Posted in:

14 Dicas para ter Credibilidade e ser um Profissional de Sucesso

14 Dicas para ter Credibilidade e ser um Profissional de Sucesso
Gostou? Avalie!

Certo dia li em um artigo a seguinte frase: “Nem sempre o mais bem preparado tem os melhores resultados.”

Tal afirmação causou-me estranheza e certa revolta que no decorrer da leitura foi dando lugar a um sentimento de aceitação e certo desconforto por não ter percebido essa verdade antes.

Pois bem, todos nós profissionais do Método Pilates conhecemos algum outro profissional de sucesso com menos capacitação ou formação e que, no entanto conseguiu grande notoriedade em sua região angariando assim os melhores clientes.

Assim, a partir dessa leitura comecei a estudar mais sobre “Marketing pessoal” e percebi que não adiantava me matar de estudar se ninguém além mim soubesse disso e, desde então tenho feito vários cursos e ávidas leituras na área adquirindo assim certa bagagem que pretendo compartilhar com vocês.

Vamos entender o Mercado?Profissional-de-Sucesso---Mercado

Atualmente tudo a nossa volta baseia-se em “relacionamento” para se tornar um profissional de sucesso.

Você pode se perguntar “Mas o que isso quer dizer ou o que tem haver com o meu estúdio”? A resposta é simples: Tudo!

Seu cliente apenas será fiel se o seu relacionamento com ele for sólido e um novo cliente só irá comprar seus serviços se sentir confiança em você. A palavra chave de todo o mercado para que a venda, propriamente dita aconteça, é CONFIANÇA, para ser  um profissional de sucesso.

Parece simples, mas não é.

Antes de tudo é necessário desmistificar crenças enraizadas no pensamento convencional, que são na verdade ilusões. A maioria de nós já cometeu ou irá cometer alguns desses erros, assim para evita-los é melhor reconhecê-los, são eles:

Ilusão 1: O público se importa com o meu negócio.                                                              

Realidade: O público não sabe que você existe.

Fato é que existem milhares de entidades diferentes clamando por nossa atenção todos os dias e se não o conhecemos pessoalmente, não nos importaremos com o seu negócio a não ser que você nos dê um bom motivo.

Quem não encontrar uma maneira de fazer com que as pessoas se importem com seu trabalho não durará muito tempo.

Ilusão 2: Você oferece algo diferente e superior às ofertas da concorrência.                                                

Realidade: Você oferece basicamente os mesmos serviços.

Você pode ser competente, inteligente e as pessoas até gostam de você, sei que isso é difícil de engolir, mas você não oferece um serviço muito diferente dos seus concorrentes. Sempre existirão variações aqui e ali, porém não há nada de muito original para se tornar um profissional de sucesso.

Isso significa que as estratégias utilizadas por muitos de nós para expandir as vendas, não funcionam. É possível sim conseguir “alguns clientes” usando métodos como os cartões de visita, folders promocionais e anúncios diversos, mas você não passou anos estudando para conseguir “alguns clientes”, certo?

O que estou querendo dizer é que você pode ter mais e melhores clientes, desde que esteja disposto a fazer mais por isso.

Quer saber como? Eu te explico.

O que você faz pode não ser único, mas você é.

Assim ao invés de se concentrar nos serviços ou preços, você deve se concentrar em si mesmo, para se aproximar do seu mercado-alvo e moldar o que ele pensa de você, criando uma relação íntima com as pessoas.

Você é o seu negócio. Os clientes o escolhem por causa de algo em você que inspira confiança. Uma dica para você criar essa conexão e ser um profissional de sucesso é:

Dê seu nome para o seu estúdio:

Se você já fez isso, ótimo, mas se você não fez então faça. Ninguém liga no seu estúdio para falar com o “Boa Postura Estúdio de Pilates” tão pouco o recomenda, as pessoas ligam para falar com você, elas recomendam você.

Tem dúvidas? Pense bem, você escolheria um profissional na área da saúde cujo nome do estabelecimento parecesse impessoal? Grandes marcas usam os nomes de seus cofundadores até hoje os transformando em profissional de sucesso.

Crie um Marca Pessoal Forte e Confiável para ser um Profissional de Sucesso

1) Diga ao seu público quem você é e qual a sua especialidade

Profissional-de-Sucesso---1

Seu nome tem que vir a mente dos clientes em potencial quando eles pensam no serviço que você oferece. Seja autêntico, as pessoas querem trabalhar com você, um profissional de sucesso, não com um produto de uma jogada de marketing.

2) Defina o seu “cliente ideal”

Profissional-de-Sucesso---2

Faça uma lista com os nomes de todos os seus clientes classificando-os como Clientes A, Clientes B e Clientes C.

Sendo os A seus clientes ideais, os B são os que não se preocupam com qualidade e brigam por preço e os C são aqueles que definitivamente você não quer como clientes.

Identifique as qualidades dos Clientes A e molde o seu perfil para atrair mais deles.

3) Livre-se dos cartões de visita e folders de material barato

Profissional-de-Sucesso---3

Não é possível criar um sentimento de credibilidade com material de apresentação pessoal ruim. Invista em algo de qualidade, apresentável e macio ao toque. Tudo que remete a você deve sugerir boas sensações.

4) Especialize-se

Profissional-de-Sucesso---4

Pode parecer clichê, mas a tática é simples: seja bom em fazer algo específico e deixe isso bem claro aos seus potenciais clientes.

Se você gosta de trabalhar com idosos, foque nesse público, se prefere gestantes deixe isso explicito em todo o seu material de marketing.

Direcione sua energia ao público que você se identifica e espalhe isso para todo mundo. Todo mundo mesmo!

Você pode criar um slogan para isso, procure usar de 3 a 9 palavras no máximo.

5) Promova-se

Profissional-de-Sucesso---5

Existem veículos de promoção dos mais variados formatos, vou citar alguns:

  • Buzz marketing
  • Recomendações de clientes
  • Mala direta
  • Internet
  • Networking
  • Publicidade impressa
  • Recomendação profissional
  • Publicações
  • Eventos especiais
  • Feira de negócios
  • Entre outros

Escolha ao menos 3 deles para atacar seu publico alvo de pontos diferentes.

6) Satisfaça o seu cliente

Profissional-de-Sucesso---6

Sempre, mas sempre mesmo entregue o que prometeu. Seja realista ao prometer alguma coisa. Saiba o que os clientes desejam, prometa menos e faça mais para ser um profissional de sucesso.

Todo cliente que vier até você possuirá um conjunto de expectativas e a maneira como você atende essas expectativas está intimamente ligada à satisfação do cliente.

Por isso você deve gerir essas expectativas, apresentando um resultado de nível superior ao prometido inicialmente, elevando assim o estado de satisfação do cliente.

7) Tenha um propósito e mantenha o foco

Profissional-de-Sucesso---7

Já parou para pensar no porquê de você trabalhar com o método Pilates? O que te levou a escolher essa profissão e com quem trabalhar? Como você se vê daqui a 5 ou 10 anos?

Pois é, questões como estas definem o seu propósito.

Com o seu propósito em mente, mantenha-o sempre a frente dos seus projetos, ter foco é essencial para criar sua credibilidade e ser um profissional de sucesso.

8) Cumpra o combinado. Sempre!

Profissional-de-Sucesso---8

Pode parecer redundante, mas não é. Aqui não estou falando de satisfação, mas de compromisso.

Tenha um contrato com todos os direitos e deveres dos seus clientes, faça-os saber o que exatamente devem esperar de você e o que você espera deles, isso é um acordo e deve ser cumprido.

9) Seja acessível

Profissional-de-Sucesso---9

É importante que você possa ser sempre contatado. Deixe que saibam um número de celular onde possa ser encontrado.

10) Seja sincero, e então pesquise

Profissional-de-Sucesso---10

Quando pedirem alguma informação, se você não souber a resposta pergunte se pode responder mais tarde e dê uma boa olhada em livros e artigos a respeito do assunto e depois entre em contato com a pessoa que o questionou e responda a pergunta.

Isso gera muito mais confiança e credibilidade que respostas vagas e espontâneas.

11) Crie algo novo

Profissional-de-Sucesso---11

Caso não haja um vazio de mercado a ser preenchido, desenvolva uma identidade profissional que ofereça um serviço original.

Você pode tornar-se o “pioneiro” em determinada atividade. Se estiver difícil pensar em algo novo, observe o que a concorrência anda fazendo e faça diferente.

12) Torne-se menor

Profissional-de-Sucesso---12

Ao invés de constantemente fazer mais, faça menos se especializando cada vez mais.

Saiba exatamente o que os clientes em potencial gostariam de encontrar num prestador de serviços, ofereça esse único serviço especial e tenha parceiros estratégicos que possam oferecer os outros serviços aos clientes sem explorá-los.

13) Encontre parceiros

Profissional-de-Sucesso---13

Encontre parceiros especialistas que complementem o que você faz. Torne-se um provedor de recursos, não apenas um prestador de serviços.

Você pode, por exemplo, procurar um Nutricionista ou um Ortopedista para fazer parcerias e se tornar um profissional de sucesso com o auxílio dele no seu Studio.

14) Seja sociável

Profissional-de-Sucesso---14

O networking informal funciona melhor quando você se esforça para participar de ocasiões em que clientes em potencial têm mais chance de estarem presentes.

Coloque-se em situações em que tenha mais chance de encontrar pessoas. Sente-se perto dos outros no avião ou no cinema. Seja aquela pessoa que escuta e encontra os outros, enquanto as outras protegem seus próprios espaços pessoais.

Em resumo, envolva-se, não distribua simplesmente cartões de visitas. Coloque as mãos na massa de alguma maneira. Mostre-se verdadeiro, seja você mesmo.

Concluindo…Profissional-de-Sucesso---Concluindo

Aproveite cada oportunidade de encontrar alguém novo, e construir as fundações de um relacionamento com essa pessoa, para assim se tornar um profissional de sucesso.

Participe de situações em que você possa encontrar pessoas novas sempre que puder e dê continuidade no relacionamento, você pode mandar um e-mail dizendo que foi muito boa a conversa que tiveram e que espera ter outra oportunidade como aquela.

Mantenha-se sempre informado sobre tudo que aumente sua credibilidade e passe qualquer informação que complete essa imagem, citando artigos de jornal nos quais você é citado ou dar o nome e telefone de alguns clientes satisfeitos.

Planeje-se, empenhe-se e os resultados virão!

Written by Gracieli Aparecida de Oliveira

Gracieli Aparecida de Oliveira

Educadora Física, com formação completa no Método Pilates e Instrutora. Pós-graduada em Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico, além de formada como bailarina, Professora e Coreógrafa de Danças Árabes e Especialista em Social Media. Atualmente proprietária do Estúdio Grazyh Oliveira Pilates e Dança do Ventre - Mar. 2014;

Rua Abrão Júlio Rahe, 611. Centro. Campo Grande/MS. - Tel. 67 3222-5551/ 9 9853-8090

1 posts

2 Comentários

Deixe um Comentário
  1. Parabéns pelo artigo está riquíssimo, assim como quem o escreveu. Parabéns pela atitude de compartilhar com os demais seu posicionamento e filosofia de vida.

  2. Parabéns pelo artigo !!! 14 dicas muito válidas, principalmente para os dias de hoje que precisamos muito de conselhos e orientações para estarmos melhor a cada dia e saber lidar com as adversidades de nossa economia. Sucesso a todos e principalmente a vc Gracieli A. Oliveira. Fico na espera de mais artigos seus.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *