Posted in:

Equipamentos de Pilates criados por Joseph

Joseph Pilates, no decorrer de sua vida, criou não só o maravilhoso método praticado atualmente em todo o planeta, mas também os  primeiros acessórios e equipamentos de Pilates.

Claro que isso não é novidade para você, profissional do Método, mas o que eu gostaria de abordar é a importância de conhecermos todos os equipamentos criados por Joseph.

Os Primeiros Equipamentos de Pilatesequipamentos-de-pilates-04

Muito mais do que apenas criar, Pilates, revolucionou a vida de muitos de seus alunos durante a formação do Método, que até então era conhecido como Contrologia.

É preciso entender ou relembrar um pouco mais sobre cada um dos primeiros equipamentos de Pilates, por isso trago para vocês cada um deles e suas características.

Reformer

equipamentos de pilates 01

Dispensa apresentações, já que é um dos equipamentos mais usado. Além do Mat (solo), é o único em que Joseph criou uma sequência, com uma ordem definida de exercícios e número de repetições pré-definidas.

Essa ordem tem como objetivo trabalhar com “fluxo” (um dos princípios do método), além de propiciar um trabalho completo sem sobrecarga em nenhum grupo muscular.

Infelizmente, somente as escolas clássicas utilizam a sequência na mesma ordem criada por Pilates que funciona quase como uma coreografia e tem por obejtivo “reformar”a postura do aluno, por isso o nome do aparelho.

Na versão original, o Reformer é composto por uma unidade móvel sobre trilhos que utiliza a resistência de  4 molas com a mesma tensão. Atualmente, os modelos vendidos são compostos por 5 molas sendo 4 de mesma tensão e uma mola um pouco menos resistente.

Cadillac ou Trapézio
equipamentos de pilates 02

Quando desenvolveu este equipamento, Joseph ficou tão orgulhoso do seu invento que resolveu dar-lhe o nome de algo muito valorizado e desejado na época, e o carro Cadillac era o sonho de consumo de qualquer um.

Esse é o principal aparelho do Método e também pode ser chamado de Trapézio, devido a sua característica de possibilitar exercícios aéreos com o auxílio de uma estrutura semelhante à um trapézio de circo.

O protótipo foi criado a partir de uma cama de hospital, tendo como inspiração sua prática no exílio  de utilizar as molas das camas presas às guardas das camas como resistência para realizar exercícios com seus colegas que estavam acamados.

O Cadillac é um dos equipamentos de Pilates mais utilizados até hoje e que possibilita o trabalho do corpo todo de forma diversificada trazendo inúmeras opções de exercícios e atendendo todas as populações.

High Chair ou Eletric Chair

equipamentos de pilates 03

Foi criada a partir de uma cadeira de rodas, na qual foi colocado um pedal móvel, resistido por duas molas.

A ideia para sua criação seria possibilitar movimento e atividade física até mesmo quando se está sentado, seja durante as refeições ou durante a leitura de um livro.

No início, havia também duas molas na parte superior para exercitar os braços (deu origem a Arm Chair).

Joseph dizia que a High Chair era o“Reformer na Vertical”.

Atualmente, poucos exemplares são vistos em estúdios de Pilates, a High Chair seria uma versão facilitadora dos movimentos em relação à Wunda Chair.

Normalmente encontramos essas cadeiras em estúdios da linha clássica.

Arm Chair ou Baby Chair

equipamentos de pilates 04

Joseph tirou as molas de braço da High Chair e as colocou numa uma cadeira menor, para trabalhar com ênfase nos membros superiores.

O apoio nas costas ajuda a manter a estabilidade da cintura escapular durante o movimento.

A mobilidade do encosto da cadeira propicia o aumento, ou não, do grau de dificuldade dos exercícios.

 

 

 Wunda Chair
equipamentos de pilates 05

Para possibilitar novos movimentos, Joseph primeiro tirou o encosto das costas da High Chair, mas manteve as duas molas no pedal. Depois ele pensou em torná-la mais desafiadora tirando também as alças, deixando a cadeira sem nenhum apoio para as mãos ou tronco.

A Wunda Chair é a versão mais difícil para a execução do repertório da Chair, além disso é possível combiná-la com os demais aparelhos para criar exercícios inovadores e ainda mais desafiadores.

A criação da Wunda Chair também foi baseada na ideia de criar um equipamento que as pessoas pudessem se exercitar em casa, e ao mesmo tempo, podendo se tornar parte da mobília da casa (para não ocupar espaço).

Se observar com cuidado, ao virar a cadeira pode-se usar a base como encosto e o degrau fechado como assento, transformando-a em uma cadeira comum.

Assim nasceu a Wunda Chair.  Joseph não deixou de usar nenhum dos outros equipamentos de Pilates como  a High Chair ou  Arm Chair, ele inventou uma 3ª cadeira.

Ladder Barrel
equipamentos de pilates 06

Pilates, como um ‘genuíno alemão’, adorava cerveja. O Ladder Barrel foi criado a partir da observação de um antigo barril de cerveja.

Os principais exercícios realizados nesse aparelho promovem a extensão e flexão da coluna e flexibilidade da musculatura extensora do quadril e flexora do joelho.

O desenho do equipamento favorece a execução de exercícios simples com a intenção de reduzir o encurtamento da musculatura posterior dos membros inferiores ou para alunos em nível avançado e atletas cujos movimentos exigem maior grau de dificuldade.

Small Barrel e Spine Corrector

O formato arredondado dos três equipamentos é o mesmo, o que muda é a altura de cada um, possibilitando um número maior de exercícios e o aumento do grau de dificuldade. Os equipamentos foram criados para trabalhar principalmente a flexibilidade da coluna e articulações do quadril e ombros.

equipamentos de pilates 07

Wall Unit ou Tower

equipamentos de pilates 08

É a versão compacta do Cadillac, adaptado para ambientes menores e mais baixos. Como o próprio nome diz, esse aparelho é uma unidade de parade e deve ser fixado à ela.

Quase todos os exercícios do Cadillac podem ser feitos nesse aparelho, com exceção dos exercícios em que utilizamos as hastes superiores da estrutura, como por exemplo o Hanging, Pull up, Candle, etc.

O Wall Unit é muito usado para aulas em pequenos grupos possibilitando realizar uma aula dinâmica e com repertório, como o Reformer.

 

Guilhotina

equipamentos de pilates 09

Também projetado para as pessoas se exercitarem em seus lares. Esse aparelho pode ser considerado ameaçado de extinção.

Pouquíssimos estúdios que desenvolvem o Pilates clássico possuem esse aparelhos. Além disso, é extremamente difícil encontrá-lo para vender.

Joseph mais uma vez pensou em um aparelho que não ocupasse espaço dentro de casa.

A Guilhotina tem o formato do batente da porta e o objetivo era acopla-la no vão da porta. Muitos exercícios do Cadillac podem ser feitos nela também.

Ped o Pull ou Pedipole

equipamentos de pilates 10

Uma haste em formato de “T”, os exercícios são feitos sempre na posição em pé. Por isso é muito utilizado para finalizar a aula. Também é um aparelho pouco encontrado e de difícil aquisição.

“É um equipamento instável propositalmente, que exige, na maioria dos exercícios, que o próprio praticante tenha de estabilizá-lo, utilizando seu centro de força.”

(Trecho do livro: Método Pilates de Condicionamento do Corpo- Cecilia Panelli e Ademir de Marco – PHORTE EDITORA)

Eu devo utilizar todos os Equipamentos Clássicos?equipamentos-de-pilates-03

Infelizmente a maioria dos Studios não trabalha com todos esses equipamentos de Pilates. Isto ocorre por vários fatores, entre eles:

  1. Falta de espaço nos estúdios – a opção é ter apenas os principais: Reformer, Cadillac, Chair (apenas uma delas) e Ladder Barrel.
  2. Financeiro – os equipamentos e acessórios clássicos são mais caros pois muitas vezes devem ser importados. Alem disso, são bastante raros no mercado.
  3. Cursos curtos – Conhecer os equipamentos e exercícios criados por Joseph leva tempo. É muito conteúdo para um curso com menos de 450h (referencia da PMA). Infelizmente, a maioria dos cursos oferecidos tem a carga horária reduzida e o conteúdo passado não chega nem na metade do repertório criado por Joseph Pilates e fica restrito aos quatro equipamentos mais usados (citados acima).
  4. Falta de conhecimento dos profissionais – Há profissionais que ministram cursos que não conhecem todos os equipamentos e acessórios.

Importante observar que estes são os nomes criados por Joseph Pilates, algumas escolas e/ou fabricantes usam outros nomes atualmente.

A Diferença entre os Equipamentos Atuaisequipamentos-de-pilates

Outro fato importante de ser observado é a diferença na aparência dos equipamentos contemporâneos. Hoje em dia, não só a estética foi modificada, mas também importantes medidas, influenciando na execução e nos objetivos dos exercícios.

As molas também foram modificadas nos equipamentos modernos: na intensidade, no tamanho e na quantidade em alguns aparelhos.

Cabe dizer que em muitos casos, nenhum critério ou estudo foram utilizados para tais mudanças, elas foram ocorrendo aleatoriamente. Mas também existem no mercado empresas sérias e modernas que trabalham com muita responsabilidade. procure avaliar com cuidado os aparelhos antes de adquirir.

Visite um estúdio que já utilize a marca e o tipo de aparelho do seu interesse e peça para experimentar, pergunte sobre o quanto o proprietário está satisfeito com a qualidade  e versatilidade dos aparelhos.

Concluindo…equipamentos-de-pilates-02

É importante que cada profissional do método conheça as características dos equipamentos de Pilates que trabalha, inclusive os primeiros que surgiram, para saber como utiliza-los da melhor maneira ou até esclarecer alguma dúvida que o aluno pode ter.

Além destes equipamentos, Joseph Pilates criou vários acessórios, o mais conhecido é o Magic Circle. No próximo artigo apresentarei cada um deles para vocês!

Não esqueça de comentar caso tenha alguma dúvida, também compartilhe esse artigo para  que outros instrutores ou alunos conheçam mais o método.

*Todas as imagens mostram equipamentos da Gratz Industries (EUA)

1 Comentário

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *