Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O que acontece com as pessoas quando elas envelhecem? O que terceira idade significa? O tempo passa e provoca mudanças no metabolismo de todos nós. Essas mudanças não são apenas biológicas, físicas, mas são também mentais e emocionais. Por isso existem cuidados específicos para a terceira idade.

É difícil manter o mesmo ritmo de vida quando seu corpo já não o acompanha na mesma velocidade.

Especialmente quando sua mente é totalmente jovem, porque a frustração com o corpo se torna grande. Ou, quando o corpo está indo bem, e um “branco” se passa com a mente dessa pessoa (desordens mentais). Ou seja, nunca acontece de uma forma só, podendo ser de diversas formas.

Mas o que podemos considerar como sendo o início de todo esse processo? A terceira idade?

Para entender por que existem cuidados específicos para a terceira idade, continue lendo!

O que é a terceira idade?

Cronologicamente falando, é quando uma pessoa adulta completa 60 a 65 anos de idade ou mais.

Nesta faixa etária, muitas coisas acontecem, e a rotina do idoso pode ser completamente alterada.

É nessa fase da vida que normalmente sai sua aposentadoria.

A terceira idade  trás outros benefícios como entrada gratuita em alguns lugares, transporte público gratuito, acesso garantido pela metade do preço com carteira de identidade do idoso.

Por outro lado, a falta de cuidados e prevenção especialmente nessa fase da vida pode acarretar em dores, insônia, dependência de terceiros, visitas ao médico, mudança na aparência do corpo e o reflexo na autoestima. Os cuidados específicos para a terceira idade são necessários para evitar isso.

Sem falar ainda a respeito de todos os acometimentos neurológicos, que são bastante comuns nessa idade também, como o Alzheimer, o Parkinson, derrames cerebrais, etc.

Nós começamos a verificar também a existência de patologias de ordem cardiorrespiratória. O sistema osteomioarticular, por exemplo pode começar a deteriorar-se.

O Método para idosos

Uma das maiores vantagens e benefícios do Pilates é que ele pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, qualquer gênero e qualquer grupo especial. E um dos grupos especiais que crescem cada dia mais dentro dos Studios de Pilates são os idosos.

Mas porque essa população se interessa tanto pelo método? A resposta é simples, são exercícios que além de serem considerados fáceis de serem realizados, promovem inúmeros benefícios para os idosos.

Um grande número de idosos procura os Studios por saúde, como problemas ósseos e musculares (osteoartrose por exemplo) e até dores crônicas.

Benefícios

O método ajuda pois os exercícios com poucas repetições e de baixo impacto são eficazes e fazem com que os músculos e articulações sofram menos desgastes

Outro problema muito comum na população idosa é um aumento de problemas cardíacos e respiratórios, o que com os princípios do método podem ser melhor controlados e ensinados.

As quedas começam a ser mais frequentes causada por uma fraqueza óssea e muscular e assim ficam mais debilitados precisando fortalecer essa musculatura.

Outro dos benefícios do Pilates para idosos é uma melhora no bem estar na vida dessas pessoas, aumentando sua autoestima e a sensação de serem capazes de realizar as atividades regulares do dia a dia assim como os exercícios físicos.

O método melhora a saúde articular pois os exercícios proporcionam uma maior flexibilidade e isso previne e reduz a rigidez das articulações. Assim, podem ser aliviados alguns desconfortos causados por problemas como a artrite.

As aulas amenizam as dores, pois promovem um realinhamento da coluna e um fortalecimento da musculatura abdominal deixando de forçar as costas ao realizarmos algum esforço físico.

Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.

O Pilates no dia-a-dia

Gostamos de, através do nosso repertório, ajudar o cliente a desempenhar suas atividades rotineiras e transformar o ato de vestir uma camiseta de manga longa, por exemplo, em algo fácil.

É a rotina do idoso sendo fortalecida dentro do olhar cuidadoso do profissional de Pilates que o acompanha.

Por isso, encontramos um repertório e simulamos através de exercícios todas as possibilidades que irão ajudá-lo no dia-a-dia, como vestir as meias, calçar os sapatos, amarrar os próprios cadarços, sem falar na possibilidade de carregar suas próprias compras no supermercado ou conseguir atravessar uma rua com segurança – nesse caso, podemos inclusive incluir o campo de visão.

Existe também os estímulos mentais: considerar que os clientes decorem as sequencias que fizeram para um lado do corpo e reproduzam quando passarem para o lado contrário, pedir para eles contarem suas repetições e contar hora progressivamente, hora regressivamente, mudar a posição das máquinas e própria perna que sempre começa os movimentos unilaterais também são estímulos sempre muito bem-vindos.

Nosso trabalho será, portanto, reconhecer um pouco da história clínica do idoso para, através de uma análise do seu meio sociocultural e as influências de suas capacidades e incapacidades, perceber e sugerir um trabalho de efeito positivo por meio de um sistema de exercícios adequados para as suas dificuldades e limitações, como o Pilates tem se mostrado ser nos últimos tempos.

Concluindo…

Desejamos um excelente aprendizado a todos os interessados em promover um melhor trabalho direcionado àqueles que fazem parte dessa faixa etária chamada terceira idade.

O começo pode ser feito de forma lenta e gradativa e com o tempo progredimos mudando as bases de apoio, de uma grande e fixa, para uma um pouco menor e móvel e assim por diante.

Se não houver progresso no primeiro momento, tudo bem, repita os movimentos, pois aprendemos por repetição, e seu aluno não irá se importar com isso.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.