Posted in:

E-book Biomecânica: Conheça esse material completo!

Biomecanica-2

Durante muito tempo os estudos dos movimentos corporais foram realizados baseados no corpo estático. O que já nos proporcionou um grande conhecimento sobre: os ligamentos, músculos, ossos e várias estruturas corporais.

Além de uma importante gama de princípios e técnicas usadas até hoje. Entretanto, pouco da biomecânica do Método Pilates foi explorado até os dias atuais.

Pensando nisso, resolvi fazer o conteúdo mais completo sobre esse assunto. Pois mesmo sendo pouco explorado, é um assunto muito importante que deve ser debatido e estudado. A Biomecânica no Pilates é essencial ser compreendida para que possamos usufruir de tudo que o Método Pilates nos oferece. Entendendo assim porque Joseph Hubertus Pilates foi um gênio, muito além de sua época.

Joseph Pilates já dizia:

“A Contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares e a correta utilização e aplicação dos princípios mecânicos que abrangem a estrutura do esqueleto, um completo conhecimento do mecanismo do corpo e uma compreensão total dos princípios de equilíbrio e gravidade, como nos movimentos do corpo durante a ação, no repouso e no sono”

Esse pedido de Joseph foi atendido com o incremento de novos exames e técnicas laboratoriais. O que permitiu que seus exercícios fossem estudados profundamente, de forma que tivéssemos mais compreensão do corpo em movimento.

O que vem nos proporcionando a quebra de vários paradigmas em diversas áreas, surgindo assim uma biomecânica, mais precisa eficaz, e por vezes, até contraproducente.

E apesar de ser um dos sonhos do Joseph Pilates, talvez nem ele mesmo imaginaria os rumos que seu Método tomaria em todo mundo.

E como já sabemos, o crescimento acelerado de qualquer coisa, tende a deixar “furos” e alguns itens importantes passarem despercebidos. Com o Pilates não é diferente e por isso a importância de tratarmos sobre a biomecânica do Método Pilates.

Adquira esse material!biomecanica-ebook

Esse e-book foi pensado para você instrutor, que quer compreender mais e dominar a biomecânica de cada movimento realizado dentro do Pilates. Após tornar conhecimento deste tema você descobrirá o quão mais fácil e objetivo será a sua aula e o seu tratamento com o seu aluno. Não tenho dúvidas de que se você dominar este assunto o seu nível como Instrutor irá aumentar absurdamente e a sua autoridade diante dos seus alunos também.

Um pouco do e-book: Conceito de EstabilidadeEstabilidade

Ainda tem dúvidas de quanto esse assunto será importante para você? Aqui vamos dar uma amostra do e-book, uma pequena parte desse conteúdo completo para você se especializar ainda mais.

Nesse trecho do e-book falo sobre o Conceito de Estabilidade, confira:

Como vemos o Pilates não é uma receita pronta, com comandos prontos, e cada paciente deve ser analisado, bem avaliado, para traçarmos nossa estratégia de atendimento.

Vamos analisar agora o conceito da Estabilidade segundo a física mecânica, e logo adianto, que diante de todas as pesquisas apresentadas, Joseph Pilates foi muito feliz e genial ao criar seu método.

O que fazemos até hoje proposto por Pilates é a estabilização segmentar ou o fortalecimento do Power House, acreditando que quanto mais forte for o Power House mais estável estará a coluna vertebral gerando menos lesões.

Pela física esse conceito não está errado, porém encontra-se mal-entendido e incompleto, pois confunde-se estabilidade com rigidez, ignorando-se a mobilidade.

Pela física, estabilidade é a energia potencial de um corpo, energia esta que pode ser armazenada nesse corpo. Essa energia pode ser transformada em energia cinética (de movimento), se esse corpo estiver equilibrado e em energia potencial gravitacional, ou gerada pela força solo, pode ser transformada pelos nossos tendões e músculos em energia cinética que gerará estabilidade para nosso corpo em movimento.

Estabilidade é igual rigidez vezes mobilidade. Logo se fortalecermos muito o Power House, teremos muita rigidez e menos mobilidade, perdendo assim a energia potencial elástica gerada por nossos músculos.

Ao contrário, se formos muito móveis também teremos um problema, perdemos estabilidade, e também não conseguimos gerar energia potencial elástica.

Portanto, um corpo em equilíbrio deve conseguir utilizar, de forma econômica, tanto na rigidez quanto na mobilidade, uma fonte de energia cinética para o movimento sem riscos de lesões.

Então, baseada nos conceitos físicos, posso afirmar que o Método Pilates é uma série de exercícios completos, pois trabalha, tanto a mobilidade, quanto a rigidez (estabilidade).

As pesquisas recentes muito agregaram ao conceito de estabilidade, e alguns ajustes já são aceitos pelo Pilates Clássico. As pesquisas seguem sugerindo somente um ajuste de menor força para estabilidade segmentar para não gerar rigidez – aumento da pressão intra cavitária – desequilibrando assim, todo o sistema.

Concluindo…Biomecânica-no-Método-Pilates

Agora você já pode conferir esse material completo, é só acessar e baixar pelo link: http://materiais.vollpilates.com.br/livro-biomecanica

Espero que vocês gostem e se apaixonem ainda mais pelo Método Pilates!

Written by Janaína Cintas

Janaína Cintas

Escritora, Bicampeã mundial de BMX e Fisioterapeuta Graduada pela Universidade da Cidade de São Paulo. Ex-monitora no terceiro e quarto ano da Professora e Doutora da USP, Elisabete Alves Gonçalves Ferreira. Posteriormente se aperfeiçoou em Gerontologia na Pós-graduação da Universidade Federal do Estado de São Paulo. Subsequentemente se especializou em Cadeias Fisiológicas do Método Busquet, Reeducação Postural Global (RPG) de Philippe Souchard e Pilates. Trabalhou como Fisioterapeuta no Hospital Albert Einstein, foi sócia fundadora da clínica JC Pilates por 10 anos e recentemente cursou Pilates Aéreo pela Escola Internacional de Madrid, Espanha. E integrou a equipe de Pilates Aéreo de Madrid, como professora titular durante 1 ano.
Janaína é autora do Livro " Cadeias Musculares do Tronco", lançado em 2015 em Madrid, São Paulo, Rio de Janeiro e Belém.
Atualmente ministra cursos e palestras sobre a Fisioterapia, faz parte do Grupo Voll Pilates e tem interesse de Pesquisa nos temas Saúde, Postura e Ensino.

4 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *