Posted in:

3º Livro da Coletânea Pilates: Pilates Magic Circle – Confira!

3º Livro da Coletânea Pilates: Pilates Magic Circle – Confira!
Gostou? Avalie!

Um pouquinho sobre o livro…

História do Magic Circle

Não há artigos científicos relatando as circunstâncias da criação do acessório Magic Circle que é muito utilizado nas aulas de Pilates.

Algumas fontes na internet mostram fotos de Joseph Pilates publicadas na revista americana LIFE, nas quais a cantora de ópera, Roberta Peters, aparece utilizando o acessório. As fotos foram registradas em 1951, portanto, a criação do acessório deve ser anterior a este ano.

Segundo o site Pilates Anytime Joseph criou o acessório para ajudar os praticantes a encontrar as conexões com o seu centro de uma forma mais fácil. Como tudo no Pilates, o Magic Circle é secundário à centralização e nunca é o ponto principal de qualquer exercício no qual ele é usado.

E acrescenta que se alguma vez você se percebe aumentando a tensão fora do power house ou se encontra mais consciente no acessório do que no centro do seu corpo, provavelmente está dedicando muita força ao anel e perderá alguns dos benefícios do exercício a ser executado. Em contra partida, quando usado corretamente, o praticante encontrará no anel uma ótima ferramenta para aprofundar seu trabalho.

Segundo relatos informais de alguns Elders e discípulos, Joseph se baseou nos antigos barris de cerveja alemães para criar o acessório. Matéria prima também utilizada para a criação do Lader Barrel. Infelizmente, não há nenhum registro deixado para comprovar essa origem.

Há apenas, registros na Alemanha, confirmando que Joseph Pilates trabalhou um período em um restaurante que possuía uma cervejaria, tendo contato com barril de cerveja, muito comum na época, e conclui-se que, quando estava trabalhando sua técnica, utilizou o objeto, que lhe serviu por inteiro, pois dele foi criado o Barrel e o Magic Circle.

Joseph possuía no prédio onde mantinha seu Studio, uma marcenaria própria, e lá desenvolvia e testava suas ideias, com materiais rústicos e acessíveis.

Jillian Hessel descreve o acessório original em seu site, aqui, traduzido:

“O design do círculo mágico original consiste de duas a quatro faixas de aço de mola em um círculo apertado com cerca de 14 polegadas de diâmetro (o Sr. Pilates provavelmente usou o tipo de faixas de metal que retém os barris de madeira). O círculo possui duas alças de madeira anexadas ao exterior, trazendo o diâmetro total para aproximadamente 16 polegadas. Com quatro faixas de aço, o círculo pesa 2 quilos e pode se sentir bastante pesado para segurar o comprimento do braço ou para levantar acima da cabeça. Uma vez que a versão de quatro bandas também é desafiadora para espremer, é recomendado para clientes masculinos fortes ou avançados. Este é o círculo mais caro, custando cerca de US $ 70, além de taxas de envio. O círculo mágico de três bandas é considerado médio e é apropriado para a maioria dos clientes. A versão com duas bandas é útil para clientes descondicionados ou a população idosa.”

Sobre o acessório mais contemporâneo, comenta:

“No outro extremo da escala – em termos de peso, resistência e preço – são os círculos mágicos do mercado de massa, que variam, por cerca de US $ 30. Estes círculos são feitos de plástico flexível com uma casca acolchoada de borracha. Eles geralmente pesam apenas três quartos de libra e são menores do que os círculos de aço, tanto na circunferência quanto na resistência. Há também uma nova tendência com as alças – os fabricantes adicionaram alças internas além das alças externas, aumentando o conforto para exercícios envolvendo abdução e adução. Uma vez que os novos círculos mágicos leves são relativamente baratos, você geralmente os encontrará em configurações de academia ou aulas de exercícios em grupo. No entanto, esses adereços são um pouco “perversos” para clientes mais avançados – especialmente os homens! É extremamente importante conhecer sua clientela e escolher o círculo mágico apropriado, bem como os exercícios corretos, para todos”.

Existe alguma Contra Indicação?

As contra indicações são relativas, e podem ocorrer com alguns alunos que possam apresentar dificuldades motoras, sequelas de acidente vascular encefálico, amputações bilaterais, entre outras.

Alguns clientes podem apresentar alergia ao material que reveste o acessório ou incomodar-se com a pressão que ele faz nas articulações mais sensíveis, como joelhos e tornozelos.

Se ele demonstrar desconforto, adapte de outra forma, com uma toalha ou outro material ou não insista mais na utilização. Se for preciso, faça uma observação na sua ficha para que o desconforto não se repita. Segurança e satisfação do cliente em primeiro lugar.

O acessório permite inúmeras utilizações, porém devemos nos atentar para as queixas dos alunos e perceber se o posicionamento está correto, alinhado e se não há risco do acessório escapar, provocando um acidente.

Esperamos que este material seja muito útil em seus atendimentos e possibilite colher muitos benefícios com seus alunos.

3º Livro da Coletânea Pilatesmagic-circle-4

Saiu neste mês de março a 3ª edição da Coletânea Pilates, o Pilates Magic Circle.

O livro escrito pela Fisioterapeuta Luciana Gonçalves Casemiro Ramos, fala afundo sobre o Magic Circle, ajudando no ganho de conhecimento dos diversos instrutores que pretendem aplicar o Pilates em seus alunos.

Esta 3ª edição que já está disponível para vendas desde dezembro de 2017, conta com um conteúdo teórico, prático e exclusivo de Magic Circle, agregando um incrível conhecimento para fisioterapeutas e educadores físicos.

Sobre o Livro

O Método Pilates representa hoje uma atividade física altamente recomendável, isso é fato. O que antes era restrito, popularizou-se no mundo todo, pois foi ganhando cada dia, mais adeptos e mais profissionais que aplicam a técnica.

Afinal, esse era o objetivo do seu criador, Joseph Pilates. Juntamente com este método, foi criado o Magic Circle. Joseph aplicava exercícios com o acessório para que seus alunos encontrassem uma forma mais fácil de conectar os membros com o centro do corpo (power house).

O acessório não é o ponto principal de qualquer exercício, atua de forma secundária ao power house, e então pode torná-lo mais eficiente, obter melhores resultados.

O livro “Pilates Magic Circle”, irá abordar desde o surgimento do acessório até seus pós e contraindicações. Irá relatar também as precauções ao praticar o Método com o auxílio deste acessório, além de contar com diversos exercícios que podem ser aplicados durante uma aula.

magic-circle-7

Sobre a Autoramagic-circle-5

Luciana Gonçalves Casemiro Ramos é Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física na UNESP de Bauru desde 2007 e Graduada em Bacharel em Fisioterapia na FIB de Bauru desde 2010.

Além disso, Luciana tem formação em Cursos de Pilates desde 2008, Curso de Pilates Studio desde 2010, Pilates aplicado às patologias da coluna vertebral desde 2011.

Possui também cursos de Pilates aplicado à Hérnia Discal, Pilates Avançado, Curso de Pilates aplicado às Patologias da Coluna e Pilates Legend, onde pôde adquirir conhecimento direto com Lolita San Miguel!

Sobre a Coletânea Pilates

Coletânea Pilates é um produto exclusivo que foi desenvolvido pelo Grupo VOLL. Ela consiste em uma coleção de livros colecionáveis escritos pelos maiores especialistas de Pilates no país.

Além disso, a Coletânea de Livros Pilates é a única revista impressa de Pilates completamente dedicada aos profissionais no Brasil.

O profissional que adquire este produto, recebe em sua casa ou em seu Studio de Pilates um livro por mês durante 12 meses até formar sua coleção completa, onde a cada um desses recebidos, será um impresso diferente, com finalidades inéditas.

A Coletânea Pilates do Grupo VOLL foi criado principalmente com o intuito de aumentar o conhecimento, além de garantir a facilidade de estudo daqueles que se interessam pelo Método, até por ser impresso pode ser carregado para qualquer lugar.

Para quem gosta de estudar, ter o livro na mão também ajuda. Assim é possível fazer marcações, anotações e marcar a página onde as informações que os interessam se encontram. E então, pronto para ter sua Coletânea Pilates?

magic-circle-7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *