Posted in:

Faixas Elásticas: Benefícios e Curiosidades sobre o Acessório!

Faixas-Elásticas---CAPA

No mundo fitness e do cuidado da saúde existem inúmeros equipamentos e acessórios idealizados para os desenvolvimento dos músculos e para o cuidado do nosso estado físico em geral, entre eles as Resistence Bands ou faixas elásticas, que ao serem utilizadas com a técnica e de forma adequada, proporcionam sem dúvida um trabalho revigorante e integral de todos os músculos do corpo.

As faixas elásticas foram desenvolvidas na Rússia no começo dos anos 50 para o treinamento de seus atletas e em terapias de reabilitação para a recuperação articular e muscular. Na Espanha, logo foram introduzidas algumas modificações pelo treinador de atletismo, Hans Ruf.

Além de conhecer inumeráveis benefícios terapêuticos, hoje em dia seus conhecimentos são utilizados nas rotinas do Método Pilates, Disciplinas Esportivas e na Reabilitação Fisioterapêutica.

Sobre as Faixas ElásticasFaixas-Elásticas-3

Seguindo o mesmo padrão de ideia, cabe destacar que as faixas elásticas são feitas de látex, o qual é obtido de uma proteína natural que se extrai da Hevea brasiliensis, mais conhecida como Seringueira ou árvore-da-borracha.

As faixas elásticas podem ser encontradas no mercado através de diversos nomes como: gomas elásticas, bandas elásticas, flex bands, rubber-band, entre outros e ao mesmo tempo você pode encontrar nas estantes das lojas em formatos tubulares, telas ou cintas; e dependendo do treinamento que realizará, decidirá qual equipamento ideal.

Por exemplo: se você for praticar Pilates, é recomendável que o ideal seja selecionar as cintas, já que desta maneira as faixas elásticas poderão se ajustar bem às plantas do pé ou a outras partes do corpo sem perigo, que possam causar danos a face ou aos olhos do usuário.

É necessário destacar que há diversas resistências que são determinadas por uma cor especifica, pois cada fabricante se dispõe de uma variedade de cores de faixas que vão desde as mais suaves, como as amarelas e as laranjas, outras de resistência média, representada pelas cores azul e roxo e outras muito mais resistentes como as cinzas e as douradas.

Agora, se você pensa em utilizar faixas elásticas com fins terapêuticos para reabilitar uma zona lesionada do corpo, o recomendável seria começar com uma resistência suave, e uma vez que o progresso seja visível fosse poderá incrementar a resistência das mesmas.

Agora se você pretende fazer um trabalho de potência e força, as cores prata, cinza e dourado seriam as mais adequadas para você. Se seu objetivo é usar as faixas para fazer Pilates, é recomendável seguir estes critérios básicos na hora de adquirir as faixas elásticas: a largura e comprimento.

Uma faixa de 110 a 120 centímentros de comprimento seria a mais adequada para a prática de qualquer exercício e a largura deveria ser de aproximadamente 10cm.

Para cuidar e prolongar a vida das faixas elásticas, selecionamos algumas dicas:

1) Uma vez que utilizada, guardas em uma bolsa ou caixa procurando sempre um espaço ventilado e fresco  

2) Para evitar que grude, colocar talco uma vez que seja utilizada, assim as propriedades elásticas serão conservadas e durarão mais tempo.

3) Ao treinar com a faixa, segurar entre o dedo polegar e o indicador ou envolver na palma da mão, evitando pressionar com as unhas já o que pode gerar risco de rasgá-las.

4) Procurar não usar com acessórios como: anéis, relógio ou brincos, que poderiam rasgar a faixa. 

5) Por último,  e não menos importante, é recomendável pelo menos uma vez a cada 30 dias, sempre lavando com água e sabão neutro para retirar o suor, secar com uma toalha e depois colocar talco. Desta maneira a vida útil da faixa elástica se prolongará por muito mais tempo.

Benefícios das Faixas Elásticas para seu StudioFaixas-Elásticas

Tendo claro essa informação, preste atenção em algumas vantagens e benefícios que obterão ao trabalhar com as faixas de resistência elástica.

  • São facéis de armazenar e transportar, algo que se aprecia quando a maior parte dos acessórios de treinamentos são volumosos, hoje em dia.
  • São de baixo custo.
  • Sua manutenção  é econômica.
  • Podem ser utilizadas como meio para o desenvolvimento da nossa resistência muscular, o que se traduz num corpo mais definido e forte. Ademais, são ideais para auxiliar no trabalho da flexibilidade e nos ajudam também a ganhar massa muscular dependendo do tipo de exercício que façamos com ela. Estas sem dúvida, potencializaram o trabalho dos músculos e as respectivas contrações, isto é, tanto durante as contrações concêntricas, excêntricas e isométricas.
  • Podem oferecer uma resistência deão movimento em todos exercícios, isto é, os músculos tendem a trabalhar de forma muito mais efetiva contra a resistência elástica, potenciando os resultados da atividade executada.
  • E por último, é magnifico fazer Pilates.

As faixas de resistências foram levadas ao mundo do Pilates para potencializar o trabalho dos exercícios de Mat e com as mesmas se podiam recriar sobre o solo muitos dos exercícios efetuados noreformer e cadillac.

Método PilatesFaixas-Elásticas----Método

Como já é de conhecimento, o método Pilates é um sistema de exercício que proporciona um treinamento global e inteligente de todo o corpo.

Criado pelo alemão Joseph Humbertus Pilates, o método foi idealizado para trabalhar de forma consciente e integral cada um de nossos músculos, em especial os músculos centrais que são constituídos pelos músculos do abdômen, eretores da coluna, os glúteos, e o períneo.

Para alcançar o fortalecimento dos respectivos músculos Joseph criou diversos aparelhos grandes e pesados que se encontram hoje nos estúdios de Pilates, tais como: o Reformer e o Cadillac, também conhecido como Trapézio.

Tais aparelhos ou máquinas contam com cordas, polias, molas e carros deslizantes que proporcionam resistência. Essas molas possuem propriedades elásticas e sua resistência se determinará pelas cores das faixas, sua espessura e comprimento.

Concluindo…Faixas-Elásticas-5

Vendo a similaridade existentes entre as faixas e as molas, é aqui que se introduz o uso dos elásticos no mundo do Pilates.

E ao ser tão versátil puderam se adaptar perfeitamente ao trabalho MAT e recriar os 33 movimentos criados por Joseph fazendo uso das faixas elásticas – como se fossem as molas – potenciando assim o trabalho de mais grupos especiais e em especial os do que compõem o power house.

Mas isso não acaba assim, depois dele fizeram estudos e se adaptaram também muitos exercícios do Reformer ao trabalho de solo.

Ou seja, com a ajuda de faixas e com a resistência que estas proporcionam fazem, podemos adaptar e realizar um trabalho semelhante ao das molas no solo, obtendo os mesmos benefícios a um menor custo e sem fazer uso dos grandes e caros equipamentos já mencionados.

Written by Carlos Zorrilla

Carlos Zorrilla

Licenciado em Educação Física e tem uma trajetória de mais de 13 anos no âmbito do Pilates. Em 2005 fundou o Pilates Training Center C.A., um centro dedicado à prática exclusiva de Pilates em suas diversas modalidades, na cidade de Puerto Ordaz na Venezuela. Se formou com professores prestigiosos tais como Michael King, Veronica Ponieman, Laura Pelinski, Rebeckah Rotstein, Federico Randazo, Madeline Black, Paula Pantano, Humberto Gracias, entre outros. Em 2015 foi professor/tutor de MK Pilates, formando e certificando mais de 100 instrutores no nome dessa escola em seu país natal, Venezuela.
Carlos foi o criador da técnica Mat Sequence e Reformerme on the ball. Técnicas inovadoras que conquistaram clientes e instrutores de Pilates. Ele também conta com seis publicações, destacando as seguintes: Matwork Pilates; Mat Sequence Módulo I e II; Pilates on a Roll; entre outros. Atualmente reside no Equador e inicia seus workshops nos próximos meses.

6 posts

4 Comentários

Deixe um Comentário
  1. Ola! Vcs tem um livro ou ebook com dicas de exercicios para matPilates com bandagens elasticas??

    Hoje em meu estudio trabalho com mat e faço poucas coisas com os elásticos. Sempre tive muito interesse em enriquecer esse trabalho mas nunca encontrei nada consistente sobre trabalho com bandagens.

    Vcs tem alguma dica de material?

    Muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *