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Como a Consciência Corporal Leva ao Sucesso no Pilates

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“Cresça a coluna”, vértebra por vértebra”, “ desenrole a coluna”, umbigo nas costas”, “relaxe os ombros”… Quem nunca ouviu isso? Comandos verbais desse tipo são fundamentais para um aluno ou paciente que não tem consciência corporal.

Nesse texto vamos entender o porquê o comando verbal é essencial para levar a consciência corporal, que é a chave do sucesso para praticar Pilates da melhor forma.

A Importância do Comando Verbal para a Consciência CorporalConsciencia-Corpora4

É difícil entender e executar uma contração de uma musculatura que talvez nunca tenha sido executada isoladamente. E isso é difícil pois o corpo e a mente sempre devem trabalhar em equipe, um cooperando com o outro.

A função do corpo é cuidar do movimento, da sustentação e do equilíbrio. Já a mente deve cuidar do raciocínio, comando e interpretação dos ambientes.

Dessa forma ao instruir exercícios nas aulas de Pilates (nesse caso), é necessário que você oriente seu aluno para que ele analise se está na posição correta, se está alinhado, se está sentindo o corpo.

Fazer o aluno se questionar para quando se deparar com uma situação rotineira do dia a dia, o corpo já irá esperar um comando da mente, e a mente esperar pela realização do corpo.

Em circunstâncias comuns, as pessoas não prestam atenção às suas sensações corporais. Só costumam fazê-los em situações em que a urgência. Como por exemplos de uma dor extrema ou um intenso prazer elas são estimuladas.

Vantagens do Método PilatesConsciencia-Corporal-2

Se baseando em algumas referências, podemos citas algumas vantagens do Método Pilates, como:

  • Estimular a circulação
  • Melhorar o condicionamento físico e flexibilidade
  • Alongamento
  • Alinhamento postural
  • Melhora os níveis de consciência corporal e a coordenação motora.
  • Oxigenação no sangue
  • Amplitude muscular

Tais benefícios ajudariam a prevenir lesões e proporcionar um alívio de dores crônicas.  Segundo Joseph Pilates, o benefício do Método Pilates pode oferecer dependem única e exclusivamente da prática dos exercícios seguindo seus princípios.

O Método Pilates surge como forma de condicionamento físico interessado em proporcionar bem-estar geral ao indivíduo. Capaz de proporcionar força, flexibilidade, boa postura, controle motor, consciência e percepção corporal melhorada.

A prática do Pilates surge neste contexto para apontar uma nova tendência na realização de exercícios físicos. Trazendo em seu conteúdo uma abordagem de valorização da interação entre a mente e o corpo em uma busca incessante de uma maior consciência corporal e de uma postura mais equilibrada.

O maior benefício do Pilates: Desenvolvimento da Consciência Corporal

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O Método tem como base um conceito denominado de Contrologia. Que significa um plano de condicionamento físico, no qual exige integração do corpo e mente para prática dos exercícios, objetivando controle e precisão para prática correta das atividades, evitando movimentos compensatórios e melhorando a consciência corporal.

Ao iniciar a prática do Método o corpo sofre mudanças a fim de se adaptar à nova rotina. Isso leva a uma maior consciência corporal e ajuda a desenvolver posturas melhores no dia a dia já nas primeiras aulas, aumentando a qualidade de vida.

Com o Método, o indivíduo passa por um processo de ampliação da percepção, como a sensibilidade superficial e profunda, o limite de espaço interno e externo, volume e formas das estruturas corporais, direção e intensidade dos gestos e distribuição das tensões.

Assim, o indivíduo constrói o controle da percepção do seu próprio corpo e de processos psicológicos, muitas vezes ligados ao processo corporal, promovendo a autoconfiança.

Mas o que é Consciência Corporal?Consciencia-Corporal-1

 

Consciência corporal é tomar consciência de seu próprio corpo, reconhecendo e identificando processos e movimentos corporais, internos e externos.

Podemos também dizer que a consciência corporal significa a execução correta de determinado movimento e eliminação de musculaturas auxiliares em determinados exercícios.

Por exemplo, alguém que execute um exercício para determinado grupamento muscular e sinta mais cansaço ou mesmo contração muscular acentuada em um grupamento que não deveria ser trabalhado.

Quando se é iniciante no Método do Pilates ou em qualquer outra atividade, a primeira coisa a fazer é aprender o movimento. Se você vai realizar um exercício novo, tem de fazer ele primeiro sem carga e em alguns casos, usar educativos antes.

Segundo Pilates e Miller, por meio da Contrologia, primeiro se adquire controle total de seu próprio corpo e, depois, pelas repetições apropriadas dos exercícios, gradual e progressivamente, se adquire ritmo natural e a coordenação, associados com todas as atividades de seu subconsciente.

O objetivo principal do Método é proporcionar aos seres humanos um aprofundamento na compreensão de seus corpos.

Consciência corporal – Como influencia no seu dia a dia ?Consciencia-Corporal-89

Temos comunicação com o mundo exterior através dos sentidos que possuímos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Recebendo estímulos diariamente e processando-os mentalmente. Com o mundo interno também estabelecemos comunicação devido à estímulos feitos através das terminações nervosas presentes em músculos, articulações e órgãos.

Se alguma coisa está errada em nosso corpo, sinais de alerta são enviados para que prestemos mais atenção, fazendo com que tomamos mais conhecimento sobre como funcionamos.

Dessa forma, pequenos problemas podem se acumular e levar a fadiga, acabando com a energia para realizar até mesmo simples tarefas.

Por isso a importância de termos consciência corporal, que proporciona maior energia e saúde para nossas vidas, consequentemente, mais qualidade de vida.

Consciência corporal nos capacita a autoconhecer nosso próprio corpo e suas condições físicas. É importante saber como nosso corpo funciona e quais são as suas limitações.

É ter consciência do que seu corpo pode realizar e de que forma, quando em movimento. É ter o corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio.

Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade.

Benefícios da Consciência CorporalConsciencia-Corpora-3

Os benefícios da consciência corporal são inúmeros. Como tomar consciência dos movimentos que o corpo executa, traz a capacidade de realiza-los de maneira mais adequada, sem desperdícios de energia.

Assim, prestar atenção ao próprio corpo é a ideia básica da consciência corporal. Uma espécie de autoconhecimento, entendendo o que o corpo é capaz de fazer e quais suas limitações. Estimulamos isso durante uma aula ou sessão de Pilates a todo momento

Muitas doenças surgem do fato de levarmos o corpo além do que ele é capaz de suportar ou realizar e de maneira brusca.

Conhecer e respeitar os limites de seu corpo evita doenças, bem como, demonstra os limites físicos durante a execução do Método do Pilates.

É importante, também, para o desenvolvimento de posturas e atitudes que melhoram nossa qualidade de vida e até mesmo o relacionamento interpessoal.

Ao nos concentrarmos exclusivamente no corpo e em seus processos, somos capazes de perceber as conexões entre mente e físico.

Portanto, ter consciência corporal pode ser uma arma poderosa para deixar vir à tona inimigos como tensões, preocupações e estresse, que estejam causando silenciosamente, mal a nosso corpo e assim, tomar medidas de relaxamento para evitar doenças.

Ao ter consciência do nosso corpo corrigimos os erros e melhoramos nossas habilidades e condições físicas. Muitas doenças surgem por fazermos nosso corpo aguentar mais do que ele é capaz.

Ao conhecer os limites do nosso corpo, estamos evitando doenças e escolhendo atividades físicas que nos darão mais prazer, pois o sedentarismo não é uma escolha possível para quem almeja uma vida saudável e de qualidade.

O conhecimento adequado do corpo engloba a Imagem corporal e o Conceito corporal, que podem ser desenvolvidos com o método.

Concluindo…Consciencia-Corpora-6

Nos dias atuais, o Método tem se tornado popular na reabilitação, orientação, correção postural e condicionamento físico, baseando-se nos princípios essenciais do Pilates que são: concentração, controle, precisão, fluidez, Power House e respiração.

Dos objetivos do Método podemos apresentar: proporcionar aos praticantes um aprofundamento na compreensão de seus corpos e sua utilização de forma eficiente; aprimorar seu desempenho nas atividades de vida diária e profissional, desenvolvendo também maior consciência corporal e melhor funcionalidade do seu corpo perante suas atividades diárias.

Ter consciência corporal é tomar consciência do nosso corpo, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos.

Porém a consciência corporal só se adquire com execução de exercícios e movimentos, feito de maneira consciente, sempre priorizando a qualidade do movimento.

Já dizia Joseph: “ É estar presente, concentrado e nunca distraído. ”

Estar presente. Essa é a ideia!

Perceber o seu corpo, a sua respiração, a sua postura. Tudo isso é fundamental que, se bem equilibradas, poderão auxiliar no funcionamento perfeito do seu próprio corpo e até mesmo realizar a sua capacidade de auto-cura.

 

Written by Thamirys Amorim

Thamirys Amorim

Educadora Física cursando Fisioterapia. Formação no Método Pilates, Pilates Avançado em Suspensão e Acessórios, Pilates para Gestantes, MIT (Movimento Inteligente), Marketing Empresarial e Personal Trainer. Atualmente proprietária do Studio Balance Pilates – Saquarema, RJ

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7 Comentários

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  1. Nossa , que texto interessante! Realmente a conscientização corporal para trabalhar cada músculo gera um resultado muito melhor , tornando os benefícios desta atividade bem mais fáceis e prazerosos!

  2. Interessante , cada pedacinho do nosso corpo!! Resultados são ótimos. Parabéns, pelo sucesso e pelo profissionalismo.

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