Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A gravidez é uma fase onde a mulher experimenta inúmeras alterações fisiológicas e devido a isso, a gestante passa a ter mais cuidado com o corpo. Por essa razão, o entendimento a respeito dessas mudanças, poderá promover a melhoria da saúde da mulher, como a utilização da drenagem linfática manual.

Mas são essas mudanças que propiciam um meio melhor para o feto crescer, ocupando o espaço que antes era de órgãos e que com o crescimento do abdômen, o seu centro de gravidade, a postura e sua marcha mudam. A dor começa a fazer parte da rotina, o que muitas vezes, torna difícil realizar atividades de vida diária.

Sabe-se que as futuras mamães também passam a ter retenção de líquido devido ao aumento de substâncias hormonais, as alterações na circulação e a compressão da veia cava.

Por isso há indicação de escolher tratamentos que não tenham riscos para a gestante e bebê, bem como traga melhoria da qualidade de vida dessas mulheres.

A Drenagem Linfática Manual (DLM) e o Pilates serão as melhores escolhas de cuidados no período gestacional, pois um momento lindo e único deve ser também prazeroso.

Sistema Linfático

O sistema linfático é composto por gânglios linfáticos, linfa e vias linfáticas. Tem como função empurrar a linfa de uma região para outra, como se fosse um efeito dominó. E a Drenagem Linfática Manual (DLM) consegue aumentar a velocidade da linfa em até 40%.

Sabe-se que nosso corpo tem uma via que é responsável para conduzir o sangue do coração para os tecidos, chamada de artéria e uma via que transporta dos tecidos para o coração, as veias. O sistema linfático é secundário ao arterial e paralelo ao venoso.

Os primeiros relatos a respeito do tema, foi em 1936, onde era feito a manipulação do sistema linfático para reforçar a defesa imunitária, e anos depois foi criado e comprovado os benefícios do método de drenagem linfática.

Drenagem Linfática Manual

A Drenagem Linfática Manual é feita com movimentos leves, pois o Sistema Linfático é superficial e sensível.

Os movimentos de bombeamento realizados na sessão de DLM conseguem eliminar os líquidos que se acumulam nos membros inferiores, principalmente.

Ou seja, as manobras da Drenagem Linfática Manual conseguem coletar e conduzir os líquidos parados, sendo considerada a nossa lixeira, pois através desse sistema que os nutrientes chegam e o lixo celular é retirado.

A DLM também consegue nutrir e oxigenar os tecidos, melhorando a distribuição dos hormônios e aumentando a quantidade de líquidos excretados.

Como o Pilates pode ajudar?

A atividade mais indicada para uma gestante é o Pilates.

Por ser um exercício que promove uma melhoria na postura, fortalecimento (principalmente do assoalho pélvico) e um condicionamento físico, além do baixo impacto, torna-se um importante aspecto para incentivar o parto normal.

Porém tem como objetivo também de diminuir as dores provenientes do aumento do peso e a mudança do centro da gravidade, ajudando a gestante a sustentar o útero e o bebê, sem sofrer com o desconforto na região lombar.

Outros benefícios vistos através do Pilates, é a consciência corporal, o alongamento e o relaxamento. Uma gestante calma e preparada tem sua autoestima aumentada.

É muito importante em uma aula para gestante, exercícios que promovam a estabilização e ter em mente que o assoalho pélvico precisa ser trabalhado.

Os cuidados devem ser para evitar desconfortos na lombar, pressão na veia cava e riscos de queda. Uma outra questão que precisa se ter cautela, é sobre a frouxidão ligamentar que acontece por volta da 24ᵃ semana com o aumento da relaxina.

Exercícios de Pilates para Gestante

1) Footwork

  • Na Chair, sentar com os pés apoiados nos pedais, realizar o abaixamento.
  • Como variação, pode ser feito de pé.
  • O mesmo exercício é recomendado realizar no Reformer, cuidando com a posição deitada por longo período.

2) Clam

  • Deitada de decúbito lateral (DL), com os calcanhares unidos, realizar uma abdução da coxa.

3) Fortalecimento de Membros Superiores

  • De joelho no Cadillac, ou sentada, com as alças nas molas, realizar a extensão de ombro.
  • Sentada ou em DL no Cadillac, segurando a barra e uma mola vindo de cima, puxar a barra, trabalhando o bíceps e peitoral

4) Mermaid

  • Sentada no Cadillac, segurando a barra móvel, abaixar a barra realizando uma flexão lateral.

5) Exercícios Metabólicos

  • Esse exercício pode ser feito no Reformer, no Cadillac ou com um elástico no pé.
  • Trabalhar a dorsiflexão e a plantiflexão, contraindo a panturrilha, estimulando o retorno venoso.

Concluindo…

Quando se associa a drenagem linfática manual com o Pilates, é possível trazer muito mais conforto durante a gestação, do que quando se realiza apenas uma abordagem.

Em um estudo de Fonseca, 2009, foi confirmado essa afirmação, pois a atuação do Pilates e da Drenagem Linfática de forma conjunta, propiciou maior alívio da dor, diminuição de edema, melhora da autoestima, diminuição de ganho de peso corporal extra e melhora da postura.

Portanto, mesmo com algumas limitações devido aos cuidados que devem ter durante essa fase que estão gerando uma vida, existem opções que ajudam no bem-estar da mulher.

Afinal, é na gestação que as mulheres merecem esses cuidados, onde a drenagem linfática junto com o Pilates possibilita uma forma de prevenção e também de reabilitação de desconfortos existentes.

Referências Bibliográficas
  • FONSECA, F.M., et al. Comparação entre a drenagem linfática manual e atividade física em mulheres no 3o. trimestre de gestação. Fisioterapia Ser, v.4, n.4, 2009.
  • DAL PONT, T. PILATES MÉTODO UNICFISIO. 2013.
  • Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino – 2010.
  • MACHADO, C.G., et al. O MÉTODO PILATES NA DIMINUIÇÃO DA DOR LOMBAR EM GESTANTES.
  • BURTI, J.S., et al. Adaptações fisiológicas do período gestacional.
    Fisioter. Bras
    ;7(5):375-380, set.-out. 2006.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.