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Método Pilates e a Estabilização Segmentar na Dor Lombar

O Método Pilates está sendo cada vez mais utilizado, e as indicações são variadas: desde a criança até um idoso. São poucas as contraindicações e com alguns cuidados, uma minuciosa avaliação e quando aplicado de acordo com seus princípios, o Pilates já mostrou seus inúmeros benefícios.

Quando se trata de dor lombar, o Pilates têm resultados satisfatórios, o que mantém o paciente fiel ao método.

Segundo a OMS depois da primeira crise de lombalgia, a recorrência acontece em 90% dos pacientes e pode ter causas variadas, como por exemplo:

  • Maus Hábitos Posturais
  • Sobrecarga
  • Aumento de Peso
  • Alteração do Centro de Gravidade numa Gravidez
  • Esforço Repetitivo
  • Atividades Profissionais
  • Degeneração de Elementos da Coluna
  • Desequilíbrio Muscular

Além também de uma falta de estabilização segmentar, causando um aumento na sobrecarga em uma determinada região, mudando assim a amplitude não fisiológica da zona neutra.

As principais patologias da coluna que causam dor são:

Hérnia de Disco: processo que ocorre a ruptura do anel fibroso, com o deslocamento da massa central, podendo comprometer raízes nervosas.

Espondilólise: perda de continuidade óssea entre o processo articular inferior e o superior de uma vértebra. Pode ser definida também como um defeito anatômico.

Espondilolistese: Deslocamento anterior ou posterior de uma vértebra em relação à outra.

Anatomia
Estabilização Segmentar - Anatomia

A cavidade abdominal é o local onde abriga a maioria dos órgãos. A parte superior, começando pelo diafragma, é a região que fica uma parte dos órgãos digestivos e a parte inferior é a região onde se encontra os órgãos genitais, chamada de região pélvica e sua limitação é o assoalho pélvico.

A parte posterior do abdômen é constituída pelas vértebras lombares, além dos  músculos da parede posterior, fáscia, nervos, vasos e linfonodos. Os principais músculos posteriores são: quadrado lombar, psoas maior e ilíaco.

Nessa região contém 5 vértebras, que são inumeradas, sendo chamadas por L1, L2, L3, L4, L5, sendo sua continuação o sacro, terminando no coccix.

Os músculos do tronco são divididos em dois grupos:

Músculos Profundos

  • Multifídio Lombar
  • Transverso Abdominal
  • Diafragma
  • Assoalho Pélvico

Músculos Globais

  • Reto Abdominal
  • Oblíquo Interno e Externo
  • Latíssimo do Dorso
  • Glúteo Máximo

Todas essas musculaturas, de uma forma geral, dão o apoio necessário para a coluna vertebral e pelve.

Músculos Importantes na Estabilização Segmentar LombarEstabilização-Segmentar---Coluna

A fraqueza ou inabilidade dos músculos profundos faz com que haja um atraso na ativação dos mesmos, havendo assim uma hiperativação dos músculos globais, causando uma instabilidade na coluna.

Devido a anatomia do transverso abdominal, sendo mais interno (abaixo do oblíquo interno e externo), ele tem pouca participação no movimento. Como um dos principais estabilizadores da coluna, sua principal função é abraçar o abdômen, aumentando a pressão intra-abdominal.

Os Multífidos são em forma de pirâmide, da cervical até a base do sacro, por isso fornecem a estabilização segmentar em toda a coluna. E para fechar o centro de equilíbrio temos o assoalho pélvico e o diafragma.

Então, quando os exercícios de Pilates são feitos de forma que esses músculos estabilizadores da coluna sejam ativados e fortalecidos, a dor e incapacidade funcional são reduzidas, o que torna o movimento harmônico.

Como ativar o Transverso Abdominal e MultífidoEstabilização-Segmentar---Transverso

Esses músculos são tão importantes para a proteção da coluna lombar, porém precisam ser treinados para haver seu recrutamento.

Para contração do Músculo Transverso Abdominal, é necessário pedir para o paciente, em decúbito dorsal e joelhos flexionados, uma respiração profunda, e no final da expiração deve se fazer uma pausa e uma contração do assoalho pélvico, como se estivesse segurando o “xixi”, de forma lenta.

Ou pode usar a manobra de esvaziamento abdominal, tentando levar o umbigo à coluna. Será possível sentir a contração do transverso na palpação, sendo localizado dois dedos para dentro e dois dedos para baixo da espinha ilíaca anterior.

Os multífidos são facilmente apalpados na região de L4 e L5, onde se encontram mais superficiais e ao realizar uma leve extensão do tronco em decúbito ventral.

Um importante aliado para a avaliação do Transverso do abdômen, é o uso de um biofeedback – o stabilizer. Com ele pode realizar o treino da contração do músculo e também ser um aliado nos exercícios do Pilates.

Assim será possível ter as respostas das quais precisamos para ter certeza que a estabilização segmentar está sendo efetiva. O paciente pode visualizar o monitor ajudando assim a controlar os músculos ativos. Isso trará segurança para o fisioterapeuta no tratamento da dor lombar.

Exercícios de Pilates com Ativação do Transverso Abdominal

Esses exercícios deverão exigir a ativação do transverso abdominal conforme explicado acima.

1) One Leg Stretch
Estabilização-Segmentar---One-Leg-Stretch

Em decúbito dorsal, joelhos e quadris em 90° pedir para o paciente esticar um joelho, voltando para a posição inicial. Alternando os membros inferiores.

2) Scissors
Estabilização-Segmentar---Scissors

Em decúbito dorsal, joelhos e quadris em 90° pedir para o paciente encostar a ponta do pé no chão, alternando os membros inferiores.

3) The Hundred
Estabilização-Segmentar---The Hundred

Em decúbito dorsal, bombear os braços para cima e para baixo com movimentos curtos e rápidos. Acompanhe o movimento dos braços com sua respiração: inspire durante 5 bombeadas e expire em mais 5. Pode ser feito com os joelhos e quadris em 90°.

4) Swimming
Estabilização-Segmentar---Swimming

Em quatro apoios, coluna alinhada, pedir para o paciente esticar membro inferior direito e membro superior esquerdo, voltando a posição inicial e alternando os membros.

Concluindo…Estabilização Segmentar - Concluindo

Quando existem músculos encurtados ou hiperativos e algum outro fraco, o exercício é realizado com um desequilíbrio muscular. Por isso quando realiza-se um exercício com o diafragma, transverso abdmominal, multifidos e assoalho pélvico contraídos, aumenta o suporte e a proteção da coluna.

Portanto, é necessário o profissional dar constante feedback para promover um exercício de qualidade e efetivo para dor lombar, onde os exercícios são modificados conforme a necessidade, aplicados desde a reabilitação até fitness.

Com todo o cuidado, a associação de Pilates com estabilização segmentar nas patologias da coluna foi comprovada e consegue trazer muitos benefícios para pacientes com quadro álgico.

 

Referências Bibiográficas
  • FERREIRA, D.R.; ALBINO N.T. Qualidade de vida com pilates clínico.
  • GOUVEIA, K.M.C; GOUVEIA, E.C. O MÚSCULO TRANSVERSO ABDOMINAL E SUA FUNÇÃO DE ESTABILIZAÇÃO DA COLUNA LOMBAR. Fisioter. Mov. 2008 jul/set;21(3):45-50.
  • VERONEZ, D.A.L; VIEIRA, M.P.M.M. Anatomia do abdome. rle.dainf.ct.utfpr.edu.br/hipermidia/images/documentos/Anatomia_do_abdome.pdf
  • DÂNGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 2ª ed. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 2005.

Written by Rachel Eugênio Pereira

Rachel Eugenio, Graduada em Bacharel em Fisioterapia, formada há 9 anos. Com Pós graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional. Curso de Pilates Tradicional, Clínico e Solo. Capacitação em ergonomia e cursos livres de Liberação Miofascial e Bandagem Elástica.

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