Posted in:

Fibromialgia Tratada Através do Método Pilates

Fibromialgia---CAPA

Fibromialgia é uma doença hoje bastante conhecida, mas ainda existem pessoas que são portadores e não sabem ou não aceitam.

A Fibromialgia é uma das doenças reumatológicas mais frequentes, definida como síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, de etiologia desconhecida, que se manifesta no sistema músculo-esquelético.

Sua prevalência é de aproximadamente 2% na população geral, acomete mais as mulheres, e sua maior incidência está entre 30 e 50 anos, mas também pode ocorrer na infância ou na terceira idade.

Características da FibromialgiaFibromialgia-2

A doença é caracterizada por um quadro clinico importante que são:

Dor Muscular Generalizada

Geralmente a dor da fibromialgia é difícil de se caracterizar, nem forte nem aguda, e os pacientes falam em uma “dor cansada” e constante.

O diagnóstico dessas dores necessita que o paciente esteja com elas a mais de 3 meses e sentir dor em pelo menos 11 dos 18 pontos gatilho da fibromialgia.

Por vezes o paciente relata sensibilidade ao toque no corpo todo e principalmente nesses pontos e as dores na maioria das pessoas aparecem com mais ênfase no final do dia criando bastante rigidez muscular.

Alteração no Sono

Esse sintoma afeta 95% dos pacientes, e a dificuldade por conta da doença, é de manter o sono profundo, ou seja, ele é superficial ou interrompido, com isso a qualidade do sono cai e o paciente já acorda cansado. É o famoso “sono não reparador”.

Outras pessoas relatam desconforto nas pernas ao deitar para dormir e isso também atrapalha no momento do sono, chamado de síndrome das pernas inquietas, algumas apresentam síndrome da Apnéia do Sono, e param de respirar durante a noite toda causando uma queda na qualidade do sono e sonolência diurna excessiva.

Fadiga (Cansaço)

Outro sintoma bastante importante para a doença, esse cansaço parece ir além do causado somente pela falta de sono, os pacientes apresentam baixa tolerância às atividades de vida diária e aos exercícios, isso pode gerar a depressão que é um outro problema que pode estar relacionado à doença.

Depressão

Está presente em 50% dos pacientes com fibromialgia, mas é importante ressaltar que, a depressão é comum nos pacientes mas não são todos que apresentam depressão no quadro da fibromialgia.

As duas doenças devem ser tratadas juntas para que nem a fibromialgia aumente a depressão e nem o quadro de depressão aumente ainda mais as dores e a fadiga que causam a fibromialgia no paciente.

Outros Sintomas Importantes

Alguns pacientes se queixam de alteração de memória e déficit de atenção, o que acontece é que para o corpo, a dor é um sintoma bastante importante e o nosso cérebro gasta energia lidando com essa dor, ou seja, a memória e atenção saem muitas vezes prejudicada.

Outro sintoma que alguns paciente sentem é a síndrome do intestino irritável, bexiga sensível, dores de cabeça frequentes e maior sensibilidade a cheiros fortes e ambientes com muito barulho.

Podemos chegar a uma conclusão sobre a fibromialgia que a má qualidade do sono aumenta a fadiga, o cansaço do corpo e consequentemente aumenta a dor generalizada do paciente, ou seja, o que chamamos de “efeito dominó”, um sintoma aumenta o outro.

Assim o paciente depende de uma série de tratamentos pra que os sintomas diminuem e os pacientes possam ter uma qualidade de vida melhor.

Tratamento para a FibromialgiaFibromialgia-1

Como já disse acima, ainda hoje os médicos estudam mas não descobriram um tratamento especifico para a doença, e a ênfase é minimizar os sintomas que não deixam os pacientes terem uma boa qualidade de vida.

Ou seja, o tratamento tem como objetivo o alívio das dores, melhora na qualidade do sono, manutenção ou restabelecimento do equilíbrio emocional, melhora do condicionamento físico e da fadiga.

Existem alguns tratamentos farmacológicos que auxiliam esses pacientes a terem uma melhora nesses sintomas.

E, para nós, o mais importante são os tratamentos não farmacológicos que são a nossa área, trazendo recentemente bastante ênfase o exercício físico, como o Método Pilates.

Esses tratamentos como prática de atividade física, suporte psicológico, massagens relaxantes e acupuntura, devem ser feitos pelos pacientes com fibromialgia.

Mas mais importante é ressaltar que somente um deles não terá um bom resultado sendo feito sozinho, o paciente deve fazer todos os tratamentos juntos para que um auxilie o outro e assim exista uma grande melhora na doença.

Importância da Atividade FísicaFibromialgia-5

Todos os pacientes com fibromialgia, sem exceção, devem praticar atividade física, e o paciente tem liberdade total de escolher qual modalidade se encaixa melhor para a melhora da doença e da qualidade de vida e também qual atividade ele gosta mais.

A atividade física apresenta efeito analgésico, estimula liberação de endorfina, funcionando como um antidepressivo, proporcionando bem estar global e sensação de autocontrole.

Hoje muitos estudos sobre a doença mostram que as pessoas com fibromialgia necessitam de exercícios físicos aeróbicos, sem grande impacto para o aparelho osteoarticular, como caminhadas e hidroginástica, são bastante recomendados.

Mas também já existem estudos dizendo que o paciente com fibromialgia necessita de alongamentos e de fortalecimento muscular, claro dosados da forma correta para não ocorrer piora na doença, ou seja, exercícios de intensidade leve a moderada.

Nós instrutores de Pilates devemos estudar o paciente e como a doença o afeta e minunciosamente planejar nossas aulas para que elas tenham grande sucesso e para que ela seja tolerada pelo paciente com fibromialgia, desde o início por um período prolongado para que consigamos ter uma evolução importante com esse paciente.

Pilates na Vida do Paciente com FibromialgiaFibromialgia-6

O Pilates vai entrar na vida dos pacientes com fibromialgia para melhorar as dores através dos alongamentos que vão gerar alivio para o músculo e para as articulações que por conta das dores podem se apresentar rígidas.

Assim, com o exercício focado no alongamento de forma moderada vai ajudar na liberação muscular e das articulações deixando o corpo com uma sensação mais leve para esse paciente. Os alongamentos vão auxiliar também na melhora e manutenção do equilíbrio e na coordenação motora.

Vamos ter uma ajuda do Pilates no trabalho de força muscular.

O paciente com fibromialgia necessita de uma melhora no tônus muscular, e o trabalho de força nessa doença é bastante minucioso e requer muito cuidado, deve ser feito moderadamente e em uma intensidade baixa, o paciente deve sempre relatar para o instrutor se está no limite dele para que esse não seja ultrapassado e as dores não piorem.

O ganho e melhora de força muscular é bastante importante também, porque enquanto o corpo esta trabalhando para o ganho de força ele gera um bem estar contribuindo positivamente para aspectos psicológicos e auxilia muito na melhora da qualidade do sono.

Durante a aula de Pilates trabalhamos muito com exercícios posturais e que exijam postura correta associados com o trabalho de respiração.

Para a doença, os exercícios posturais são extremamente importantes, porque os pacientes com fibromialgia devem sempre manter a postura correta durante a prática do Pilates e no seu dia a dia para que tenham um bom suporte da coluna prevenindo sobrecarga e esforços repetitivos a fim de não gerar lesões na coluna.

Então conseguimos com nossos exercícios posturais promover uma postura adequada e com o trabalho da respiração promovemos um relaxamento geral do paciente e controle da ansiedade.

Outros Tratamentos ImportantesFibromialgia-3

Os tratamentos devem andar juntos na vida de quem possui fibromialgia, outros tratamentos importantíssimos que auxiliam muito na vida dessas pessoas e ajudam a ter um controle melhor sobre as dores e na qualidade de vida são:

Tratamento Psicológico

Alguns pacientes apresentam distúrbios psiquiátricos necessitando de um suporte psicológico.

Sem esse tipo de tratamento existe uma maior dificuldade de abordagem e da melhora clínica desses pacientes. O suporte psicológico vai ajudar a família a aceitar as condições do doente e ajudar na melhora dele também.

Acupuntura

Estudos recentes demonstraram que um grande grupo de pacientes com fibromialgia teve melhora da dor, melhorando uma série de sintomas da doença e auxiliando também na qualidade do sono através da acupuntura.

Massagens Relaxantes

Alguns pacientes não suportam nem o toque na pele muito menos nas articulações, mas a massagem realizada de forma relaxante e de baixa intensidade para pacientes que conseguem que esse tratamento seja realizado, é muito benéfico no auxílio sobre as dores do dia a dia.

Concluindo…Fibromialgia-4

O paciente com fibromialgia deve aceitar sua doença, e é de extrema importância que esteja bem claro que o tratamento depende muito dele mesmo e de sua atitude frente a fibromialgia.

Independente do uso ou não de medicamentos outros tratamentos devem ser realizados em conjunto, pois já foi mais que comprovado que nenhum desses tratamentos tem eficácia se forem realizados de forma isolada.

Os pacientes sedentários podem adquirir problemas bastante sérios e chegam até a ficar acamados. Além disso, pacientes portadores de fibromialgia não devem estar acima do peso, o que poderia agravar os sintomas.

Nesses casos, nós instrutores temos que ter paciência e dedicação com nossos pacientes de fibromialgia, eles precisam do nosso profissionalismo para que tenham uma qualidade de vida e de sono melhor.

Esses benefícios podem ser encontrados através da prática do Pilates.

Written by Leticia Gigante

Leticia Gigante

Fisioterapeuta formada na Puc Minas- Poços de Caldas, Pós graduada em fisiologia do exercício pela UFSCar. Formação completa em Pilates básico e avançado, curso completo de Pilates Suspensus, em formação do curso completo PHISIOPILATES, bailaria a 18 anos.

Instagram: @pilatesleticiagigante
Facebook: Pilates Leticia Gigante
E-mail: pilatesleticiagigante@outlook.com

4 posts

2 Comentários

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *