Posted in:

Pilates Suspenso – 10 Exercícios Clássicos Executados no AirMat

AirMat---CAPA

Atualmente vivemos um momento onde surgem inúmeras discussões sobre o que é e o que não é Pilates, se clássico ou contemporâneo, qual a melhor modalidade, enfim…

No entanto não é esse assunto que vamos tratar aqui – temos inclusive vários artigos aqui no blog que tratam sobre o tema.

Porém, quando se refere ao AirMat é sempre bom entendermos que podemos unir o clássico ao contemporâneo e aumentarmos a exigência dos exercícios quando aplicados nesse equipamento.

Mas o que é o AirMat?

O AirMat é o novo curso e equipamento da Suspensus.

Ele possui vários acessórios, como um mini-columpio para trabalhos associados a molas, e uma cadeirinha para exercícios de inversão, isométricos e desafiadores.

Porém o que mais chama atenção são as duas plataformas, Pilates (retangular) e Fitness (quadrada) que é basicamente um “MAT Suspenso”, ou seja, uma plataforma em suspensão para execução de diversos exercícios.

Podemos trabalhar exercícios de padrões fundamentais de movimento, os chamados exercícios funcionais e também Pilates.

Vale ressaltar que é possível utilizar a sua aplicabilidade desde suas variações contemporâneas até mesmo movimentos clássicos de repertório original criados por Joseph.

Mas afinal qual a diferença de realizar os exercícios no solo (mat) e na plataforma suspensa do AirMat?

Nós já falamos em outras matérias aqui no blog sobre os benefícios do uso da suspensão nas suas aulas…

Mas resumidamente, utilizando uma base instável você exigirá mais consciência e controle corporal na execução do movimento, maior ativação da musculatura estabilizadora – pelo simples fato de tentar controlar o balanço do equipamento – além do equilíbrio exigido pela plataforma.

Joseph dizia que a mente controlava o corpo.

“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”

Pilates exige concentração e quando estamos no AirMat esse conceito é elevado a outro nível, afinal a concentração é essencial em uma base instável.

Muitos exercícios considerados ‘simples’ no solo, podem se tornar desafiadores nos equipamentos em suspensão.

Ao mesmo tempo que é visto como um desafio a mais, a plataforma também pode servir como um método educativo para o aluno aprender a respirar, a se concentrar, a mobilizar a coluna corretamente, sem as famosas ‘roubadinhas’ e vícios que as vezes fazemos para executar o exercícios.

Se você não acreditava ser possível trabalhar as duas modalidades juntas, te convido agora a ver alguns exercícios de repertorio original adaptados ao AirMat.

1) The Roll Up
The Roll Up

2) The Double Leg Stretch
The Double Leg Stretch

3) The Saw
The-Saw

4) Rocker with Open Legs
Rocker With Open Legs

5) The Double Kick
The-Double-Kick

6) The Scissors
The-Scissors

7) The Shoulder Bridge
The-Shoulder-Bridge

8) The Leg Pull Front
The-Leg-Pull-Front

9) The Side Bend
The-Side-Bend

10) The Push Up
The-Push-Up

 

Agora que você já viu algumas das possibilidades do AirMat que tal experimentar?

 

www.airmat.com.br

Written by Vanessa Alves

Vanessa Alves

Mentora do método Suspensus. Graduada em Fisioterapia,pós graduada em fisiologia do exercício e prescrição do exercício. certificação mat.Pilates e pilates clínico, certificação internacional em pilates aéreo, ballet clássico pela royal academy of dance london, método integrado mormaii, método five konzept, core, total barre. Desde 2006 trabalha com artes circenses, mas especificamente com acrobacias duo e em grupos. Em 2008 iniciou no aéreo com foco principal em lira e tecido acrobático.

15 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *