Posted in:

A realidade virtual como apoio na prática do Pilates

A particularidade do Método Pilates é o alongamento ativo, conjugado com a respiração, tendo em vista o movimento consciente sem fadiga e dor.

A técnica baseia-se em seis princípios essenciais que são: controle, precisão, centralização, fluidez, concentração e respiração. Além disso, tem como objetivo o reforço dos músculos situados no centro do corpo.

As possibilidades de exercícios que tem sido proposto por meio da informática têm aumentado bastante nos últimos tempos. A realidade virtual incide de uma interação de imagens gráficas, na qual existe a interconexão entre o indivíduo e a máquina, adequando a simulação de um ambiente real.

Nesse artigo gostaria de mostrar algumas alternativas de jogos com o enfoque em fitness que propõem o Método Pilates como forma de exercício, mostrando seus benefícios e usabilidade.

Para isso, realizei revisão bibliográfica narrativa da literatura internacional e nacional sobre o tema, e obras literárias que abordam sobre o sujeito. Os resultados obtidos nos estudos realizados sugerem que a realidade virtual proporciona melhora do equilíbrio, do mesmo modo que permite maior independência nas realizações das tarefas diárias.

Além de ser necessário que proporcionem imersão apropriada de acordo com o realismo esperado é desejado que o usuário tenha uma noção previa dos princípios da técnica Pilates para que os exercícios sejam executados corretamente.

Ficou curioso? Continue lendo!

Proposta da Realidade Virtualpratica-de-pilates-5

O desenvolvimento de jogos virtuais, propostos à prática de atividade física e algumas vezes focando na prática do Pilates, tem sido recomendado com a finalidade de aplicar o movimento humano como artifício de entrada, com o intuito de aumentar o gasto calórico e a interatividade por meio da contribuição do avanço tecnológico.

A promoção de sistemas de jogos proporciona um meio bastante atrativo para o exercício e reabilitação. Como exemplos de sistemas de jogos que empregam o movimento do jogador para controlar o jogo, são apresentados, o Nintendo® Wii e Xbox Kinect®.

A oferta de sistemas de jogos pode ser aproveitada como instrumento para acrescentar os planos de atividade em indivíduos sedentários.

Os progressos na indústria de jogos acolheram a fabricação em massa e de baixo custo de sistemas de realidades virtuais muito aprimoradas que coligam tecnologia antes não acessível à maioria das pessoas.

Determinados pré-requisitos, devem ser levados em conta, tais como: a condição e o realismo dos objetos virtuais, o controle adequado da interatividade, a imergência proporcionada por eles e, por conclusão, as características da aplicação, que contribuem somando ou diminuindo a motivação dos usuários ao tirar proveito.

Benefícios proporcionados pela realidade virtual

Quando são acessíveis e de simples execução, os programas de exercícios são mais eficazes.

Os benefícios que podem ser proporcionados através da:

  • Melhoria da locomoção e postura
  • Alinho do equilíbrio
  • Funcionalidade de membros superiores e inferiores
  • Aumento cognitivo por meio da estimulação de funções cognitivas básicas, tais como atenção, concentração, memória, entre diferentes atividades que guardam semelhança àquelas diariamente realizadas.

Como exemplo irei citar os videogames mais comercializados e que possuem a imersão na realidade virtual, são eles:

 WII

pratica-de-pilates-2

A Nintendo® lançou em 2006 a Nintendo Wii Sports®, videogame doméstico que permite obter a percepção do movimento de diversos esportes como flecha, tênis, boxe, e golfe, através de joystick sem fio, as exibições das imagens são através da tela de televisão.

O usuário é capaz de acompanhar a sua evolução simultaneamente ao seguir o seu progresso. Além de receber feedback visual e auditivo por meio de comandos através da atividade realizada em um determinado jogo.

No sistema Wii Fit da Nintendo® há o Balance Board©, uma plataforma responsável pela conexão entre máquina e jogador. Essa plataforma permite a prática de diversas simulações de esportes e no caso que estamos apontando, a prática do Pilates. Com ele diversos exercícios podem ser efetivados modificando-se a direção e paradas.

Os jogos que podem ser realizados no Wii Fit® traz como finalidade aperfeiçoar a habilidade de equilíbrio, aeróbica e força ocasionando adequações posturais anteroposteriores e látero-laterais.

Estudos encontrados na literatura recomendam que o Nintendo® Wii é um sistema simples. Isso de acordo com a aplicabilidade e com relação custo/benefício favorável quando confrontado aos recursos existentes no mercado.

Existe uma inquietação em relação a maneira como esses jogos estarão sendo utilizados, quando não possui a supervisão de um profissional habilitado a fim de aprimorar seja algum tipo de tratamento e também precaver no caso de lesões e quedas.

O programa Wii Fit®, é capaz de gerar resultados notórios, especialmente por se considerada uma forma interativa e lúdica, ocasionando mais motivação durante as condutas e exercícios.

KINECT

pratica-de-pilates-1

Criado pela Microsoft, o Kinect, é um dispositivo de entrada de sensor de movimento. Onde é empregada uma câmera RGB ajustada com um sensor infravermelho de profundidade baseado em 3D que captura o corpo e o movimento, monitorando o todo.13

As pessoas ao jogar Kinect controlam e interagem com o controle, sem ser necessário vincular marcadores no corpo. O Xbox 360 Kinect é o melhor modelo da combinação entre tecnologias de software e hardware moderno, capaz de captar as repetições mais frequentes de exercícios.12

Além disso, há amplos benefícios quando comparado as interfaces de outros jogos que empregam controladores de movimento.

Através do sistema empregado é possível distinguir diversos movimentos de um jogador e ainda proporciona subsídios satisfatórios para reproduzir um ambiente de realidade virtual, consentindo aos jogadores interatuarem com itens virtuais no mundo real.

Uma dificuldade relacionada ao Kinect é a restrição própria no processamento da imagem, que incide na dificuldade de reconhecer o movimento fechado. A câmera de 30 Hz possui a resolução baixa em comparação com a do Wii.

Jogos que envolvem a prática do Pilates  pratica-de-pilates-7

Jogos que simulam modalidades de exercícios acabam com a ideia de que exercícios devem ser monótonos. Ou até, que jogos de vídeo game são exclusivos para crianças e adolescentes.

A ideia que ao longo do tempo vem sendo mudada graças a implantação de jogos em diferentes meios, como na área educacional e também fisioterapêutica.

Os jogos que se encontram no mercado, expõem proposta de jogos virtuais que podem ajudar o indivíduo a entrar e se conservar em forma não abdicando do entretenimento de forma lúdica. Alguns exemplos:

  • Daisy Fuentes Pilates™

Sistema: Wii

Data de Lançamento: 04 de agosto de 2009

N° de jogadores: 1 jogador

Distribuidora: SEGA

Desenvolvedor: I2G / Collision Studios

A primeira experiência interativa Pilates projetado exclusivamente para Wii.

Nesse jogo é orientado 10 exercícios básicos do nível iniciante. Conduz o jogador por todo o caminho até ao avançado usando o Wii Remote e o Wii Balance Board.

O usuário pode criar e personalizar sua lista de exercícios de Pilates, selecionando seus exercícios favoritos.

Os comandos de voz da instrutora e a barra de tempo, fornece um feedback instantâneo sobre o ritmo de cada exercício. Este programa inclui vários graus de dificuldade.

  • New U Mind Body: Yoga & Pilates Workout™

Sistema: Wii

Gênero: Esporte

No. de jogadores: 1 jogador

Desenvolvedor: Deep Silver

Três treinadores pessoais conduzem através do mundo da Yoga e Pilates. Pode ser realizado 117 exercícios padrões de Pilates e Yoga projetados para homens e mulheres para combater as tensões físicas e psicológicas da vida cotidiana.

Durante o treino é utilizado o Wii Balance Board e Wii MotionPlus para um feedback mais preciso.

Criar e seguir uma programação de treinamento especificamente direcionado para atingir os objetivos globais.

  • The Biggest Loser – Ultimate Workout – Xbox 360 / Kinect™

Lançamento: 04 de novembro de 2010

Sistema: Wii/ Xbox 360 / Kinect

Gênero: Esporte

N° de jogadores: Mais de 1 jogador

Distribuidora: THQ

Inspirado em um reality show de grande sucesso da televisão, o jogo em si é bem completo, para auxiliar no combate contra o excesso de peso.

Possui uma expansão exclusiva para pratica do Pilates que pode ser adquirido de forma online.

Recomenda-se ter pesos, bola de Pilates e elástico de resistência. O jogo trabalha com treinos específicos para diversos grupos, como cardiovasculares, abdômen, braços, pernas, resistência muscular e boxe.

  • Your Shape Fitness E™

Sistema: Xbox 360 Kinect

N° de jogadores: Mais de 1 jogador

Gênero: Aptidão

Desenvolvedor: Ubisoft Montreal

O jogo realiza o escaneamento de todos os atributos físicos do jogador. Como comprimento dos braços, pernas, tamanho, e demais características com a finalidade de realizar treinamentos mais eficazes.

Após análise, o jogador escolhe entre uma série de atividades físicas em um menu intuitivo.

Os exercícios devem ser seguidos de acordo com a representação virtual que mostra nitidamente o que deve ser feito. Possuem diversas modalidades, como artes marciais, boxe, além da yoga, tai chi, e o Pilates.

São criados desafios e pequenas competições por pontos entre os jogadores, podendo também ser acompanhados online.

Concluindo…

O Pilates pode ser empregado como um programa de treino com a finalidade de aperfeiçoar a flexibilidade, apurar o controle de mobilidade da pelve e do tronco e segmentos. Atuando paralelamente como prevenção e atenuando a predisposição para danos músculo esquelético.

De tal modo, os benefícios da prática do Pilates abrangem a melhoria da flexibilidade, postura, aptidões motoras e força.

Porém é imprescindível que para praticar esses jogos, você tenha conhecimento do Método. Para praticar Pilates em casa é desejado que o usuário seja de preferência um instrutor, que é um profissional capacitado e sabe como praticar sem nenhuma consequência.

Ao se praticar, muitas pessoas não possuem a prudência necessária nos exercícios, ou consciência corporal. Como consequência, ao se movimentar erradamente pode ser provocado algum tipo de lesão.

Gostou do artigo? Tem algo para acrescentar? Deixe seu comentário abaixo!

 

Written by Itaynnam Marinho

Itaynnam Marinho

Formada em Fisioterapia e formanda em Desenvolvimento de Sistemas. Especialista em Pilates e Pilates aéreo.
Apaixonada pelo movimento, tecnologia e inovação.

3 posts

8 Comentários

Deixe um Comentário
  1. Excelente! Parabéns pela sua colocação e colaboração para nossa sociedade cuidar da saúde.
    Ass: Clécio Yêdo

  2. Muito bom o artigo, fique na dúvida sobre o fato dos jogos serem voltados para instrutores.
    Os jogos não poderiam ser utilizados para repetir os exercícios apresentados pelo instrutor da pessoa ou a prática sem supervisão é perigosa?

    Parabéns!

    • A proposta dos jogos é para que pessoas comuns possam praticar em suas casas. A prática sem supervisão não chega a ser perigosa mas se executado de maneira errada (sem contração do core, alinhamento do corpo e expiração/inspiração no momento certo), deixa de ser Pilates, entende? E com isso o objetivo pode não ser alcançado.

  3. Muito legal seu artigo. Como professora do método Pilates, acho importante conhecer as tendências do mundo fitness para orientarmos as pessoas com relação à forma como podem aproveitar a tecnologia, sem colocar a saúde em risco.

    • Exatamente Mônica,
      A tecnologia está a cada dia imersa no nosso cotidiano, então é importante que tenhamos conhecimento de como funciona. Quem sabe futuramente não iremos fazer uso dentro do studio também? 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *