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Você não sabe como conquistar clientes para Studios de Pilates? Essa é uma etapa imprescindível, pois sem eles não haverá faturamento e, sem dinheiro, nenhuma empresa se mantém. Mas tenha calma, pois podemos te ajudar.

Saber como conquistar clientes para Studios de Pilates é crucial para o sucesso de um Studio e essa necessidade aparece em todas as fases do negócio. Seja ao abrir empresa, em seus primeiros passos, para fazê-la crescer ou sair do vermelho.

As técnicas de prospecção variam de acordo com o segmento e as tecnologias disponíveis. Mas como regra, é preciso estar atento às tendências, a fim de se manter atualizado e estabelecer uma vantagem competitiva. Se você não assim o fizer, seus concorrentes o farão.

O primeiro passo você já deu, pois chegou ao nosso artigo e vai aprender em cinco dicas como conquistar clientes para Studios de Pilates. Ao chegar ao final da leitura, também terá adquirido informações sobre a definição do público-alvo, investimento na marca, a importância da capacitação contínua e o foco na manutenção do aluno.

Está pronto para levar seu Studio de Pilates a um novo patamar?

5 Dicas de como Conquistar Clientes para seu Studio de Pilatesconquistar-cliente-11

Para começar, vamos dar cinco dicas sobre como conquistar clientes para Studios de Pilates. Você vai perceber que atrair alunos para a sua empresa não é tão difícil assim.

1. Conheça seu Público-Alvo

Quem é aquele que pode se interessar pelo seu Studio de Pilates? Definir seu público-alvo ajuda a oferecer um serviço altamente direcionado. E ao atender as necessidades de seus clientes, você aumenta suas chances de sucesso.

Considere as seguintes perguntas:

– Como meu Studio de Pilates ajuda os clientes?

Você deve entender claramente por que os seus serviços existem. O que é oferecido aos clientes também deve estar relacionado a esses propósitos.

– Quem são meus clientes atuais?

Faça uma pesquisa e identifique as características dos clientes atuais. É interessante segmentá-los em grupos menores, baseado em geolocalização, faixa etária, orçamento ou frequência.

– Quem são meus concorrentes?

Você pode conhecer seus competidores diretos, mas uma rápida busca no Google ou nas redes sociais pode revelar uma competição oculta. Pesquise palavras-chave relacionadas a Studio de Pilates e veja quais empresas surgem.

2. Defina Metas SMARTconquistar-cliente-7

SMART é um acrônimo em inglês usado para orientar sua definição de metas. Esses critérios ajudam a evitar que as tarefas diárias do seu Studio de Pilates tenham prioridade sobre as metas de longo prazo.

Vamos ver o que cada uma das letras representa para seu Studio de Pilates?

S – Specific (Específico)

Sua meta deve ser clara e específica (por exemplo, atrair 10% mais clientes em quatro meses). Caso contrário, você não será capaz de concentrar seus esforços ou de se manter motivado. Considere o que você quer atingir, quem estará envolvido e quais recursos serão necessários.

M – Measurable (Mensurável)

Metas mensuráveis são fundamentais para que você possa acompanhar seu progresso, avaliá-lo posteriormente e permanecer focado. Além de ajudá-lo a cumprir prazos, elas reforçam a sensação de estar próximo de alcançar seu objetivo.

Considerando exemplo que apresentamos antes, se em dois meses aumentou em apenas 2% o número de clientes, precisa corrigir a estratégia para que a meta seja alcançada no prazo.

A – Achievable (Alcançável)

Para ser atingida, sua meta precisa ser realista. Ela deve desafiar suas habilidades, mas manter-se na esfera do possível. Quando você define um objetivo realizável, você é capaz de identificar oportunidades anteriormente negligenciadas ou recursos que podem levá-lo para mais perto dele.

R – Relevant (Relevante)

Garanta que sua meta é relevante e está alinhada aos objetivos gerais do seu Studio de Pilates. Essa unidade permitirá um maior controle sobre os resultados.

T – Time Bound (Tempo Limitado)

Cada objetivo precisa de uma data limite, de modo que você tenha um prazo para se concentrar. Vamos supor que você saiba como conquistar clientes para Studios de Pilates, mas não estabelece um prazo para isso para alcançar um determinado número de clientes. Percebe como pode perder o foco facilmente?

3. Crie uma Proposta Única de Venda

Uma proposta única de venda é um fator capaz de diferenciar seu Studio de Pilates dos concorrentes. Geralmente, promete um benefício claramente articulado para os clientes, oferecendo algo que aqueles que disputam o mercado com você não podem ou não conseguem oferecer.

4. Adapte sua Estratégia ao Ciclo de Vida do Cliente

O ciclo de vida do cliente é um termo usado para descrever a progressão das etapas pelas quais ele passa ao considerar, comprar, usar e manter a lealdade a um produto ou serviço.

Existem basicamente três estágios do ciclo de vida do cliente. São eles:

  • Prospectos

São pessoas que ainda não são clientes, mas podem se tornar. Devem ser tratadas como clientes em potencial, tendo suas expectativas igualmente satisfeitas. Entre as melhores estratégias estão materiais digitais, como vídeos tutoriais, webinars, checklists, e-books e posts no estilo “como fazer”.

Você pode criar, por exemplo, uma série de vídeos curtos (algo como 5 minutos de Pilates) que ensinam exercícios simples, que possam ser feitos sem a ajuda de aparelhos.

  • Clientes

Apesar de você já ter conseguido exercer influência sobre esse grupo, eles ainda estão no processo de avaliar a experiência. Assim, qualquer imprevisto pode custar um aluno. Entre as melhores estratégias para conquistar esses clientes está a oferta de uma aula experimental gratuita em uma nova modalidade.

  • Defensores

São clientes leais ao seu Studio de Pilates e divulgadores da sua marca. Mas nem por isso a necessidade de conquistá-los permanentemente diminui. Para isso, você pode usar cupons de desconto, programas de fidelidade, testar novos recursos e oferecer aulas antes que os demais.

Por exemplo: “Indique um novo aluno e ganhe 20% de desconto na sua mensalidade” ou “A cada 15 aulas, ganhe uma aula gratuita para o seu amigo”.

5. Otimize o Site de seu Studio de Pilates para os Motores de Buscaconquistar-cliente-15

SEO ou Search Engine Optimization é uma estratégia que o ajudará a posicionar seu site corretamente nos motores de busca.

Sabe quando você pesquisa algo no Google e recebe resultados de busca muito precisos? Isso é fruto de uma estratégia de SEO, que mostra os sites mais relevantes para os usuários naquele momento.

A finalidade é criar uma excelente experiência de usuário, comunicando aos motores de busca suas “intenções”, para que eles possam recomendar seu site para os usuários pertinentes.

Mas como a relevância do site do meu Studio de Pilates é determinada?

  • Conteúdo: depende do tema abordado, do texto na página, dos títulos e descrições.
  • Performance: quão rápido o seu site carrega e se ele funciona corretamente.
  • Autoridade: o conteúdo do seu site é bom o suficiente para fazer outros sites o usarem como uma referência ou citar as informações que estão disponíveis?
  • Experiência do usuário: seu site tem aparência profissional? É fácil de navegar? Parece seguro?

Como Conquistar Clientes para Studios de Pilates?

Conhecer o seu público-alvo é fundamental para qualquer ação para atrair clientes, incluindo uma estratégia de marketing. Se você não sabem quem são seus alunos ideais, como pretende conquistá-los? Confira as melhores ações sobre como conquistar clientes para Studios de Pilates:

1. Faça uma Pesquisa de Mercado

Faça uma pesquisa de mercado e verifique se os dados demográficos selecionados são os mais adequados para o seu Studio de Pilates.

Informações específicas podem ser difíceis de achar, por isso, reserve um bom tempo para essa etapa.

Aprenda sobre nichos relacionados, avalie produtos ou serviços complementares e tenha informações suficientes ao seu alcance.

2. Observe os seus Competidores

Observar os seus concorrentes é uma forma alternativa de pesquisa de mercado. Ao olhar para aqueles que compartilham o mesmo público-alvo, você é capaz de avaliar seu Studio de Pilates enquanto marca.

Que técnicas seus concorrentes estão usando? Por que eles usaram essa mensagem específica, ao invés de alguma outra?

Há chance de seus concorrentes estarem perdidos e sem saber o que estão fazendo, mas observá-los pode aguçar seus sentidos e impulsioná-lo a reconhecer o que não funciona, o que parece errado e entender os motivos.

3. Crie uma Persona

Criar uma persona é uma tática testada e usada por empresas em todos os lugares do mundo. Seu objetivo é melhor conceituar seu cliente ideal.

Na maioria das vezes, cria-se um personagem fictício, que reúne informações como o nível de instrução, vida familiar, carreira e renda, até detalhes como nome e traços de personalidade.

4. Monitore o Engajamento

Para medir o engajamento, você precisa entender como seu conteúdo está conduzindo os clientes de um estágio para outro no ciclo de compra.

Considere o seguinte exemplo: um visitante clica no site do seu Studio de Pilates. Geralmente, o passo a seguir é cativá-los através de uma chamada à ação, como um e-book gratuito em troca do e-mail do usuário. Em seguida, você poderá começar uma campanha de email marketing altamente direcionada.

Notou como as estratégias estão interligadas e movem continuamente o cliente para o próximo estágio?

Lembre-se que o engajamento depende do meio. Se você for medi-lo no Facebook, por exemplo, é interessante observar o crescimento da base de fãs ao longo do tempo e em intervalos semanais. Isso permitirá que você ajuste sua estratégia de conteúdo, caso seja necessário.

Também é útil analisar a proporção de várias interações, como comentários gerados por usuários.

Cada fator tem um valor específico, que pode ser classificado pela quantidade de esforço que leva um usuário a interagir. Exemplo: Um post não solicitado de um aluno em sua página no Facebook tem mais valor que um simples like.

Crie uma Estratégia de Marketing Eficiente para seu Studioconquistar-cliente-5

Uma campanha de marketing eficiente para seu Studio depende de uma estratégia bem construída. Por isso, é fundamental escrever seu plano de marketing. Mas por onde começar?

1. Faça uma Lista das suas Metas

Tradicionalmente, criar uma lista das suas metas não é o primeiro passo em um plano de marketing. No entanto, fazer isso ajuda a definir o tom sobre tudo o que virá depois, para que tenha um norte a seguir.

Durante todo o processo de desenvolvimento da estratégia, tenha em mente os seguintes elementos:

  • Análise competitiva: uma avaliação das características dos concorrentes diretos.
  • Análise SWOT: identifica as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu Studio de Pilates. É um padrão para qualquer negócio.
  • Personas: os dados demográficos do público-alvo e seu comportamento esperado.
  • Estágio do cliente no ciclo de compra: responde como, quando, onde e por que seu público-alvo está em determinado estágio do ciclo.

2. Defina as Métricas

Você deve usar as métricas antes mesmo de implementar a sua estratégia. Assim, poderá estabelecer valores de referência ao longo do processo. O que fez no passado e quais foram os resultados? Como essas estratégias podem mudar e melhorar o retorno do investimento?

Defina quais métricas deseja acompanhar, usando-as antes, durante e depois da implementação da estratégia. Determine janelas de tempo, como semanal ou mensal, para garantir que os planos mostrem resultados positivos, ou mudá-los caso seja necessário.

3. Esboce o Plano Tático

Tenha em mãos um calendário contendo datas importantes para seu Studio, para o setor e picos sazonais. Tente se concentrar em quatro ou cinco táticas principais para o ano e criar planos de execução em torno delas. Considere que suas táticas podem ou não ser iguais às metas.

4. Faça sua Lição de Casa

Um erro comum é começar no plano tático antes de ter elaborado o plano estratégico. Para evitar isso, você precisa fazer pesquisa.

Se não sabe as características do seu Studio de Pilates, o que você oferece e qual é seu mercado-alvo, fica muito difícil convencer as pessoas a comprar o seu produto ou serviço.

Então, faça sua lição de casa. Isso irá ajudá-lo a estabelecer uma base sólida para seus planos táticos e permitir que você desenvolva expectativas e metas razoáveis.

Uma vez realizadas as etapas anteriores, você está pronto para criar uma estratégia de marketing eficiente para seu Studio de Pilates.

Gerenciando uma Estratégia de Promoção de como Conquistar Clientes para Studios de Pilatesconquistar-cliente-10

Criar uma estratégia de promoção é imperativo para gerar consciência de marca e atrair novos clientes. Alguns Studios de Pilates usam mais de um método ao mesmo tempo, mas cabe a você decidir o que fazer.

Você sabe quais são os principais tipos de promoção?

1) Concursos

A ideia por trás dos concursos é promover a marca e colocar seu Studio de Pilates como lembrança latente na mente das pessoas. É uma estratégia de promoção particularmente eficaz, porque pode ser executada em diferentes canais, com possível alta taxa de resposta.

2) Publicidade

Feita através dos canais tradicionais e de massa, como jornais, revistas, televisão e rádio, a publicidade é geralmente paga e pouco direcionada.

3) Relações públicas

Baseia-se em desenvolver uma relação positiva entre o Studio de Pilates, os meios de comunicação e o público. Envolve não só organização de eventos, como também minimizar o impacto de situações negativas.

4) Social Media

Postar regularmente nas redes sociais manterá os clientes e usuários interessados. Mas tome cuidado para não enchê-los com publicações de pouca relevância.

5) Patrocínio

Comumente usado em eventos esportivos ou de moda, o patrocínio demanda um sólido network (rede de contatos) e grande público. Você pode conversar com empresas menores e negócios locais para viabilizar patrocínio.

Utilizando Redes Sociais para Divulgação Onlineconquistar-cliente-12

Em tempos de alta conectividade, vale a pena ter uma estratégia global que é ajustada ao canal. Por exemplo, a forma como você publica no Twitter será diferente de como gerencia o LinkedIn e o Facebook.

São plataformas diferentes, com propósitos diversos e sua mensagem precisa refletir isso. Contudo, usar imagens de alta qualidade para ilustrar seus posts funciona em todos eles. Isto acontece porque o conteúdo visual é primordial para a divulgação online.

O horário das suas publicações também é muito importante. A chave  é testar continuamente, até encontrar o momento ideal. Uma boa dica é observar os padrões de seus concorrentes. Que horas eles estão postando? Que tipo de conteúdo e linguagem estão usando?

Lembre-se: o engajamento em mídias sociais é fundamental. Quando você interage com sua audiência, está mostrando que ouviu seus clientes e que se importa com o que eles têm a dizer.

Capacitação Contínua para Estar Sempre por Dentro

A capacitação contínua dos instrutores de seu Studio de Pilates é fundamental. Através dessa atualização, você conseguirá manter a integridade do método, em busca da excelência no ensino e na prática.

Além disso, você apoia e garante altos padrões de qualidade, assegurando e facilitando a aprendizagem contínua.

Participe de workshops e cursos livres com sua equipe. Isso fortalece os laços profissionais e impulsiona todos adiante.

Forme Parcerias para Conquistar Clientes para Studios de Pilates

Sabe aquela marca de alimentos saudáveis? Talvez eles estejam interessados em formar uma parceria com seu Studio de Pilates. Um simples quiosque da empresa dentro do seu estabelecimento pode ser mutuamente benéfico.

Mas para evitar cair em furadas e firmar parcerias ruins, considere as dicas abaixo:

Funções

Tenha uma compreensão muito clara das atribuições de cada um, especialmente sobre aquilo que estão ou não autorizados a fazer em nome da empresa.

Deveres e responsabilidades

Deve haver uma descrição das responsabilidades e deveres de cada parceiro para que cada um saiba o que esperar do outro. Além disso, pré-determine as consequências caso os parceiros não cumpram com suas funções.

Recursos

Que quantidade de tempo, dinheiro e ativos cada parceiro está investindo no Studio de Pilates? Isso inclui as contribuições iniciais e contribuições adicionais que podem ser necessárias.

Dissolução da parceria

O acordo de parceria deve indicar os eventos que resultam em seu encerramento e indicar o que deve ser feito quando uma das partes quiser sair.

Não concorrência

Você e seu parceiro estão dispostos a não negociar com os concorrentes de ambos? Determine a vigência da não concorrência e suas peculiaridades.

Como Manter um Aluno dentro do seu Studio?Aula-de-Pilates-3

Vamos falar de fidelização de clientes? Criar uma atmosfera convidativa faz com que seus alunos queiram ficar mais tempo dentro do Studio de Pilates. Mas como fazer isso?

Limpeza

Todas as instalações devem ser limpas, bem conservadas e inspirar organização. Se possível, adicione pequenas plantas e uma música suave. Preste atenção à iluminação, porque isso altera significativamente a percepção dos clientes. Mantenha seu Studio limpo e acolhedor através de manutenção regular.

Atendimento

Não importa o quão organizado ou chique seu Studio pareça. Se os clientes se sentirem ignorados ou mal tratados, tudo irá por água abaixo. Treine sua equipe para cumprimentar os alunos e solucionar qualquer problema prontamente.

Aprimore a experiência

Quando possível, adicione um elemento extra para surpreender e encantar seus alunos. Por exemplo, você pode dar barrinhas de cereais às sextas-feiras. Esses pequenos toques aumentam a satisfação do cliente para que fiquem mais tempo no Studio.

Feche com chave de ouro

Não esqueça disto: quando o aluno for embora, ele deve sair com a mesma boa impressão que o recebeu.

Como utilizar o Feedback do Aluno a seu favor?

Os dados analíticos mostram o que está acontecendo. O feedback, por outro lado, responde por que aquilo está acontecendo. Há basicamente duas maneiras de fazer isso: pesquisas e  testes de usabilidade. Vamos saber mais sobre elas:

Pesquisas

São a principal fonte de feedback para seu Studio de Pilates. São fáceis de configurar, de enviar e de analisar. Ninguém gosta de responder pesquisas enormes, por isso, as mantenha curtas e pergunte somente o necessário.

Teste de usabilidade

E se você pudesse ver alguém acessar o seu site ou entrar no seu Studio de Pilates na primeira vez? Você veria para onde eles são atraídos e o que os deixa confuso. Esse tipo de informação é inestimável.

Os testes de usabilidade fazem exatamente isso: você define uma tarefa que deseja que alguém conclua, uma pessoa aleatória a executa e o processo é gravado.

Variação de Exercícios, Cursos e E-books

Aprender como conquistar clientes para Studios de Pilates requer versatilidade. Criar novos exercícios ou combinações diferentes pode ser um bom caminho.

Além disso, seu Studio não precisa se restringir ao espaço físico e às aulas. Crie cursos sobre a história do Pilates, alimentação saudável, Pilates para gestantes, Pilates para idosos… tudo o que sua imaginação permitir e for relevante.

Por fim, e-books são excelentes atrativos para os alunos de primeira viagem. Crie um conteúdo rico, bem redigido e ilustrado e aguarde os resultados.

Concluindo…conquistar-cliente-8

Neste artigo, você viu as principais dicas sobre como conquistar clientes para Studios de Pilates. Desejamos que agora esteja pronto para atrair novos alunos, manter os atuais e resgatar os antigos.

Como dica final, não esqueça deste roteiro: conhecer seu público-alvo, inovar como marca, formar parcerias e manter seus alunos interessados e engajados ao Studio.

Então, pronto para estar à frente de um estabelecimento de sucesso?


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

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