Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Quando eu comecei a ensinar Pilates em 1979, a ideia de exercitar o corpo e a mente era um conceito distante.

No começo dos anos 80, eu estava escrevendo para o Sindicato do Los Angeles Time e tentei incluir a filosofia de corpo e mente em minha coluna semanal.

Meus editores acharam que eu estivesse louca. Não existia tal exercício para corpo e mente. Exercício era exercício, e simplesmente medido por quantos agachamentos ou flexões você conseguia fazer em um minuto.

Em 1993, o conceito de corpo e mente estava sendo mais considerado pelo universo fitness. Os corpos do futuro seriam corpos duros, com bordas suaves, porque o exercício estava caminhando para um contexto muito maior que inclui os aspectos suaves da vida – exercício de mente, exercícios de estética, e até mesmo exercícios de espiritualidade.

Corpo e Mente no PilatesCorpo-e-Mente-1

Atualmente, corpo e mente são um grande mercado. Desde produtos saudáveis, programas de exercícios, até música, comida e o ambiente em qualquer lugar que você vá.

E o Pilates permanece como o líder de todos esses programas de corpo e mente. Nós deveríamos estar satisfeitos com esse avanço, não é mesmo? Se nós examinarmos a conexão corpo e mente, nós podemos descobrir que “eles” estavam certos desde o começo.

Não existe tal coisa como corpo/mente. A simples separação dos termos enfraquece essa conexão e separa a totalidade que é o Pilates.

Nós não podemos ser uma mente sem um corpo, e um corpo sem uma mente. Nós somos a conexão do corpo da mente. Se nós os separarmos por palavras, nós perdemos de vista o corpo, a mente e o espírito.

Apesar de não termos uma palavra para isso, o Pilates é viver a experiência do corpo, da mente e do espírito. Nós já chegamos tão longe, mas ainda temos muito mais a explorar. Nós não devemos perder de vista o constante aprendizado, tanto físico, quanto mental.

Então, como construímos essa ponte entre nosso psicológico, e o nosso fisiológico?

Nós podemos explorar as possibilidades através de incorporação. Incorporação é a maneira em qual a psicologia resulta da fisiologia do corpo e do cérebro.

O corpo e o cérebro existem juntos, então intrinsecamente a ciência médica está dedicando uma imensa quantidade de pesquisa nesse assunto.

E a Contrologia traz essa ponte. Joseph Pilates escreveu em Return To Life, em 1945:

“Contrologia é a completa coordenação do corpo, mente e espírito. Através da Contrologia você primeiramente adquire controle total do seu próprio corpo, e então através da repetição correta você gradualmente adquire o ritmo e coordenação natural associado com as atividades do subconsciente.

Esse verdadeiro ritmo e controle, é observado tanto em animais domésticos, quanto nos selvagens – sem exceções. O próprio cérebro é, na verdade, uma espécie de trocas da central telefônica incorporada em nossos corpos, como um meio de comunicação através do sistema nervoso simpático, para todos os nossos músculos.

Conexão Corpo e MenteCorpo-e-Mente-3

Enquanto Joseph não possuía nenhum dado científico, ele estava no mesmo nível de pesquisas atuais. Algumas instituições têm estudado a conexão corpo e mente e documentado a forma como o cérebro manda sinais para o sistema imunológico.

Os receptores na superfície das células do sistema imunológico atuam como buracos de fechaduras para aceitar os neurotransmissores químicos liberados pelo sistema nervoso.

Eles também são identificados como novos neurotransmissores chave que “conversam” com as células do sistema imunológico.

Um estímulo, tal como um estresse emocional pode desencadear a liberação dos químicos para fibras nervosas, que então “falam” para as células do sistema imunológico o que fazer.

Outros sistemas do corpo são sem dúvida conectados dessa mesma forma – eles são “jogadores” no corpo humano, e juntos criam uma rede virtual de transmissores e receptores.

Nossas avós sabiam desde sempre que nosso corpo e nossa mente estavam conectados, mesmo que a comunidade científica ainda não soubesse. Nós simplesmente providenciamos dados irrefutáveis de que é verdade.

E Joseph Pilates teria concordado com nossas avós. Ao despertar milhares e milhares de células normalmente dormentes, a Contrologia correspondentemente reaviva milhares de células dormentes no cérebro, assim ativando novas áreas e estimulando o funcionamento da mente.

Não é de se admirar que muitas pessoas expressam grande surpresa após a primeira experiência com os exercícios do Pilates causada pela sua sensação resultante do Método.

Essas palavras são de Joseph Pilates em 1945:

“É apenas através da Contrologia que a trindade original de um corpo, de uma mente, e de um espírito equilibrados, pode sempre ser alcançado. ”

Mas o que é o espírito do Pilates? Com o Pilates não temos uma noção preconcebida do espírito do nosso trabalho.

Nós temos uma lousa em branco para explorar a paixão do nosso trabalho e ter o espírito do Pilates como único em nossos programas de exercícios. Nós temos a oportunidade de definir nosso próprio espírito, individualmente e se conectar comunalmente. Nós podemos abraçar uns aos outros nesse espírito para então sermos livres para descobrir nossas sensações individuais e crescer criativamente.

E, nesse espírito, para lição de vida, nós podemos colocar todo nosso conhecimento de lado e abrir nossa mente para aprender como um iniciante, para assim obter a sabedoria e o conhecimento de um mestre. É assim que incorporamos o Pilates.

Concluindo…Corpo-e-Mente-4

Em 1979, nós não tínhamos a aceitação de exercícios para corpo, mente e espírito.

Com o reconhecimento do Método e seu crescimento, nós descobrimos como isso se aplica em todos os aspectos da vida.

Nós ainda não completamos um círculo completo, mas com certeza seguimos em frente com a espiral do conhecimento.

Essa espiral do conhecimento nos leva a incorporação. A incorporação não olha para a dualidade da mente/corpo, mas sim mente e corpo sendo unidos em um único ser. Incorporação conecta dois mundos – o mundo da substância física, e o mundo do espírito.

Pilates é a incorporação e unidade do corpo, mente e espírito.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.