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Saiba os 3 principais benefícios de Pilates para Homens

Saiba os 3 principais benefícios de Pilates para Homens
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Quem disse que o Método Pilates foi criado e é praticado somente por mulheres?

Hoje o que ainda encontramos por aí são pessoas que não conhecem e nunca experimentaram o Pilates e tem preconceito, dizendo que é somente praticado por mulheres ou então por idosos.

Sabemos que essas pessoas estão totalmente enganadas, o Pilates foi criado para ser praticado por qualquer pessoa independente do sexo, idade, se tem ou não algum tipo de patologia.

Os homens geralmente levam consigo uma ideia de que o treino deve ser pesado e que precisam pegar pesos exorbitantes para garantir músculos fortes e definidos, isso é um grande erro. O Pilates para homens pode ser tão pesado e intenso como qualquer outro treinamento de força que os homens já possam ter tentado.

Os exercícios praticados em uma aula de Pilates promovem o aumento de força e alongamento dos músculos do nosso corpo, trabalhando todos os grupos musculares, até mesmo alguns que nunca sentimos em outras modalidades, resultando então em um desenvolvimento equilibrado sem sobrecarga desnecessária.

Para homens que ainda tem alguma dúvida se, a pratica do Pilates como atividade física é realmente boa e que vai alcançar seus objetivos, leia atentamente a lista de benefícios de Pilates para homens trará para sua vida:

Benefícios Pilates para Homens

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  1. Definição e trabalho dos Músculos do Abdômen

O fortalecimento e definição dos músculos abdominais é bastante eficiente nas aulas de Pilates para homens, dificilmente você termina uma aula sem passar pela parte de abdominais, além do que a aula toda os músculos do CORE (que são músculos do períneo e do abdômen) são ativados e trabalhados o tempo todo, é a base das aulas de Pilates.

Na minha opinião esse é um dos benefícios que atrai muitos homens para as aulas de Pilates por que geralmente na musculação ou no treinamento funcional o foco geralmente são membros superiores e/ou perda de peso.

  1. Melhora no rendimento esportivo

Muitos homens gostam de praticar seu esporte seja por hobby, para tirar o stress do dia de trabalho, para competições amadoras ou mesmo por ser atleta. No meu estúdio encontro basicamente três esportes: a corrida, o tênis e o futebol.

A corrida se tornou um esporte muito querido pelas pessoas por ser de fácil acesso os treinamentos e pelas grandes corridas de rua que atraem muitos atletas amadores, mas é um esporte que gera bastante lesão, principalmente quadril, joelhos e tornozelos.

O tênis geralmente as pessoas que o praticam vem desde adolescente então vejo muitas lesões crônicas de ombros, punho, cotovelos, entre outras mas essas são as principais articulações que encontro queixa dos meus alunos.

E o futebol, que em geral os homens gostam muito e que as lesões são bastante focadas em joelhos e dores na coluna, mas acreditem, hoje tenho poucos alunos que praticam o futebol.

Falei mais desses esportes porque são os que mais tenho vivencia no meu dia a dia, mas em geral para todos os esportes o Pilates consegue trazer um grande reequilíbrio das musculaturas necessárias para cada um.

Protegendo todas as articulações evitando piora de dores que já são existentes ou evitando qualquer tipo de novas lesões, ganhamos também um grande aumento de resistência física melhorando o rendimento no esporte, podendo assim praticar sem medo.

  1. Dia a dia, o estresse e a coluna

O dia a dia de qualquer um geralmente é bastante estressante, o trabalho muito tempo sentado, muito tempo em pé, caminhar longas distâncias com sapatos impróprios, andar muitos km dirigindo, entre muitas outras coisas que as profissões exigem de cada um em relação ao esforço físico e ao suporte que a coluna tem que ter para aguentar todos os dias bem trabalhados.

E onde o Pilates para homens entra em tudo isso?  Em todos os aspectos, com as aulas vamos trabalhar muito a respiração e a concentração para execução dos exercícios, isso vai ajudar muito para diminuição do estresse que o dia de trabalho gera nos nossos alunos.

Outro ponto importante são as dores e desconfortos na coluna que os homens apresentam todos os dias nos estúdios. Com a prática regular do Pilates conseguimos uma melhora ou uma grande manutenção no alinhamento postural, através de exercícios para ganho de equilíbrio da postura e fortalecimento de músculos do core e da própria coluna, evitando e diminuindo praticamente todas essas dores e desconfortos.

Joseph e o Pilates

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O Método foi criado por um homem, nascido na Alemanha em 1880, Joseph Humbertus Pilates, teve uma saúde frágil estudou muito sobre o funcionamento e anatomia do corpo e na primeira guerra mundial ele desenvolveu os seus exercícios, que tiveram grande influência da Yoga e das artes marciais, as camas e aparelhos também foram criados nessa época, Pilates atribuiu a sobrevivência dos soldados à uma epidemia de influenza, a execução dos exercícios criados e propostos por ele, mesmo que não havia nenhuma evidencia cientifica que provasse isso.

Em 1926, foi para Nova York onde junto com Clara, sua esposa, abriu um estúdio para trabalhar com sua técnica e atraiu atenção de muitas pessoas. Já na época que escreveu seu livro em 1945, “O retorno à vida pela Contrologia”.

Ele dizia que precisamos dedicar mais tempo e atenção para a questão de como adquirir uma boa forma física, não devemos dedicar só para o trabalho de um grupo muscular favorito, mas sim, devemos propiciar desenvolvimento uniforme de todo nosso corpo e deixar nossos órgãos em condições normais para que possamos trabalhar melhor no dia a dia e ter vitalidade suficiente e reserva á noite, para assim, aproveitar o prazer da compensação, do equilíbrio e do descanso.

Importante lembrar que ele também disse e deixou escrito que devemos ter ambição necessária, não desistir e praticar o método Pilates.

Concluindo…

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Ou seja, se em 1926, Joseph Pilates já dizia e apresentava todos esses benefícios do método Pilates que ele testou nele mesmo, como que os homens ainda vão continuar com dúvidas de que o método realmente funciona e que não devemos ter preconceitos em relação se foi criado para homens ou não? O método Pilates foi criado para todos, inclusive para homens e de qualquer faixa etária.

Portanto homens se ainda estão pensativos de começar ou não a praticar o método, ou se você tem algum aluno que ainda está na dúvida sobre o Pilates e seus benefícios mostre para ele que o Pilates para homens é uma modalidade extremamente prazerosa e benéfica para o corpo em todos os aspectos, muscular, restaura vitalidade física, corrige má postura, revigora a mente e eleva o espirito.

Então, convença seu aluno que o Pilates é perfeito para ele e além de tudo instrutor, pratique o método para que você também tenha esses objetivos alcançados e possa ser uma prova viva e inspiração para seu aluno.

Gostou desse texto? Tem algum benefício para acrescentar? Deixe aqui nos comentários!

 

Written by Leticia Gigante

Leticia Gigante

Fisioterapeuta formada na Puc Minas- Poços de Caldas, Pós graduada em fisiologia do exercício pela UFSCar. Formação completa em Pilates básico e avançado, curso completo de Pilates Suspensus, em formação do curso completo PHISIOPILATES, bailaria a 18 anos.

Instagram: @pilatesleticiagigante
Facebook: Pilates Leticia Gigante
E-mail: pilatesleticiagigante@outlook.com

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3 Comentários

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  1. Possuo 3 hérnias de disco na coluna lombar e o pilates me devolveu a qualidade de vida que eu sempre pedi a Deus !!!!

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