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Utilização de Diferentes Acessórios de Pilates durante a Prática do Método

Utilização de Diferentes Acessórios de Pilates durante a Prática do Método
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O Método Pilates apresenta diferentes linhas de formação, o Método Pilates Clássico e o Método Pilates Contemporâneo.

O Pilates Clássico é o Método em sua forma original, onde os instrutores ensinam exatamente como ele foi criado, utilizando os exercícios e as sequências que foram elaborados por Joseph Pilates, assim como utilizam somente os aparelhos e acessórios aprovados pelo criador.

Existem adaptações durante a prática do Método Pilates Clássico para poder trabalhar com pacientes/alunos iniciantes ou que apresentem alguma patologia que impeça a execução do exercício, porém o objetivo final é sempre alcançar a realização do exercício original.

O Método Pilates Contemporâneo utiliza a filosofia criada por Joseph Pilates, porém é uma reformulação baseada em princípios científicos, os quais auxiliaram a aperfeiçoar e adaptar a técnica, mas sempre respeitando os princípios do original.

Essa modificação do Método Clássico foi realizada com o propósito de obter melhores resultados do Pilates.

No Método Contemporâneo é possível observar o corpo do paciente/aluno e desenvolver uma sessão exclusiva para ele, acrescentando exercícios essenciais para este corpo, assim como realizar possíveis adaptações de exercícios.

Tudo isso para que a sua execução seja realizada de uma forma mais fácil, sendo muito utilizado em praticantes iniciantes do Método ou pessoas que apresentem alguma patologia que impeça a execução completa do exercício. Apesar destas modificações, não se pode esquecer que os exercícios precisam seguir uma lógica.

O Contemporâneo permite a utilização de diferentes acessórios de Pilates durante a sessão, como por exemplo:

  1. Faixas Elásticas
  2. Bola Suíça
  3. Caneleiras
  4. Rolo
  5. Orbit
  6. Centopéia
  7. Flymoon
  8. Entre Outros

Nesta matéria abordaremos alguns acessórios de Pilates que são utilizados no Método Contemporâneo e que possibilitam uma grande quantidade de variações de exercícios ao longo da sessão.

Acessórios de Pilates: Rolo

O rolo utilizado nas sessões do Método Pilates, antigamente era produzido com uma espuma macia, porém apresentava pouca durabilidade. Dessa forma, houve uma modificação em sua produção, onde começou-se a utilizar um material mais rígido, porém maleável.

O rolo possibilita a execução de exercícios de fortalecimento, alongamento e equilíbrio devido à sua instabilidade, mobilidade articular e a automassagem.

A seguir apresentaremos alguns exercícios que podem ser realizados com o auxílio do rolo.

1) Protração e Retração de Escápulas

  • Em decúbito dorsal ao longo do rolo com os joelhos flexionados e pés apoiados no solo, mantenha uma flexão de 90º de ombros com as palmas das mãos voltadas para dentro.
  • Realize a protração e retração de escápulas.
  • Este exercício também pode ser realizado em decúbito lateral, onde se permanece deitado no solo em decúbito lateral com uma flexão de 90º de ombros segurando o rolo entre as mãos, e realiza-se o movimento de protração e retração escapular.
  • Esse exercício realiza a mobilização escapular.

2) Swan

  • Em decúbito ventral no solo com uma flexão de 180º de ombros e punhos apoiados no rolo que está na posição perpendicular comparado ao corpo, mantenha as palmas das mãos para baixo.
  • Realize uma rotação externa de ombros elevando o tronco e consequentemente puxando o rolo para si.
  • Esse exercício realiza o alongamento de cadeia anterior de tronco e fortalecimento de cadeia posterior de tronco.

3) Inverted V

  • Em decúbito ventral com as mãos apoiadas (na posição de prancha) no solo e com os pés apoiados no rolo, o qual esta perpendicular ao corpo, realize a elevação de quadril mantendo os joelhos estendidos e puxando o rolo em direção ao corpo.
  • Esse exercício promove o fortalecimento abdominal.

4) Em Pé sobre o Rolo

  • Em ortostase sobre o rolo, deve-se manter essa posição sem que o pé toque o solo.
  • Exercício utilizado para equilíbrio e propriocepção.

5) Automomassagem

  • Assuma posições que possa massagear o músculo em toda sua extensão sobre o rolo, realizando o movimento de vai e vem.
  • Como por exemplo, manter-se em decúbito ventral no solo com o músculo quadríceps apoiado no rolo que está perpendicular ao corpo.
  • Realize o movimento de vai e vem do corpo com o auxílio dos membros superiores.
  • Esse exercício é realizado para promover o alivio de tensões musculares.

Acessórios de Pilates: Orbit

Fonte: http://physiopilates.com

Esse acessório é constituído de um carrinho acolchoado, o qual permite exercícios na posição sentado, ajoelhado, deitado e com apoio de mãos ou pés.

Devido à presença de rodinhas na parte inferior do acessório, é possível realizar facilmente o deslizamento do acessório em qualquer direção. Podem ser treinados os membros superiores, membros inferiores e o core.

A seguir apresentaremos alguns exercícios que podem ser realizados com o auxílio do Orbit.

1) Flexão Lateral de Tronco

  • Em sedestação com as pernas na posição do exercício “mermaid”, uma mão apoiada no orbit e a outra mão ao lado do corpo.
  • Realize a flexão lateral de tronco empurrando o carrinho para longe do corpo e elevando o outro braço por cima da cabeça.
  • Esse exercício é utilizado para o alongamento de cadeia lateral de tronco.

2) Swan com Rotação de Tronco

  • Em decúbito ventral no solo com os antebraços apoiados no orbit que está à frente, realize a extensão de tronco trazendo o carrinho em direção ao corpo.
  • Mantendo essa posição realize a rotação de tronco para um lado e depois para o outro lado.
  • Esse exercício é utilizado para alongamento de cadeia anterior de corpo e também para mobilidade articular.

3) Standing Hip Stretch

  • Em ortostase com um pé apoiado no orbit e o outro no solo, braços ao lado do corpo, realizar a flexão de joelho da perna que está apoiada no orbit.
  • Mantendo a outra perna estendida e realize uma flexão de ombros a 90º, semelhante ao exercício “agachamento afundo”.
  • Esse exercício é utilizado para trabalhar fortalecimento dos membros inferiores, equilíbrio e propriocepção.

Acessórios de Pilates: Centopéia

Fonte: Pinterest

Como o próprio nome já diz, parece uma centopéia.

Trata-se de uma estrutura sensorial, composta pela junção de diversas bolas, permitindo assim a execução de exercícios que promovam a mobilização articular, equilíbrio, consciência corporal, força, e também permite a realização da automassagem, promovendo dessa forma um relaxamento muscular.

A seguir apresentaremos alguns exercícios que podem ser realizados com o auxílio da Centopéia.

1) Roll Down

  • Em sedestação na centopéia longitudinalmente, realize o exercício roll down.
  • Esse exercício é utilizado para fortalecimento abdominal e mobilização vertebral.

2) Spine Twist

  • Em sedestação na centopéia transversalmente, realize o exercício spine twist.
  • Esse exercício é utilizado para fortalecimento abdominal, fortalecimento de eretores de coluna, mobilização da coluna vertebral em rotação e estimula a ativação do assoalho pélvico.

3) Em pé sobre a Centopéia

  • Em ortostase na centopéia transversalmente, realize flexão plantar e dorsiflexão.
  • Esse exercício é utilizado para trabalhar o equilíbrio e a propriocepção.

Acessórios de Pilates: Flymoon

Fonte: http://physiopilates.com/

A flymoon foi desenvolvida devido à ideia de utilizar a meia-lua invertida, deixando o lado côncavo para cima. Ela possibilita trabalhar o fortalecimento, o equilíbrio e a propriocepção de maneira divertida.

A seguir apresentaremos alguns exercícios que podem ser realizados com o auxílio da flymoon.

1) Andando na Lua

  • Em ortostase na flymoon, com um pé apoiado em cada borda, realize movimento de caminhada lenta.
  • Dessa forma a flymoon irá descer de um lado e depois do outro, e essa caminhada pode ser acelerada.
  • Esse exercício é utilizado para trabalhar fortalecimento de membros inferiores, equilíbrio e propriocepção.

2) Boia de Tronco

  • Em decúbito dorsal dentro da flymoon, ir para um lado e para o outro, girando o corpo.
  • Esse exercício é utilizado para estimular o relaxamento muscular.

3) Gato Ajoelhado

  • Ajoelhado em uma borda da flymoon e com as mãos apoiadas na outra borda, realizar o exercício cat stretch.
  • Onde deve-se realizar um arredondamento da coluna vertebral, articulando a mesma desde a região do cóccix até a cabeça e empurrando com as mãos a borda da flymoon para baixo.
  • Mantenha durante alguns segundos, e então articule a coluna sequencialmente até a extensão da coluna torácica, empurrando com os joelhos a flymoon para baixo.
  • Esse exercício é utilizado para a mobilidade e flexibilidade de coluna vertebral, e controle abdominal.

Concluindo…

A utilização de acessórios de Pilates durante a sessão, proporciona uma vasta quantidade de exercícios que podem ser acrescentados em sua sessão, deixando ela diversificada, desafiadora e convidativa para seu paciente/aluno a enfrentar o seu próprio corpo.

Nesta matéria foram apresentados alguns dos acessórios de Pilates que podem ser adicionados em sua sessão, porém existem muito mais acessórios que podem ser utilizados.

Assim como os exercícios que foram apresentados também são uma pequena parte do que se podem fazer com os acessórios.

Para programar sua sessão pense em seu paciente/aluno de forma exclusiva, observe o que os acessórios podem contribuir para que ele atinja os seus objetivos com a utilização do Método Pilates.

É muito importante observar as limitações de cada pessoa, e lembrar que os acessórios podem dificultar ou muitas vezes auxiliarem a execução dos exercícios.

É importante lembrar que os acessórios de Pilates podem ser utilizados juntamente com os equipamentos do Método, podendo ser acrescentados até mesmo nos exercícios originais do Método Pilates.

Existem várias maneiras deles serem unidos, como mencionado anteriormente tanto para dificultar quanto para ajudar na execução dos exercícios.

Portanto, utilize os acessórios de forma consciente e que acrescentem de forma positiva a sua sessão, eles são incríveis e com certeza seu paciente/aluno irá adorar a sua sessão.

Written by Jessica Marques da Silva

Jessica Marques da Silva

Fisioterapeuta com especialização acadêmica em Método Pilates. Cursos complementares de MAT Pilates e Acessórios, Pilates Aéreo, Pilates Avançado, Pilates Clínico, além de diversos artigos científicos publicados em periódicos.

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