Posted in:

Eva Rincke e o Lado mais Humano de Pilates

eva rincke 04

Como estávamos na contagem regressiva da primeira visita de Eva Rincke ao Brasil, resolvi fazer essa entrevista, pois poucas pessoas a conhecem.

Eva Rincke esteve em São Paulo no dia 17 de outubro para o workshop “Detalhes históricos da vida de Joseph Pilates.” Antes de começar a entrevista, vamos ver o porque de Eva Rincke ser tão especial.

Quem é Eva Rincke?

eva-rincke-01

Famosa por sua devoção pelo Pilates a historiadora e escritora nasceu em 1981. Anos depois de conseguir uma bolsa de estudos em um programa de escrita em Berlin, Eva Rincke acaba de escrever a primeira Biografia de Joseph Pilates em alemão.

O diferencial de Eva Rincke é  o fato de ser alemã, e ter tido acesso a documentos raros.

Acredito que a nacionalidade ajudou também com que a escritora entendesse como ninguém o verdadeiro homem atrás do Método Pilates e, acima de tudo, o fato de Eva Rincke não pertencer a nenhuma linha de Pilates específica, o que permitiu que essa biografia fosse escrita de forma direta e real, com total imparcialidade.

Conhecer a Eva foi mais uma das surpresas que o Pilates me trouxe de presente, e a cada conversa, a cada mensagem trocada, eu vejo uma sensibilidade incrível dela ao descrever Joseph e seu trabalho, e isso só me deixa ainda mais curiosa para ler essa biografia, que em breve será traduzida para o Inglês.

Eva me fale um pouco de você, sua história e sua relação com Método Pilates. Como isso tudo começou?

Eu sou uma historiadora e escritora, estudei história e filosofia em Berlin e meu primeiro emprego foi em Weimar, no Buchenwald memorial, onde desenvolvi uma pesquisa para uma exposição sobre o trabalho escravo.

Comecei a escrever durante esse período, porque foi a forma que achei melhor para lidar com todos as histórias horríveis que eu tinha que encarar com todos os dias. Foi também em Weimar que eu frequentei pela primeira vez uma aula de Mat Class, e essas aulas me ajudaram a lutar contra minha dor na coluna.

Depois que me mudei para minha cidade natal, Stuttgart, juntamente com meu marido e nosso filho recém-nascido, continuei frequentando as aulas de Pilates.

Te digo uma coisa: Pilates se tornou tão importante para mim naquela época porque era o que me trazia calma, era naquele momento que eu parava para fazer algo apenas para mim mesma.

E quando você decidiu que iria escrever uma biografia sobre Joseph Pilates?

Foi no caminho para casa, depois de uma aula de Pilates, que eu comecei a pensar em escrever uma biografia sobre Joseph Pilates.

Eu estava falando dele sem parar com meus amigos. E então, comecei a pesquisar e, quanto mais eu descobria, mais curiosa eu ficava, e foi aí que soube, que eu tinha que seguir em frente e escrever um livro sobre ele.

Outra razão para ter escrito essa biografia é que eu ficava fascinada com as histórias que meu treinador me contava sobre Joseph.

Quanto tempo você demorou para começar a escrever, sair da ideia até colocar o livro pronto em suas mãos?

Dois anos, e isso foi muito rápido. Eu tenho material para ficar mais 2 anos escrevendo, mas eu tinha um prazo, e trabalhei nesse livro dia e noite.

Qual foi seu maior desafio e as surpresas durante essa jornada?

eva rincke 02O maior desafio para mim foi coletar todo esse material, uma vez que meus filhos eram muito pequenos e eu não podia sair de casa sempre que quisesse.

Então grande parte da pesquisa aconteceu via e-mail e telefone, com pessoas do mundo todo, que foram imprescindíveis para que esse projeto acontecesse.

Recebi arquivos de documentos e cópias escaneadas dos quatro cantos do mundo.

Mas foi de extrema importância visitar pessoalmente o lugar próximo a cidade natal de Joseph, Mönchengladbach, e também Nova York, para que eu pudesse ver e sentir os lugares onde ele passou a maior parte de sua vida.

A experiência mais surpreendente durante a minha pesquisa foi me entregar por completo ao Método Pilates, isso não só mudou meu corpo completamente, mas me fez enxergar o Método com outros olhos.

Comecei a fazer aulas individuais com Davorka Kulenovic em Stuttgart e passei a aprender mais sobre o Método, isso me fez entender mais sobre a pessoa a qual eu estava escrevendo.

Qual foi sua maior conquista ao seguir os passos de Joseph Pilates?

A coisa mais importante que fiz foi, provavelmente, ter conseguido chegar mais perto de Joseph como ser humano.

Como escritora, eu não me preocupei apenas em coletar informações sobre ele, mas criei uma imagem dele na minha cabeça, assim como um pintor cria uma imagem para depois pintar um quadro.

Eu comecei a conhecê-lo tão bem, e acho que eu consegui escrever sobre sua vida de uma forma que você também vai sentir como se tivesse  conhecido ele pessoalmente, depois de ler o meu livro.

Você faria alguma coisa diferente?

Se eu pudesse voltar no tempo, eu teria começado a escrever alguns anos antes, para que eu pudesse ter a chance de conversar pessoalmente com Romana Kryzanowska.

Qual objetivo que você quer alcançar com esse livro? 

Eu realmente queria escrever um livro que todo mundo iria gostar de ler. Claro que o público alvo são as pessoas que amam Pilates.

Mas eu também quero que o público que ainda não faz aula ou não conhece o Método leia esse livro, porque a vida de Joseph Pilates é simplesmente fascinante. Minha irmã, por exemplo, começou a  fazer aulas de Pilates depois de ler o livro, e ela adora!

O que eu espero de verdade é que  Joseph Pilates se torne uma pessoa reconhecida na Alemanha, seu país de origem. Hoje ouço perguntas do tipo: Essa pessoa do seu livro tem conexão com o Método Pilates?

Então, espero que em pouco tempo ninguém mais precise fazer essa pergunta.

Como Alemã, você se decepciona ao ver que Joseph é tão pouco conhecido em seu próprio país? Esse fato dificultou com que você achasse informações ou documentos sobre ele?

Eu realmente quero mudar essa realidade.

Sim, isso me dificultou muito a achar materiais. Eu tenho certeza que há ainda mais informação sobre ele nos arquivos e, uma vez que ele se tornar uma pessoa reconhecida por aqui, é certo que descobriremos ainda mais coisas sobre a sua vida.

À exceção são os arquivos da cidade de Mönchengladbach, lá eles têm recolhido muito material sobre Joseph.

Eva, me fale um pouco sobre seu livro…

O que eu fiz para escrever o livro foi transformar toda a informação que eu tinha recolhido em um enredo. O livro eva rincke 03acompanha de perto a luta de Joseph Pilates para desenvolver e promover o seu Método, que ele sonhava implementar em todos os lugares.

Além de contar sua história de vida, também acrescentei muita informação que encontrei nos arquivos, o que ajuda a explicar muitos fatos da sua vida.

Por exemplo, o fato de que ele sempre usava calções de banho e nada mais, para dar aulas em seu Studio – parece muito menos excêntrico assim que você sabe que o nudismo era muito popular na Alemanha nos anos vinte, antes dele ir para os EUA.

Outra coisa especial sobre o livro é que ele não termina com a morte de Joseph Pilates. Eu queria um final feliz e otimista, então eu passei a descrever o sucesso do método Pilates: a realização de seus sonhos.

Então Eva, quero que me responda uma pergunta que faço a todas as pessoas que entrevisto, como você define o Método Pilates e principalmente, como você define o homem por trás desse Método?

Isso é muito difícil, mas para mim Pilates é um método muito eficaz de condicionamento do corpo, por meio do fortalecimento e alongamento. Os exercícios foram desenvolvidos como parte de uma abordagem holística para o corpo e a forma com a qual ele deve ser tratado.

Joseph Pilates era um ser humano extremamente talentoso, com um conhecimento intuitivo do corpo, um lutador, um batalhador, que não parava nunca.

Ele estava tão concentrado em seu trabalho, que era um homem difícil de lidar em sua vida privada – especialmente para aqueles que o amavam. Ele era tão ambicioso, que não conseguia apreciar suas realizações (não o suficiente!). Qualidades enormes, com enormes falhas: muito humano!

Written by Gláucia Adriana

Gláucia Adriana

Fisioterapeuta, instrutora da Segunda Geração do Método Pilates. Basi certified, Stott Full Certified, Mentora e Coordenadora do Curso Lolita’s Legacy Teacher Training no Brasil.

3 posts

2 Comentários

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *