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Hipertensão Arterial Sistêmica: Benefícios do Pilates para o Paciente

Hipertensão Arterial Sistêmica: Benefícios do Pilates para o Paciente
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A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença silenciosa que afeta grande parte da população mundial. De acordo com os números da Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que 600 milhões de habitantes são hipertensos no mundo.

Atingindo aproximadamente 25% da população brasileira, esta doença é ainda mais preocupante na terceira idade podendo chegar a afetar 50% da população idosa brasileira.

Mas para quem acha que nossas crianças e adolescentes estão fora desta triste estatística, 5% dos 70 milhões de crianças e adolescentes no Brasil estão entre os acometidos por esta patologia, segundo os dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).

A seguir, seguem algumas medidas para controlar a Hipertensão Arterial Sistêmica de forma natural.

1) Perder Peso

Estar dentro do peso ideal é extremamente importante para o controle de doenças cardiovasculares.

Hoje já sabemos que o controle da gordura corporal não é só uma questão de estética mas sim de saúde, quanto mais pesado o indivíduo, maior o esforço feito pelo coração para bombear o sangue.

Exemplo: se pegarmos um elástico e colocarmos envolta de nosso indicador e polegar, ao tentar esticar sentiremos uma certa resistência. Se pegarmos o mesmo elástico e dermos mais uma volta entorno dos dedos e tentarmos abri-los novamente, veremos que a resistência aumentará.

Isso é o que ocorre em nosso organismo quando há um aumento da gordura corporal. O coração tem que fazer mais força para bombear o sangue pelo corpo aumentando a pressão sobre os vasos sanguíneos, ou seja, evento é o que chamamos de Hipertensão Arterial Sistêmica.

A boa forma além de mexer com a nossa auto estima ajuda a manter nosso corpo mais saudável.

Hoje já se sabe que o IMC (Índice de Massa Corporal) ideal é entre 18,5 e 24,9 mg/kg2. Entretanto a circunferência abdominal ideal para a mulher é abaixo de 88 cm e para o homem e de 102 cm.

2) Ingestão de Alimentos com Potássio e Magnésio

A reposição de potássio e magnésio, preferencialmente pela alimentação, não possui comprovação absoluta, mas pode estar associada a um melhor controle da pressão arterial, pois são essenciais para o metabolismo, vasos sanguíneos, músculos do coração e sistema nervoso.

São recomendado a ingestão diária de 300 mg de magnésio para mulher e 400 mg para homem, já a ingestão de potássio é de 4,7 gramas por dia para ambos os sexos.

3) Adotar uma Dieta Equilibrada

Estudos dizem que uma dieta equilibrada além de manter o peso ideal traz o equilíbrio para todos os sistemas do corpo.

A dieta ideal neste caso será uma dieta rica em frutas, verduras, cereais integrais e derivados do leite, como por exemplo iogurte natural e queijos brancos. E pobre em carne vermelha, gordura e açúcares, que já foi comprovado que contribui para o controle da pressão arterial e emagrecimento.

Produtos industrializados e em conserva devem ser evitados devido ao alto teor de sódio e conservantes que influenciam no aumento da HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica).

Entretanto, não podemos esquecer de nos hidratarmos. O ideal diário é de 1,5  a 2 litros de água, para manter o funcionamento adequado de órgão e sistemas, hidratando e equilibrando o corpo.

4) Reduzir o Consumo Diário de Sal

A redução do consumo diário de sal não é só uma orientação para beneficiar nosso corpo, mas sim uma necessidade para manter o equilíbrio do corpo e sistemas, principalmente dos pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica.

O ideal é que seja ingerido menos de 6 gramas de sal por dia o que equivale a 2 gramas de sódio. Ou seja 6 gramas de sal corresponde a 1 colher rasa de chá.

Contudo é importante observar a embalagem dos alimentos para saber a quantidade de sal presente no alimento. Podemos também utilizar de temperos naturais como para temperar os alimentos substituindo o sal, como:

  • Orégano
  • Louro
  • Alecrim
  • Hortelã
  • Manjericão
  • Coentro
  • Salsinha
  • Tomilho
  • Sálvia
  • Cebolinha
  • Entre Outros

Com estas mudanças nos hábitos alimentares a pressão arterial pode ser reduzida em até 10 mmHg.

5) Diminuir o Nível Estresse e Ansiedade

Na vida cotidiana o estresse e a ansiedade são grandes vilões.

Eles causam o aumento dos níveis hormonais como adrenalina e cortisol, que aceleram os batimentos cardíacos provocando a contração dos vasos, consequentemente aumentando a pressão arterial.

Esta condição aumenta o risco de doenças cardiovasculares como AVC (acidente vascular cerebral) e infarto.

Mudanças no hábito de vida podem auxiliar no controle do estresse e da ansiedade, a prática de atividades físicas, como o Pilates e Yoga ajudam a regular os hormônios no corpo e o controle das emoções.

6) Praticar Exercícios Regulares

Quebre o sedentarismo!

A prática de exercícios regulares para algumas pessoas pode ser uma barreira difícil de quebrar devido ao sedentarismo da vida moderna. Porém a prática de exercícios diário pode auxiliar no controle da pressão arterial, e reduzir de 7 a 10 mmHg.

Com a prática dos exercícios há uma melhora na circulação, auxiliando no bom funcionamento do coração e ajuda a controlar o nível de hormônios, como adrenalina e cortisol.

7) Abandonar Hábitos como Cigarro e Álcool

Alguns maus hábitos como o cigarro podem causar o aumento da pressão arterial. O tabagismo também pode levar a lesões e comprometimento da função dos vasos sanguíneos.

O cigarro não afeta o paciente só causando aumento da pressão arterial, ele também pode influenciar em quem já faz tratamento anulando o efeito de de algumas medicações.

Além de todos os males do tabagismo devemos nos preocupar com o etilismo, pois este também podem resultar no aumento da pressão arterial. Assim sendo, não devemos ultrapassar a quantidade de 30 gramas de álcool por dia o que é equivalente a 2 latas de cerveja, 2 taças de vinho ou 1 dose de uísque.

Benefícios do Pilates

Existem várias atividades que podem ser praticadas, mas a que nos mais interessa hoje é o Pilates. Ele traz vários benefícios para quem o pratica, tais como:

  • Melhora da Postura
  • Melhora da Qualidade de Vida
  • Diminuição do Nível de Ansiedade
  • Diminuição do Estresse
  • Melhora na Coordenação Motora
  • Melhora do Equilíbrio
  • Melhora da Lateralidade
  • Melhora da Força
  • Melhora da Concentração
  • Melhora da Respiração
  • Mudança no Estilo de Vida
  • Melhora da Pressão Arterial
  • Controle de Doenças Secundárias
    • Hipertensão Arterial
    • Diabetes
    • Problemas Articulares
    • Dores Posturais
    • Entre Outras Comorbidades

Existem variações do Método Pilates de acordo com o objetivo a ser alcançado e com as características de cada paciente.

No caso do paciente hipertenso é necessário tomarmos alguns cuidados como, por exemplo, verificar no início e final da aula a pressão arterial do paciente. Caso seja necessário deveremos verificar também durante a aula, além de ser interessante acompanhar batimentos e saturação.

O Pilates é uma atividade que tem mais de 500 exercícios e a maioria destes são executados em posição reclinada ou totalmente deitada, permitindo que se exercite sem forçar o coração, tirando vantagem de uma posição mais relaxada.

Dicas de Exercícios para Pacientes acometidos pela Hipertensão Arterial Sistêmica

1) The Hundred

O primeiro exercício que indicarei e um do qual utilizo muito que é o The Hundred.

  • Paciente parte de uma posição inicial onde o mesmo está em decúbito dorsal.
  • Membro superior ao longo do corpo.
  • Fará elevação dos membros inferiores, superiores e tronco.
  • Caso seu paciente tenha dificuldade para realizar a execução deste movimento o exercício poderá ser adaptado onde o paciente apoiará os membros inferiores em cima de uma bola e realizará a elevação de tronco e membro superior.

2) The One Leg Circle

O segundo exercício que podemos realizar o The On Leg Circle.

  • Neste exercício o paciente estará na posição inicial em decúbito dorsal.
  • Realizará um movimento circular com o membro inferior.
  • Caso exista dificuldade para a execução do exercício podemos realizá-lo com o auxilio da faixa elástica.
  • O paciente segura as pontas da faixa prendendo o meio dela sob o pé auxiliando assim na execução do movimento.

3) The Spine Twist

O terceiro exercício que irei descrever é o The Spine Twist.

  • Neste exercício o paciente sentado com membros superiores paralelos ao ombro.
  • Realiza uma rotação de tronco para ambos os lados.

4) The Side Kick

No quarto exercício podemos destacar o The Side Kick.

  • Neste exercício o paciente está em decúbito lateral com as mãos atrás da cabeça e membros inferiores estendidos.
  • Com membro inferior que está por cima, realizamos um chute frontal mantendo a extensão de perna.

5) Swimming

No quinto e último exercício deste artigo destacarei o Swimming.

  • Para a realização deste movimento o paciente ficará em decúbito ventral.
  • Membros inferiores em extensão e os superiores estendidos à sua frente.
  • Durante a execução o paciente fará elevação dos membros superiores e inferiores ao mesmo tempo realizando um movimento de tesoura simultâneo contralateral coordenando braço esquerdo com perna direita e perna esquerda com braço direito.

Concluindo…

Neste artigo foi possível avaliar a influência da hipertensão em nosso corpo e quais estratégias simples podemos adotar para combater esta doença silenciosa. Vimos também alguns exercícios que podem nos ajudar.

O grau de exercícios deste artigo foi selecionado de acordo com minha pratica diária do método já que grande parte dos meus alunos de Pilates que são acometidos pela HAS (hipertensão arterial sistêmica) possui sobrepeso.

Por esse motivo é importante selecionar exercícios nos quais estes pacientes sejam capazes de executar para que o programa de exercícios seja um sucesso e que não haja desinteresse e desmotivação por parte dos pacientes.

Written by Carla Martins de Moraes

Carla Martins de Moraes

□ Instrutora de Pilates Estúdio Vibre
□ Instrutora de Pilates Fit Center
□ Fisioterapeuta (Hidroterapia Geriátrica e Pediatra (especial))
□ Fisioterapia Home Care Confiare
□ Curso Método de Pilates - Lemos Treinamentos
□ Jornada CET de Capacitação – Autismo e Inclusão
□ Técnicas Manuais em Fisioterapia Respiratória Aplicada ao Paciente Adulto e Pediátrico
□ "Integração Sensorial: da fisiologia à prática clínica para pacientes portadores de disfunções sensoriais”
□ Curso de Treinamento em BLS na VI Jornada SOCERJ de Fisioterapia em Cardiologia
□ Atendimentos Fisioterapêuticos aplicado no Campeonato Nacional de Dança em Teresópolis

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