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Conheça os 3 grandes benefícios do Pilates Suspenso! (+Benefício Bônus)

Já falamos anteriormente aqui no blog sobre os diversos benefícios do Pilates suspenso e o que o treino em suspensão pode trazer. Hoje quero ressaltar alguns desses benefícios:

  • Melhora no equilíbrio
  • Ganho de força e resistência muscular
  • Melhora da postura

E quando juntamos esses três benefícios do Pilates suspenso nós ganhamos outro que é a consequência dos três primeiros. Nosso benefício bônus:

ALÍVIO DAS DORES NAS COSTAS

Dificilmente você conseguirá benefícios individuais com o treino de Pilates suspenso. Ele sempre virá acompanhado de muitos outros juntos, ou seja, se analisar os 3 benefícios citados, perceberá que estão ligados e que o treino trará como um grupo de benefícios.

No método Suspensus trabalhamos e movimentamos todas as regiões de forma integrada, ou seja com apenas um exercício é possível trabalhar e treinar várias capacidades físicas.

Isso é o que chamamos de funcionalidade.

O que mais buscamos hoje em dia é ser funcionais em nossas atividades diárias. Então eu poderia dizer certamente que o maior beneficio do método Suspensus é melhorar a nossa funcionalidade. Ser funcional é essencial hoje em dia.

Uma das coisas que nos tornam mais funcionais é o equilíbrio, então que tal entender melhor o que é o equilíbrio e como funciona o seu mecanismo de ação?

Mecanismos de Ação do EquilíbrioPilates Suspenso

Diversos mecanismos são responsáveis pelo equilíbrio e a estabilidade, e de maneira geral, o sistema nervoso central, receberá informações da periferia (músculos, tendões, ligamentos e articulações) e estímulos visuais, através dos proprioceptores.

Todas essas informações serão processadas em regiões específicas do SNC, que gerará estímulos motores, acionando a contração de determinados músculos, de forma a permitir que ocorram os ajustes corporais necessários para a realização de determinada tarefa com maior estabilidade.

Temos apenas que ter cuidado para não confundir os atos reflexos (cujo processamento não ocorre não regiões mais “altas” do SNC, e sim, ao nível medular), o qual representa uma resposta quase que instantânea ao estímulo proprioceptivo.

Podemos ter como exemplo, ao pisar em uma pedra fazemos uma torção de tornozelo, tal “distúrbio” distende ligamentos e estruturas que enviarão estímulos sensitivos, o quais serão rapidamente correspondidos por estímulos motores para que o tornozelo se ajuste.

O treino de equilíbrio não se trata apenas de uma questão reflexa, mas sim, de aspectos coordenativos, os quais exigirão o processamento das informações em regiões específicas do SNC, desta forma, exige um maior tempo de exposição.

Este processamento permitirá que estímulos corretos entre músculos estabilizadores e de motores primários executem de maneira mais estável o movimento.

Por que o Pilates Suspenso é tão eficaz no treino de equilíbrio?

Pilates-Suspenso-3

Trabalhamos com o principio básico da suspensão, ou seja, o corpo em partes ou por completo em suspensão, utilizando como carga o próprio peso corporal. Utilizando como principio uma base instável para trabalhar força e resistência, além de todos os outros benefícios que já falamos por aqui.

Um treinamento de força por si só, não promove melhorias significativas no equilíbrio quando tal avaliação é realizada através de testes específicos de estabilidade. A estabilidade envolve aspectos coordenativos entre grupos musculares de execução do movimento e dos que estabilizam o corpo para permitir tal tarefa.

Assim, o treinamento de força somente, não é capaz de produzir este efeito desejado para o equilíbrio, e isso, tem sido mostrado em estudos que comparam o treinamento tradicional com o treinamento de força realizado em uma plataforma de instabilidade por exemplo.

Mesmo que se realize o fortalecimento de grupos musculares estabilizadores, a melhoria do equilíbrio envolve aspectos coordenativos, que vão além do treinamento de força tradicional, sendo necessária a utilização de outros meios para atingir este objetivo de forma mais eficaz.

Quando treinamos utilizando a instabilidade, geramos um menor padrão de ativação, produção de força e potência dos grupos musculares motores primários envolvidos, quando comparado ao mesmo exercício feito de forma estável.

Tal fato se deve a preocupação do corpo em buscar a estabilidade durante o exercício desenvolvido em dispositivos de instabilidade, distribuindo o foco da ativação para o os músculos estabilizadores (abdômen, transverso, oblíquos, para vertebrais, multífidos, eretores da espinha, etc.), também conhecidos como CORE.

O CORE é mais acionado nos exercícios realizados em plataformas instáveis do que de forma tradicional, isso tem grande funcionalidade na estabilidade da coluna, e funcionalidade na prevenção de lesões.

Então precisamos falar sobre a posturaPilates-Suspenso-2

Muitos exercícios trabalham o alinhamento corporal e o fortalecimento de musculatura estabilizadora, o que nos faz ter uma melhora significativa em termos de postura. Trabalhando alguns problemas clássicos que encontramos nos estúdios de Pilates, como por exemplo as hiperlordoses, hipercifoses e escolioses.

Ao trabalharmos a melhora da postura no Pilates suspenso estamos novamente falando do CORE e isso nos leva de volta a musculatura estabilizadora, que não só nos gera estabilidade, e melhora o equilíbrio (e com o equilíbrio vem a coordenação motora) como vimos mais acima no texto.

Como também trás um dos maiores benefícios do método: O alivio de dores na coluna que é o ponto X da funcionalidade para muitos alunos/pacientes que vemos nos estúdios de Pilates hoje em dia.

Concluindo…Pilates-Suspenso-4

A atuação do CORE representa sem dúvida nenhuma, é uma das adaptações mais importantes geradas nos exercícios em plataformas de instabilidade, o fortalecimento destas estruturas têm sido correlacionado com a prevenção e a diminuição da dor lombar crônica.

Algo muito interessante disso é que a ação de alguns grupos musculares como os multífidos, oblíquos e eretores da espinha – todos pertencentes ao CORE – já apresentam positivo efeito no tratamento da dor lombar mesmo em percentuais baixos (15 a 30%) da contração voluntária máxima.

Ou seja, não necessariamente precisamos trabalhar com cargas elevadas para obter este efeito, sendo o uso das plataformas de instabilidade um meio eficaz para isso, mesmo não produzindo altos níveis de força e ativação da contração voluntaria máxima quando comparado aos exercícios feitos em estabilidade.

Assim, trabalhando com o Pilates suspenso (utilizando a instabilidade) nós geramos mais estabilidade, e como consequência dessa estabilidade podemos ter diversos outros benefícios, sendo um treino extremamente eficaz para melhora do equilíbrio, postura, estabilidade, forca, resistência, flexibilidade e ainda das famosas dores lombares.

Então “bora” treinar?

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Written by Vanessa Alves

Vanessa Alves

Mentora do método Suspensus. Graduada em Fisioterapia,pós graduada em fisiologia do exercício e prescrição do exercício. certificação mat.Pilates e pilates clínico, certificação internacional em pilates aéreo, ballet clássico pela royal academy of dance london, método integrado mormaii, método five konzept, core, total barre. Desde 2006 trabalha com artes circenses, mas especificamente com acrobacias duo e em grupos. Em 2008 iniciou no aéreo com foco principal em lira e tecido acrobático.

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