Posted in:

Deborah Lessen: tudo sobre uma das fundadoras da PMA

Deborah-Lessen---Capa-1

Deborah Lessen é um dos personagens mais conhecidos no Universo do Pilates, seja por sua luta na justiça para liberar o nome “Pilates”, seja por sua atuação na criação da PMA (Pilates Method Alliance), por seus Equipamentos de Pilates ou simplesmente por seu conhecimento repassado através dos workshops que ela ministra internacionalmente.

Com uma grande bagagem do Método, a americana Deborah Lessen desembarca em Maio no Brasil para uma participação exclusiva na IV Jornada Sul-Americana de Pilates, para compartilhar o seu conhecimento e demonstrar todo o amor que ela sente ministrando as aulas.

Dessa forma, o Blog Pilates não poderia deixar de fazer o perfil completa dessa profissional incrível. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre a vida de Deborah Lessen?

História na Dança e Método PilatesDeborah-Lessen-3

Deborah Lessen conheceu o Método Pilates por acaso. Bailarina profissional, antes de começar com o Pilates ela se tornou professora e lecionou dança por oito anos, ao lado de grandes nomes deste universo como Martha Graham e Judith Leifer.

Como bailarina, se lesionou e foi aconselhada a procurar o Pilates para reabilitação. Dessa forma, entrou em contato com Carola Trier, primeiro prodígio de Joseph Pilates e começou a praticar o Método.

Deborah Lessen nunca teve a intenção de se tornar instrutora de Pilates, mas na época Carola precisava de novos professores e então, o processo aconteceu de forma natural.

Meu background com a Carola definitivamente me colocou em uma trajetória na qual eu sei o que um instrutor de Pilates faz – ensina os outros a viverem felizes em seu corpo.

Deborah Lessen

Logo após, Deborah inaugurou o famoso Studio Greene Street na cidade de Nova York, em 1983. Seu Studio era focado em todos os tipos de exercícios, desde reabilitação, condicionamento físico, prevenção de lesões, entre outros. Algum tempo atrás, ela confirmou que o Studio será fechado.

Fundação da PMA e Exame de CertificaçãoPMA-2

Em 1999 aconteceu um Processo Federal pelo uso genérico do nome Pilates, como método de exercícios. Deborah Lessen foi uma manifestante muito ativa nesse processo, e assim, quando obtiveram vitória no final do ano, lançaram a Pilates Method Alliance (PMA).

Ela é um dos membros fundadores e ex-presidente da PMA, fazendo parte do corpo de diretores desde o início. Deborah Lessen foi essencial na criação e implementação do Exame de Certificação de Pilates, da PMA, facilitando que instrutores de Pilates pudessem se unir e trabalhar juntos com um objetivo em comum.

Além disso, ela também é editora e contribuinte do Guia de Estudo do Exame de Certificação de Pilates, da PMA, e recentemente se retirou do cargo de Presidente da Comissão de Certificação.

Deborah Lessen ficou em seus cargos até o momento que sentiu que tinha contribuído com tudo que podia.

Então, quando eu fiz 60 anos, eu comecei a pensar sobre o que seria a próxima coisa a fazer na minha vida. Eu decidi que o que era o mais importante pra mim, era parar de viver minha vida a favor das coisas que estavam acontecendo, e redirecionar da forma como eu queria viver a minha vida, o que eu queria fazer e o que parecia ótimo para mim. Eu fiquei muito animada.

Deborah Lessen

Mudança de Áreas – Fabricação de EquipamentosDeborah-Lessen-Equipamento

E ai eu pensei “mas o que eu quero fazer?”. Eu não havia pensado nisso em muitos anos. Sabe quando você está tão ocupada, você pensa em todas as coisas que você gostaria de fazer, ou aprender, ou visitar, mas quando chega a hora de fazer essas coisas, nada disso é realmente importante para você.

Deborah Lessen

Durante esse período de transição, Deborah começou a viajar para dar várias aulas e workshops, e começou a ficar realmente incomodada com a qualidade dos aparelhos que ela utilizava para ensinar seus alunos.

Ela conta que a partir dessa experiência, resolveu legalizar a atividade de fabricante de equipamentos. Para ela, o que incomoda é que equipamentos da década de 1980 são lindos e funcionais, com a possibilidade de realizar qualquer exercício clássico nele.

Os aparelhos fabricados hoje em dia não são iguais. Quando você não consegue fazer os mesmos exercícios em novos equipamentos, algo está errado, uma linha foi ultrapassada.

Deborah Lessen diz que foi bem difícil entrar na área do marketing para a venda dos equipamentos, porque geralmente as grandes fabricantes já tinham contratos e parceria com grandes nomes do Pilates.

Mas ela acreditou nisso e foi atrás pois sabia da diferença de seu produto, sabia da melhor qualidade que eles ofereciam e uma chance de realizar os exercícios de Pilates com mais eficiência.

Dessa forma ela prosseguiu com o seu sonho e objetivos até que conseguiu se consagrar na fabricação de equipamentos de Pilates.

Ao ter o seu próprio negócio, você faz sua própria estrutura. Você não tem uma estrutura que está na sua cabeça, então seu desenvolvimento como instrutor e a forma como você percebe sua profissão é ilimitada. E é a única forma para mim. Eu quero que meus equipamentos reflitam isso, é para instrutores que realmente levam a sério. Sério na forma como eles continuam indo mais afundo, da forma que eles esperam seus alunos a continuarem indo mais afundo – tanto em sua prática como em seus ensinamentos. É isso que eu acho que ensinar é.

Deborah Lessen

 

Workshops e Presença na IV Jornada Sul-Americana de PilatesDEBORAH-LESSEN

Agora focando em seu primeiro amor, o ensino, Deborah Lessen é uma palestrante internacional, conduzindo Workshops e seminários à instrutores de Pilates do mundo todo.

É sobre eu ir até o meu MAT, e você ir até o seu, e praticarmos o Método Pilates juntos.

Deborah Lessen

Dessa forma, Deborah desembarca no Brasil em Maio do próximo ano para uma presença exclusiva na IV Jornada Sul-Americana de Pilates.

Ela estará conduzindo um Workshop Exclusivo e limitado no Pré-Evento (chamado de Pré-Jornada), e também irá ministrar mais 4 workshops, com os seguintes temas:

  • PRÉ-JORNADA – EFFECTIVE TEACHING: Organizando o Corpo para um Movimento totalmente Integrado
  • Exercícios para o Pré-Pilates e Exercícios do Classical Mat Pilates segundo Carola Trier (discípula de Joseph)
  • Estratégias para Trabalhar Posturas Assimétricas da Coluna

Além disso, ela irá conduzir uma Palestra Magna como abertura do evento, nos proporcionando todo seu conhecimento sobre o Método Pilates.

Este evento está imperdível! Para saber mais sobre a IV Jornada Sul-Americana de Pilates e sobre a Presença Exclusiva de Deborah Lessen, CLIQUE AQUI!

Concluindo…Deborah-Lessen-2

Deborah diz que não planejou como as coisas iriam acontecer, ela apenas foi seguindo seus instintos e fazendo suas coisas. Dessa forma foi como ela chegou aonde chegou e continua trilhando seu caminho no universo do Pilates como uma grande líder, espalhando seu conhecimento pelos quatro cantos do mundo.

Esperamos que com esse texto vocês possam conhecer um pouquinho mais sobre essa personalidade que foi e é tão importante para o crescimento e desenvolvimento do Método Pilates.

E você, já conhecia a história dela?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *