Posted in:

Como montar uma aula de Pilates para homens

Como montar uma aula de Pilates para homens
Gostou? Avalie!

Se seu estúdio está sendo frequentado por um número maior de homens nestes últimos tempos, esse artigo é para você! Saiba como montar uma ótima aula de Pilates para homens!

Apesar de ainda haver um pouco de desconhecimento e preconceito em relação ao método criado por Joseph Pilates, muitos homens tem nos procurado por vários motivos, entre eles para melhorar a performance no esporte que praticam, alguma lesão que necessita de recuperação ou para simplesmente aproveitar os benefícios da Contrologia.

O Pilates, método que tem se tornado cada vez mais popular, não é direcionado somente para as mulheres, embora elas sejam a maioria do público. A proposta e os exercícios do Pilates também são ótimos para os homens, melhorando seu equilíbrio corporal, força e tonificação muscular.

Aos poucos eles também estão conhecendo as vantagens e os benefícios do Pilates para homens, com exercícios desde simples até mais complexos, mas relaxantes e responsáveis por muitos dos resultados buscados nas academias tradicionais de ginástica. Para os que estão com lesões ou estão ficando idosos, o Pilates não compromete as articulações e promove a saúde integral do corpo entre outros benefícios que serão melhor explicados abaixo.

O Pilates possui uma abertura em seu método capaz de abarcar os mais variados graus de necessidade. Para cada demanda existem exercícios diferentes de Pilates para homens. A aula é individualizada e acompanhada por um(a) instrutor(a), que coordena os exercícios nos aparelhos e nos acessórios para sua realização.

Não só a aula é diferente entre homens e mulheres, como de pessoa para pessoa! Para os atletas em geral é um excelente modo de minimizar dores musculares, fortalecer os músculos e adquirir flexibilidade, equilíbrio, resistência, postura e coordenação. O Pilates para homens ajuda a fortalecer os músculos abdominais mais profundos, que são a base para a boa realização de todos os outros esportes e para a prevenção de lesões.

Sendo assim, devemos nos preparar para estruturar aulas atraentes e principalmente voltadas para eles.

O que temos que nos preocupar quando montamos uma aula de Pilates para homens?Pilates para homens (48)

Os exercícios do Pilates para homens são feitos de diversas maneiras, no solo, bola e em aparelhos, algumas vezes acompanhados de acessórios. Através de todo esse aparato, mais de mil exercícios podem ser executados para os diversos objetivos do método.

Na modalidade solo – conhecida como Mat Pilates – a execução dos exercícios tendem a ser mais difícil, pois eles exigem força muscular, alongamento, equilíbrio e muita consciência corporal. Já quem opta pelo Pilates de aparelhos, o praticante conta com a ajuda de molas que facilitam os movimentos e é o mais indicado para quem está começando.

Os exercícios que serão propostos terão o objetivo de aliviar a sobrecarga na coluna e assim diminuir a dor, trabalho de força e equilíbrio entre a musculatura abdominal e músculos da coluna com o alinhamento corporal, reeducando a postura.

O Método criado por Joseph Pilates focaliza principalmente o alinhamento postural, o treinamento de equilíbrio, a força muscular, a flexibilidade e a reeducação respiratória. Também é importante focar na prevenção ou até mesmo no tratamento de perda de massa muscular e de massa óssea (osteogenia/osteoporose). O Pilates para homens consegue resultados surpreendentes.

Os mais jovens quase sempre buscam membros superiores fortes e abdômen “trincado”e os acessórios como bola, faixa elástica e as molas dos aparelhos vão tornar exercícios desafiadores e com resultados invejáveis, trabalhando em equilíbrio com a postura correta.

A prática do Pilates proporciona aos homens o aumento do tônus muscular, o que é essencial para uma boa postura e ajuda na melhora de qualquer quadro de dor, relaxando o corpo e aumentando a concentração. Diferente de outros tipos de treinamentos de força, que requerem exercícios pesados em  equipamentos de musculação, o Pilates trabalha a mente para conduzir os músculos.

Benefícios do Pilates para homensPilates para homens (45)

O Pilates para homens dá ênfase nos músculos do centro do corpo, criando um equilíbrio com a respiração para alinhar a coluna. Na busca por melhores rendimentos, os atletas utilizam cada vez mais, atividades complementares para aperfeiçoar os resultados.

O Pilates está presente no cenário do esporte masculino, assim como já acontece no vôlei, basquete e no futebol, treinadores oferecem aos atletas os exercícios de Pilates no solo, e com a bola para melhorar a performance e prevenir lesões.

Um dos focos do método é fazer com que áreas mais comprimidas do corpo se tornem mais ágeis. A maioria dos homens que se exercitam são fortes, mas os seus músculos ficam extremamente tensos. Entra em ação dar ênfase aos alongamentos no início das aulas.

Os homens gostam muito de exercícios de força, necessitam bastante alongamento e devido aos esportes que praticam, muitas vezes tem desequilíbrios musculares. Alguns têm preconceito com exercícios muito delicados. Cabe a nós então, fazer uma estrutura de aula respeitando as características e as necessidades do aluno/paciente. Lembre-se sempre que após avaliação vamos trabalhar os nossos objetivos também.

Long Stretches Up + Flexão de braço
Long Stretches Up + Flexão de braço

Sempre será importante explicar alguns dos benefícios que o Pilates para homens pode fazer por ele:

  • Corrige a postura e o alinhamento do corpo
  • Aumenta a performance esportiva,
  • Aumento da capacidade respiratória,
  • Elimina dores e previne lesões/contusões,
  • A musculatura abdominal ganha força e fica bem trabalhada, base para que todas as outras atividades físicas sejam bem sucedidas,
  • Os músculos do corpo se desenvolvem harmonicamente,
  • Alonga os músculos que ficam resistentes sem aumento de volume,
  • A flexibilidade e amplitude dos movimentos ficam aumentadas.

Chegou a hora de estruturar a aula, então o que fazer?Pilates para homens (21)

 

  1. Alongamentos iniciais e trabalhos de mobilização de coluna serão importantes para lidar com os encurtamentos musculares. Leve pelo menos 15 minutos da aula focando nisso.
  2. Trabalho de fortalecimento de membros inferiores seria mais indicado, principalmente por que a maioria dos homens não gosta de trabalhá-los. Use também uns 15 minutos.
  3. Vamos começar a trabalhar membros superiores, os preferidos deles, sempre que possível coloque exercícios desafiadores, isso será muito apreciado. 15 minutos serão necessários.
  4.  Agora é a hora dos abdominais e exercícios globais (como pranchas, por exemplo). 10 minutos podem ser utilizados.
  5. Reserve os últimos 5 minutos para relaxar e ou alongar. Pode se fazer massagem, tanto manual quanto com bolas e outros acessórios. Fazer alongamentos e liberação fascial também é uma boa pedida.

Pronto, aí está sua aula.

 

 

 

Written by Paulo Márcio Fucci

Paulo Márcio Fucci

Formação- Educação Física UFPR. Pós-Graduado em Massoterapia Sócio-proprietário do Líder Studio Pilates.
Curso de Mat Pilates Phisycalmind Institute. Pilates de Aparelhos. Metacorpus. Espaço Vida Pilates. Pilates na Gestação – Silvia Gomes e VOLL. Pilates Avançado VOLL. Treinamento Funcional Aplicado ao Pilates –VOLL. Entre outros Contato – odepm@hotmail.com Facebook: Paulo Márcio Fucci Pilates

20 posts

3 Comentários

Deixe um Comentário
    • Obrigado Leticia!!! Sua opinião é muito importante para nós!!! Continue lendo nossas matérias!!! Sofia, continue praticando, é bom demais!!!
      Abraço
      Paulo Márcio Fucci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *