Posted in:

Grupos especiais: Pilates para todos

PILATES-PARA-TODOS

Pilates constrói um corpo uniforme e uma postura impecável. Fortalece, tonifica e define a musculatura, além de prevenir lesões, combater o estresse e a ansiedade, ajudando principalmente na melhora do corpo.  Aumenta a concentração, noção espacial, equilíbrio e lateralidade, desenvolve o conhecimento do próprio corpo, aumentando a consciência corporal. Os benefícios do Pilates são infinitos!

Segundo, Joseph “A cada fase da vida, passa-se por alterações importantes. Na puberdade, pela fase do estirão, na adulta, pela manutenção e na terceira idade, regride-se, pelas perdas graduais daquilo que se conquistou nas fases anteriores.” Ou seja, em cada fase do crescimento existem mudanças e alterações, é preciso então conhecer cada etapa e diferenças entre elas para direcionar o tipo de atividade.

E esses benefícios podem ser aproveitados em todas as etapas vida.

Crianças

Para as crianças, as aulas de Pilates funcionam como o antigo “brincar no quintal de casa”. Aulas dinâmicas e animadas fornecem motivação. Joseph explica “com a respiração e a postura corretas, a criança não necessita de exercícios artificiais. Andar, correr, saltar, dar cambalhota, escalar, lutar, etc. São movimentos naturais criados pela Mãe Natureza para desenvolver as habilidades normalmente.”

Adolescência

Período de crescimento acelerado, o que causa muitas dores, principalmente nos membros inferiores e articulações. Se não for bem acompanhando, é fator de risco para futuros desvios posturais. Ainda possuímos alguns agravantes para o desenvolvimento da má postura, como horas sentado jogando vide-game, assistindo TV e carteiras ergonomicamente incorretas em salas de aula. Na adolescência, o Pilates é importante principalmente pela correção postural, corrigindo futuros desvios na fase adulta.

Homens

Como muitos exercícios trabalham simultaneamente força e alongamento, os homens ganham muito por geneticamente possuírem menor flexibilidade que as mulheres. Prevenção do câncer de próstata, melhora na atividade sexual, alinhamento postural e definição abdominal são fatores que fazem os homens se beneficiarem com o Pilates.

Mulheres

Além de diminuir as medidas da cintura, que é uma das dificuldades das mulheres em todos os métodos de treinamento, ainda define a musculatura. Previne e ajuda no tratamento da incontinência urinária. Durante a gestação, o Pilates contribui para aliviar e evitar as dores comuns de todo esse período de mudanças para o corpo, e proporciona mais força principalmente de assoalho pélvico, preparando a mãe para um parto mais tranquilo, e um pós-parto com recuperação rápida.

Melhor idade

Nesse período existem limitações em atividades simples, como sentar e levantar, rolar na cama, amarrar o tênis ou calçar uma meia. O Pilates torna essas tarefas mais fáceis. Os benefícios do Método Pilates para os idosos incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida. ”

Como já dizia Joseph, “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”

Nós, aqui da Casa Do Pilates, procuramos direcionar os treinos respeitando a individualidade biológica, gênero, idade e restrições de cada aluno, não deixando de usar de muita criatividade para fazer das aulas sempre uma surpresa gostosa para todos!

Fernanda Samuel Vidotto

Graduada em Educação Física

Sócia proprietária e professora na Casa Do Pilates – Camboriú – SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *