Posted in:

7 dicas de gestão financeira para um Studio de Pilates

7 dicas de gestão financeira para um Studio de Pilates
Gostou? Avalie!

Se você é dono(a) de um Studio de Pilates ou quer abrir um Studio, antes de continuar o texto eu queria te convidar para participar de um Grande Lançamento que acontecerá dia 30/01 às 22h pela internet. É online, ao vivo e gratuito.

Será o lançamento da Rede MetaLife Studios, uma parceria MetaLife e VOLL Pilates.

Se você deseja aumentar faturamento, fidelizar clientes, ganhar tempo, controlar as finanças, se capacitar e, principalmente DESTACAR SEU STUDIO no meio da multidão, eu te convido a conhecer o projeto.

Neste dia você terá a oportunidade de saber de todos os detalhes e mais que isso, de fazer parte dele. A Rede MetaLife será a Maior Rede de Studios do Brasil e você terá o apoio e supervisão direta das duas maiores empresas de Pilates do Brasil: MetaLife e VOLL Pilates.

Clique aqui para participar: http://bit.ly/conhecer-MetaLife-Studios

Bom, depois de se inscrever, vamos voltar ao texto…

 

 

 

Abrir um Studio de Pilates é uma empreitada que pode trazer diversos ganhos financeiros para o profissional e, com o crescimento da empresa e a ampliação do quadro de alunos, se tornar grande parte da renda mensal dos empresários.

Para o projeto dar certo, no entanto, é preciso ir além de prestar um excelente serviço e ter infraestrutura de qualidade: é necessário, ainda, cuidar da gestão financeira da empresa com eficiência.

Entre os pontos que irão ajudá-lo nesta tarefa estão: fazer um controle rigoroso das entradas e saídas de caixa, fazer um planejamento financeiro, contar com uma reserva para emergências e não misturar as finanças pessoais com as da empresa, entre outros.

Confira, no artigo de hoje, 7 dicas de gestão financeira para um Studio de Pilates!

Registre todas as receitas e despesas

studio-de-pilates-5

O primeiro passo para fazer uma gestão financeira eficaz no seu Studio de Pilates é ter atenção no registro de todas as entradas e saídas de caixa da empresa. Na prática, isso quer dizer que qualquer receita que o negócio tenha deve ser computada e, também, qualquer despesa, por menor que seja.

Além de registrar todos os valores, para melhor controle financeiro, é preciso ainda categorizá-los. As despesas podem ser divididas, por exemplo, em Fixas e Variáveis e devidamente especificadas (pagamento de funcionários, aluguel, conta de luz, de água, manutenção, etc).

Esse cuidado é importante para que você identifique, com rapidez, em que áreas estão os maiores gastos do seu Studio, se é possível reduzi-los e, ainda, quais são as principais fontes de receita da empresa.

Faça um planejamento financeiro

studio-de-pilates-4

Para ter certeza de que as finanças do seu Studio de Pilates irão caminhar da forma como deveriam, fazer um planejamento financeiro é essencial.

É neste documento que você irá fazer uma previsão de receitas e despesas, estipular quais os investimentos que gostaria de realizar a curto, médio e longo prazo, estabelecer quantas matrículas pretende fechar em determinado período, etc.

Ele será uma espécie de mapa para guiá-lo na trajetória de gestão da empresa. Lembre-se que o planejamento financeiro não é uma ferramenta estática.

Além de definir objetivos e metas para as finanças do seu Studio é importante acompanhar para ver se você está conseguindo atingi-los e, se for necessário, mudar o curso.

Fique de olho no capital de giro

Na hora de abrir o Studio de Pilates, muitos profissionais ficam preocupados com o investimento inicial necessário para começar a empresa.

É claro que essa é uma preocupação válida, mas, além da quantia necessária para o estúdio começar a operar, é importante prever ainda o dinheiro que deverá ser separado para manter a empresa funcionando enquanto o retorno financeiro não vem.

Ter capital de giro suficiente para esse período — que pode chegar a até um ano — é essencial para não ter que recorrer a empréstimos com juros altíssimos para pagar as contas porque as receitas ainda não superaram as despesas.

Tenha atenção ao pagamento das mensalidades

Aula-de-Pilates-(14)

Para que o seu Studio de tenha um faturamento satisfatório, é importante ter atenção especial ao pagamento das aulas e mensalidades.

Mantenha seu cadastro de alunos sempre atualizado, certifique-se de que os pagamentos estão sendo feitos na data correta e não deixe de cobrar aqueles que estão inadimplentes.

Caso ofereça descontos, tenha isso devidamente especificado. Além de ficar de olho nas receitas que têm que entrar, é essencial ter o mesmo cuidado com as contas a pagar.

Coloque lembretes de vencimento e evite atrasos para não ter que pagar multas e juros. O ideal é separar, pelo menos, uma hora por dia para cuidar das finanças do seu Studio de Pilates e verificar se tudo está em dia.

Tenha uma reserva para emergências

studio-de-pilates-3

Assim como é importante ter capital de giro, contar com uma reserva de emergências é um passo fundamental para manter saudáveis as finanças do seu Studio.

Esse fundo deve ser usado, como o próprio nome diz, para quitar gastos que não foram previstos, como um equipamento que quebrou, uma conta que não era esperada ou uma rescisão.

Crie um fundo que contenha dinheiro equivalente a cerca de seis meses de despesas da empresa. Coloque a quantia em um investimento como a poupança ou em CDBs e, assim, você poderá sacar o dinheiro sempre que precisar.

Não misture as despesas pessoais com as do Studio de Pilates

Muitos empresários iniciantes, por falta de conhecimento financeiro, não entendem a importância de manter separadas suas finanças pessoais e as da empresa. Esse é um erro comum, mas que pode atrapalhar seu fluxo de caixa e, até mesmo, comprometer o desempenho financeiro do seu Studio de Pilates.

Para não ter confusão, crie uma conta corrente separada para a empresa, com cartões próprios, e de forma alguma use seu dinheiro para arcar com despesas do Studio e vice-versa.

Outro passo importante para manter as finanças separadas é estabelecer um pró-labore para você e, se for o caso, para seus sócios.

Opte por um sistema de gerenciamento financeiro

studio-de-pilates-1

Gerenciar as finanças de uma empresa pode ser uma atividade exaustiva. Como tudo o que você não tem no início de um negócio é tempo, contar com a ajuda de ferramentas que possam ajudá-lo nesta tarefa é fundamental.

Para conseguir controlar gastos, gerenciar entradas e saídas e, até mesmo emitir notas e controlar pagamentos uma dica é contar com a ajuda de um sistema de gerenciamento financeiro. Com o auxílio de um software a gestão ficará mais fácil e você terá todas as informações que precisa em um só lugar, o que facilita a tomada de decisões.

Concluindo…

studio-de-pilates-2

São diversas as opções disponíveis no mercado. Avalie aquela que ofereça o melhor custo-benefício e conte com as funcionalidades mais adequadas para as suas necessidades.

Para que o seu Studio de Pilates seja um sucesso, é importante não só investir em equipamentos de ponta, profissionais qualificados e divulgação. É preciso garantir que as finanças da empresa estejam em dia e que seu faturamento supere em muito suas despesas. Mãos à obra e boa sorte!

E então? Você continua com alguma dúvida sobre a gestão financeira para um Studio de Pilates? Tem alguma dica? Conte para gente nos comentários!

6 Comentários

Deixe um Comentário
  1. Olá bom dia

    Estou a procura de um softwaer de gerenciamento, tanto financeiro, quanto de cadastro e controle de alunos. A empresa de vocês desenvolve algum softwaer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *