. E o método Pilates para idosos pode ser um grande aliado para ajudar nessa fase da vida, os mantendo com uma vida saudável.

Porém por mais saudável que se viva, os idosos vivem com um desgaste progressivo do corpo, e por isso merece um olhar diferenciado na prática de qualquer tipo de esporte, inclusive no Pilates.

O que poucos sabem, é que muitos especialistas descrevem o Pilates como uma atividade perfeita para idosos, pois além de trazer diversos benefícios que iremos explicar, é essencial que continue se exercitando na terceira idade. Isso porque a falta de cuidados e prevenção pode trazer dores, insônia, dependência de terceiros, sem falar dos acometimentos neurológicos, como o Alzheimer, o Parkinson, derrames cerebrais, etc.

Nesse texto vamos observar quais são os principais benefícios que o método pode oferecer.

O que acontece com o corpo e mente na terceira idade?

pilates-para-idosos-(3)

Durante o envelhecimento o organismo perde massa muscular, diminuindo assim o metabolismo e reduz a densidade óssea, tornando assim a pessoa bem mais vulnerável a inúmeras doenças na coluna, outras articulações e no coração.

O tempo provoca mudanças no metabolismo e essas mudanças não são apenas biológicas, físicas, mas são também mentais e emocionais. É difícil manter o mesmo ritmo de vida quando seu corpo já não o acompanha na mesma velocidade.

Os benefícios do Pilates para Idosos

pilates-para-idosos-(5)

O método Pilates para os idosos, é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida pois combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular.

O Pilates para idosos, é um exercício físico que não apresenta muito impacto, o que o torna seguro. O método trabalha em áreas do corpo que são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente na 3ª idade.

Trabalha principalmente corrigindo a postura, ativando a circulação e tencionando os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

Além disso, trabalha os músculos profundos, incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade.

Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades diárias, como sentar e levantar, amarrar um tênis, dentre outros e o Pilates pode tornar essas tarefas mais fáceis de ser realizadas.

Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.

Confira mais especificamente outros benefícios para os idosos praticantes do Pilates:

  • Alívio da dor
  • Alívio do estresse;
  • Prevenção de lesões
  • Melhora dos reflexos
  • Melhora a mobilidade
  • Melhora a flexibilidade
  • Maior percepção dos movimentos
  • Melhora do equilíbrio
  • Melhora da velocidade de andar
  • Melhora da auto-estima
  • Diminuição da depressão
  • Mantém o peso corporal
  • Fortalece os músculos das pernas e costas
  • Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
  • Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares
  • Melhora as reações posturais.

Concluindo…

pilates-para-idosos-(1)

Tendo em vista o que a idade faz com nosso corpo e mente, fica fácil sabem que o Pilates para idosos é uma ótima alternativa, recomendada por médicos, para quando a idade chega. Nós, instrutores, sabemos que quanto mais cedo o aluno ou paciente começa a cuidar de sua saúde, com alimentação e exercícios físicos, melhor.

Sendo assim cabe a nós passar corretamente os exercícios direcionados ao público de terceira idade, para que eles alcancem os objetivos que buscam quando começam a praticar. Se tudo for realizado da melhor forma, os benefícios citados vão ser alcançados e a qualidade de vida vai aumentar muito.

Como prova do quão bom pode ser, o criador do método, Joseph Pilates, praticou Pilates com até mais de 80 anos. Pessoas próximas a Joseph relataram que ele era tão ágil quanto um adolescente.

Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.

Joseph Pilates

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *