Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Brincadeiras com bola, bambolê, pular corda, esconde-esconde, amarelinha, queimada… Todas elas são brincadeiras do passado. As crianças tem apresentado cada vez mais cedo patologias e problemas posturais! É aí que entra o Pilates para crianças!

Com a modernidade, as crianças estão cada vez mais perdendo qualidade de vida, liberdade e saúde. Antigamente, fazíamos atividades que envolviam esforço físico através de brincadeiras de rua. Continue lendo para entender!

Sedentarismo infantil cada vez mais presente

Hoje, por conta de inúmeros fatores sociais e culturais como o aumento da violência e o crescimento do uso de automóveis nos centros urbanos, as ruas se tornaram um ambiente perigoso para as crianças brincarem.

Isso tem levado os pais a buscarem diversão no mundo digital como forma de entretenimento. Com o avanço da tecnologia, jogos eletrônicos podem ser acessados de qualquer lugar por meio de dispositivos móveis.

As crianças estão se divertindo de uma maneira sedentária. Além disso, atualmente faz parte da rotina ficar horas em frente ao computador, a televisão e a mesa de estudos.

Sem contar o considerável peso das mochilas e a má postura ao sentar nas carteiras escolares – que nem sempre são ergonomicamente corretas.

Com o mercado de trabalho cada vez mais disputado e exigente, as crianças iniciam cedo as atividades de preparação. Para que a inserção delas na faculdade e, futuramente no trabalho, sejam mais fáceis.

A realidade é que as crianças ficam com menos tempo para serem crianças.

Ai que entra o Pilates para Crianças para contribuir na melhora da qualidade de vida! O método promove:

Além de fazer a criança aprender a ter disciplina, concentração e descarregar toda energia contida. Os pais tem procurado, cada vez mais, por estúdios de Pilates para melhorar a saúde de seus filhos.

Isso, com o intuito de buscar melhor qualidade de vida, evitar e corrigir problemas posturais e também tratar outras patologias. Este último fator foi o que trouxe a aluna Júlia Miranda Duarte para meu estúdio de Pilates.

Um desafio incrível!

Em 2016, Suélen, mãe de Julia me procurou para pedir informações sobre o Pilates para Crianças. Queria saber se eu trabalhava com o público infantil.

Isso porque sua filha tinha indicação médica para praticar o Pilates para Crianças devido a uma constipação crônica.

No primeiro momento achei estranho, pois nunca tinha recebido ninguém no meu estúdio com esta indicação de constipação! A mãe de Júlia começou a relatar a dificuldade que a sua filha tinha para ir ao banheiro: o sofrimento e o desespero.

Isso já tinha virado um trauma para a pequena Júlia. Ela começou a fazer acompanhamento psicológico devido ao problema.

Suélen também disse que já tinha tentado de tudo: melhora da alimentação, homeopatia, massagens evacuativas… Nada teve um efeito tão significativo quanto esperava.

Devido a tantas frustrações, a pediatra da Júlia optou por tentar o Pilates para Crianças pois conhecia os imensos benefícios do método!

Não é nada fácil…

Júlia tinha apenas quatro anos e eu nunca tinha trabalhado com criança nessa faixa etária, mais aceitei o desafio. Seria um desafio para mim e para Júlia.

A menina começou a fazer as aulas junto com sua mãe, que aproveitou também para começar a praticar o método e incentivar a filha.

Não vou dizer que o começo foi fácil: Júlia era bem novinha e queria mais era brincar no meio de tantas bolas e equipamentos diferentes. Ela via tudo como um grande parque de diversões!

Mais com bastante criatividade – e meu conhecimento no método -, consegui fazer com que as aulas ficassem bem lúdicas.

Fiz com que Júlia se interessasse no método e sentisse prazer em realizá-lo! Assim, com algumas aulas de muita dedicação e paciência, começamos a notar os resultados.

… porém os resultados foram ótimos!

Os primeiros sinais foram aparecendo dentro do estúdio, pois a Júlia começou a parar no meio das aulas para poder ir ao banheiro.

Em casa, começou a ir no banheiro com mais frequência – sem os choros causados pelas dores e desconforto na hora de evacuar. Não imaginávamos que os resultados seriam tão rápidos e significativos. Hoje Júlia tem 6 anos e continua praticando o método 1 vez na semana acompanhada da mãe.

Além do benefício da melhora do funcionamento intestinal, Júlia também apresenta uma flexibilidade e consciência corporal incrível! Assim como, obteve uma melhora da postura, concentração e disciplina.

Como são as aulas de Pilates para Crianças?

As aulas são elaboradas de forma divertida e dinâmica, fazendo parecer uma verdadeira brincadeira! Os exercícios podem ser feitos utilizando acessórios, como:

Inclusive exercícios que imitam a postura dos animais!

O Pilates para Crianças é indicado a partir dos 4 anos, porém dependerá da maturidade e desenvolvimento de cada uma. A criança já deve ter consciência e entendimento sobre o método e como realizar os exercícios.

O ideal é ter uma turma apenas para crianças, para trabalhar a interação com outras crianças. O instrutor deve estar bem integrado com elas, pois crianças sempre exigem mais paciência, dedicação e cuidado.

Os resultados são percebidos rapidamente, afinal a velocidade de resposta da criança é muito maior que a do adulto! Lembrando que cada criança possui suas restrições e limitações, podendo elas serem físicas e/ou psicológicas.

Outro fator muito importante a ressaltar é que o Pilates para Crianças é uma atividade que respeita o desenvolvimento natural do corpo sem sobrecarregar as articulações ou oferecer riscos de lesões.

No Pilates para Crianças podemos trabalhar exercícios tanto no solo – utilizando acessórios -, como nos aparelhos, de forma que estes sejam convenientes com a idade da criança.

Alguns exercícios que podem ser trabalhados com a criança

Streches Side

Tem como objetivo alongar toda cadeia lateral, isquiotibiais e adutores da coxa. Trabalha também mobilidade da coluna, crescimento axial, alongamento da musculatura intercostal, melhora da coordenação motora e consciência corporal da criança.

Swan

Tem como objetivo mobilizar a coluna em extensão, alongar a cadeia anterior do tronco e estabilizar a cintura escapular.

Horse na Bola com Magic Circle

Tem como objetivo crescimento axial, alongamento e fortalecimento do quadril em abdução e adução, estabilização dinâmica do centro de força. Além do fortalecimento de membros superiores e peitoral ao apertar o Magic circle.

Teaser

Fortalecer os músculos reto abdominal e oblíquos interno e externo. Alongar e fortalecer os músculos gracil,adutor longo, adutor curto e adutor magno e alongar isquiotibiais

Hunging Pull Ups

Tem como objetivo fortalecer os músculos grande dorsal, romboide, infra-espinhoso, bíceps braquial, deltoide, paravertebrais e gluteo máximo. Mobilizar a coluna em extensão e flexão e aumentar a organização e integração do movimento.

Concluindo…

Posso dizer que trabalhar com crianças pode parecer um desafio a primeira vista. Porém, ver a melhora na qualidade de vida dos pequeninos é algo sem preço!

Neste especial de Dia das Crianças, quis deixar claro que o Método Pilates traz benefícios para todas as idades. Além de ajudar crianças a se recuperarem de patologias, como no caso de Júlia!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.