Posted in:

Instrutores de Pilates: 6 Dicas para Motivar sua Equipe

Instrutores-de-Pilates---CAPA

Um belo dia, tudo mudou em sua vida, e agora, você é um empreendedor ou está num cargo de coordenação ou supervisão e tem uma equipe de instrutores de Pilates para gerenciar.

Gestão de pessoas é mais difícil do que parece, e assim como no Pilates, ás vezes observamos uma pessoa fazendo algo que julgamos ser fácil, mas no momento que nós temos que realizar, sentimos todas as dificuldades.

Estar em contato direto com pessoas, sejam colaboradores ou clientes, estamos constantemente passando por situações de conflito de interesses, mas vamos aprendendo a aprimorar a capacidade de lidar com nossos sentimentos e com o das outras pessoas.

As oportunidades no campo do Pilates estão cada vez mais amplas, desde grupos em condomínios fechados (geralmente afastados dos centros urbanos) chegando ao ponto de estar presente até em cruzeiros marítimos.

Sejam eles com finalidades “fitness” ou não, as aulas são aplicadas desde 3 anos de idade, até os mais idosos, entre pessoas saudáveis e até com patologias diversas. Portanto, com as devidas adaptações, o Pilates se aplica a uma vasta população, que busca qualidade de vida acima de tudo.

Como contratar a pessoa certa para sua equipe!Instrutores-de-Pilates-3

Com esse crescimento do mercado, muitos locais utilizados para a prática, precisam de instrutores de Pilates, pois trabalhar sozinho pode desmotivar e ser desgastante, podendo levar ao abandono.

Escolher os profissionais que atuarão em sua equipe, exige alguns pré requisitos importantes, pois será a pessoa que representará a empresa e seu líder. Tenho algumas dicas para acertar na escolha dos instrutores de Pilates:

  • Se sua atuação é em Pilates contemporâneo, procure profissionais com essa formação e a mente aberta para utilizar outras técnicas associadas nas aulas e capaz de aprender novas possibilidades, assim como, se sua atuação for em Pilates Clássico, busque profissionais com a mesma formação.
  • A quantidade de cursos, formação e especialização são importantes, mas um profissional deve saber como lidar consigo mesmo e com os outros, portanto, o comportamento da pessoa pode contar mais pontos a favor, o conhecimento pode ser adquirido com a prática.
  • Escolha um profissional que possui inteligência emocional: habilidade de reconhecer o significado das emoções e suas inter-relações, raciocinar e resolver problemas baseado nelas.

Dentro da inteligência emocional temos cinco dimensões:

  1. Autopercepção: conhecimento consciente de si mesmo, de sua consciência emocional, sabendo quando, como e por que diferentes situações impactam nossos pensamentos e ações.
  2. Autoexpressão: como expressa os sentimentos, exteriorizar as coisas boas e ruins de forma correta.
  3. Interpessoal: capacidade de manter nossas relações interpessoais, o grau de empatia que despertamos nas pessoas e se isso é importante.
  4. Tomada de Decisões: avalie se é tomado pelo impulso ou tem controle suficiente para encontrar soluções, mesmo sob forte emoção ou pressão, pois nem sempre será possível pedir ajuda, e será delegado autonomia nas decisões de acordo com as regras da empresa.
  5. Gerenciamento de Estresse: o mercado muda, os clientes nos surpreendem, situações imprevisíveis surgem, é preciso demonstrar otimismo e flexibilidade diante disso.

A inteligência emocional será importante aspecto em muitos setores de prestação de serviços, pois um ambiente de trabalho harmonioso sempre será mais agradável para trabalhar, e mantem todos motivados.

Mantenha seu ambiente de trabalho em harmonia para que seus instrutores de Pilates tenham maior rendimento, cumpram suas tarefas sempre motivados e isso gere cada vez mais: clientes satisfeitos!

Dicas para Motivar sua Equipe de Instrutores de PilatesInstrutores-de-Pilates-1

A partir do momento que temos dois instrutores de Pilates trabalhando no mesmo lugar, precisa-se instalar o trabalho em equipe. Mantenha sua equipe motivada com as dicas a seguir:

1 – Manter a equipe trabalhando em performance de alto nível

  • Incentive seus instrutores de Pilates a superar os próprios limites
  • Estabeleça padrões e seja claro
  • Defina a responsabilidade de cada um

2 – Comprometa-se com suas idéias e com as deles

  • Elevar os padrões de desempenho
  • Coloque no papel tudo que você e seus colaboradores concordam em fazer
  • Descreva uma linha de ação e coloque em prática

3 – Defina uma recompensa e a meta de desempenho

  • Nunca prometa nada que não possa cumprir
  • Aumente a autonomia dos Instrutores de Pilates
  • Aumente a visibilidade dentro da organização
  • Coloque o sucesso na vitrine, elogie-o em publico

4 – Espere sempre o melhor de sua equipe

  • Consiga o que você pediu, fornecendo a equipe tudo que precisa para realizar suas tarefas
  • Aja conforme as expectativas
  • Crie um ambiente de alta performance e alta produtividade

5 – Inspire sua equipe a aumentar a produtividade

  • Distribua prêmios
  • Reconheça e elogie
  • Invista em treinamento

6 – Mostre como sua equipe é importante

  • Peça sugestões e ideias sobre o ambiente de trabalho atual, o que pode ser melhorado. Faça um planejamento e a equipe colocará em prática – isso vai motiva-los;
  • Dê ênfase no comprometimento pessoal e ressalte o quanto a equipe está envolvida e é importante cada um para o sucesso do todo
  • Faça-os entender que o sucesso da equipe é o sucesso da empresa, é a projeção da empresa no mercado, é a garantia de satisfação dos clientes e de depoimentos positivos

Uma forma muito interessante de incentivo ao conhecimento para seus instrutores de Pilates são os cursos e seminários online (gratuitos ou não), mesmo que tenham custo, será menor do que um curso presencial.

Sempre que souber de um curso gratuito online, incentive sua equipe para assistir, ou combine um momento para assistirem juntos.

E então discutirem o que pode ser aplicado fornecendo um momento de colocar em prática para que o conhecimento não se perca, e seja aplicado aos clientes, que serão motivados com a percepção de evolução do conhecimento de seus instrutores.

Exemplos Práticos para Colocar em AçãoInstrutores-de-Pilates-2

Empreendedor

Imagine que você possui um Studio e tem dois instrutores de Pilates em sua equipe, supondo que cada um atende atualmente 10 a 15 alunos.

Faça reuniões periódicas, estabeleça uma meta de quantidade de alunos e um prazo, defina um premio.

Ana e João, no prazo de 6 meses, quem tiver de 25 a 30 alunos matriculados ganhará um fim de semana, com acompanhante para um resort X. Separe dois vídeos de como ter adesão e manter os alunos motivados, para ajuda-los a atingir a meta.

Gerente

Imagine que em sua academia, entre as atividades oferecidas, tenha Pilates (formato de aula de ginástica e Studio), e que a adesão nas aulas é muito rotativa.

Reúna sua equipe e mostre em números a oscilação de alunos. Incentive os frequentadores a dar sugestões de melhorias, incentive sua equipe a chamar novos alunos, usar as redes e mídias sociais para atrair novos alunos e procure materiais para renovar as aulas.

Juntamente com a equipe monte um planejamento com objetivos e materiais usados nas aulas, e num prazo de 3 a 4 meses, dobrar o número de alunos, e então cada membro da equipe ganhará uma bonificação extra ou outro prêmio de interesse.

Presenteie o professor que mais atrai alunos com um presente exclusivo, mesmo que seja simples.

Como a vida também não é só trabalhar, tenha momentos de descontração, reúna sua equipe para um café da manhã, um lanche da tarde, um jantar comemorando o dia de sua profissão (1 de setembro – Dia do Educador Físico e 13 de outubro – Dia do Fisioterapeuta) e conversem e se divirtam, brindem o sucesso da equipe, pensando em novas metas e novos prêmios.

Em encontros informais, podem sair sugestões mais ousadas, pela leveza da relação, diferente de um bate papo no trabalho com os instrutores de Pilates, pois o clima do ambiente influencia muito no conteúdo das conversas.

Espero ter ajudado a criatividade para aumentar seus rendimentos e ser feliz trabalhando neste mercado que cresce cada vez mais! Invista em pessoas, invista em você, satisfaça seus clientes: trabalhe feliz e seja feliz!!

 

Referências Bibliográficas
  • Bruce, A. Como motivar sua equipe. Rio de Janeiro, Sextane, 2006.
  • Fernandez, C. Inteligencia emocional: Diferencial competitivo. Revista Fitness Business, Jan/fev 2015, pg 8.

 

Written by Luciana Casemiro Ramos

Luciana Casemiro Ramos

Licenciatura Plena em Educação Física - Unesp Bauru - 2007
Bacharelado em Fisioterapia - Fib - Bauru - 2010
Cursos de Pilates Solo e Aparelhos desde 2008
Curso de Pilates aplicado as Patologias da Coluna Vertebral - Metacorpus - 2011
Proprietária de 2 Studios e Coordenadora da Terceira Unidade
Instrutora Voll desde 2015
Pós Graduanda em Fisiologia do Exercicio, emagrecimento e nutrição esportiva

12 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *