Posted in:

A Importância da Avaliação Fisioterápica no Método Pilates

AVALIAÇÃO-FISIOTERAPEUTA-PILATES

A avaliação fisioterápica é o primeiro contato do profissional com o paciente que está começando no Método Pilates, é um processo complexo e específico, no qual se coletam informações necessárias para se identificar as áreas de alteração, dificuldades e habilidades do indivíduo.

A importância da avaliação fisioterápica e de sua interpretação visa o planejamento de um programa efetivo de ação, com objetivos definidos a partir da informação coletada.

Os objetivos de cada indivíduo serão traçados, direcionando as sessões de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa.

A análise sempre deve ser voltada para o paciente de Pilates, considerando com o mesmo grau de importância todas as dimensões da saúde, incluindo suas atividades e a participação social.

O tratamento deve ser baseado no perfil funcional identificado pelo fisioterapeuta, pois o diagnóstico médico não provê informações suficientes acerca das consequências das doenças e de seus impactos em todas as dimensões da funcionalidade humana.

Mudanças significativas na profissãoBOA-POSTURA-CORPORAL-1

Nos últimos anos, a fisioterapia passou por uma importante transição: deixou de ser uma profissão tecnicista para e tornar autônoma, e deixou de focar no modelo patoanatômico, passando a focar também no modelo patocinesiológico.

A OMS aprovou, em 2001, o sistema de classificação definitivo para o entendimento da funcionalidade e da incapacidade humana: a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

O novo título reflete a mudança de uma abordagem baseada nas consequências das doenças para uma abordagem que prioriza a funcionalidade como um componente da saúde e considera o ambiente como facilitador ou como barreira para o desempenho de ações e tarefas.

A utilização da CIF pelos profissionais envolvidos no processo de reabilitação aumenta a qualidade e a individualidade dos dados relativos aos pacientes.

Isso porque duas pessoas com a mesma doença podem apresentar diferentes manifestações funcionais e duas pessoas com capacidade funcional equivalente não necessariamente apresentam a mesma condição de saúde.

Realizando uma Avaliação Fisioterápica corretaPILATES-PARA-HERNIA-DE-DISCO

Ser resolutivo e alcançar os objetivos propostos é diretamente atrelado a realizar uma avaliação fisioterápica correta e minuciosa.

A identificação correta dos tecidos afetados, mecanismos de lesão, impactos sociais, restrições de funções e modificações do padrão correto de movimento é essencial para traçar uma conduta adequada de tratamento e como consequência, ter êxito no tratamento.

A avaliação postural e do sistema do movimento está inserida nesse contexto e é uma ferramenta muito importante para mensurar os desequilíbrios musculares e articulares de cada indivíduo.

Dessa forma ela é amplamente utilizada pelos profissionais da saúde para avaliação e tratamento clínico e prescrição de atividade física, visando detectar e prevenir dores e lesões.

O uso do Sistema de Movimento Humano ajudaria a estabelecer uma identidade profissional para o fisioterapeuta, tanto de prática clínica, quanto de educação e pesquisa.

O diagnóstico cinesiológico-funcional, o uso da CIF e a abordagem patocinesiológica das condições musculoesqueléticas são exemplos de aplicação deste modelo.

Uma avaliação fisioterápica convencional é realizada através da observação clínica, e nos fornece dados globais e subjetivos, que dependem muito da capacidade de interpretação de cada profissional.

A Importância da Avaliação Fisioterápica07-07

Quando se remete ao termo postura, a maioria das pessoas logo imagina uma condição estática, onde um modelo de postura padrão é analisado, relacionando segmentos anatômicos com linhas de referência.

Entretanto, a postura não deve ser considerada apenas uma função estática, mas também no contexto da posição que o corpo assume na preparação para o movimento.

A postura e o movimento estão intrinsecamente relacionados, sendo que os comprometimentos da postura e do movimento são à base de muitas lesões musculoesqueléticas.

Ela é o arranjo dos segmentos corporais em um determinado momento para uma atividade específica ou, simplesmente, uma maneira característica de alguém sustentar o seu corpo.

Fatores que contribuem para o comprometimento da posturaPILATES-ESCOLIOSE

  • Fatores biomecânicos: comprometimentos anatômicos (como escoliose), Comprometimento de funções corporais (como joelho valgo), características antropométricas (como pelve larga)
  • Fatores moduladores: atraso na ativação muscular, dominância de grupo muscular, redução da inervação, rigidez articular
  • Fatores de apoio: padrão respiratório inapropriado
  • Fatores cognitivos (medo, estresse, depressão)
  • Fatores ambientais

Concluindo..BOA POSTURA CORPORAL

Para concluir a avaliação fisioterápica é essencial na atuação do fisioterapeuta. A avaliação norteia a tomada de decisão mais indicada a cada indivíduo, sendo o planejamento do tratamento traçado nas necessidades e objetivos de cada um.

O fisioterapeuta deve tratar as alterações posturais e as disfunções de movimento. Com um atendimento personalizado, os ganhos serão potencializados e o tratamento será resolutivo.

O que achou desse artigo? Sanou todas suas dúvidas? Compartilhe com a gente sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *