Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Atualmente não há dúvidas de que o treinamento funcional revolucionou a maneira de treinar. Com técnicas que consistem em transferir exercícios para as atividades diárias do aluno, o treinamento funcional utiliza de equipamentos simples ou do próprio corpo, seu principal diferencial em relação aos treinamentos tradicionais.

Além disso, ele oferece diversos benefícios para o corpo, como aumento da resistência, flexibilidade, equilíbrio, dentre outros. Basicamente, o treinamento funcional melhora todas as capacidades e sistemas do corpo humano, sendo utilizado também em reabilitações.

Porém, muito mais do que se preocupar e focar em realizar um padrão de movimento correto e não mais treinar um músculo isolado, é preciso também que os instrutores de treinamento funcional consigam realizar e orientar em sua prática.

Outros aspectos que regem nosso corpo, como a flexibilidade e a mobilidade das articulações e tecidos, que possibilitarão um ganho de força adequada, sem prejuízos ao corpo.

Nesse texto vamos ver a importância da liberação miofascial durante as sessões de treinamento funcional e dicas para ser realizada da melhor maneira.

Relação de força, mobilidade e flexibilidade

O equilíbrio entre a força/mobilidade/flexibilidade deve existir, uma vez que o excesso ou a falha de um desses sistemas prejudica o funcionamento dos outros de forma simétrica.

A manutenção da mobilidade corporal completa permite ao corpo se adaptar e realizar as tarefas funcionais de maneira mais ordenada e sem comprometimentos. Promovendo aumento do comprimento das estruturas que tiveram encurtamento adaptativo1.

Podendo ser definida também como uma técnica utilizada para aumentar a extensibilidade musculotendínea e do tecido conjuntivo periarticular, contribuindo para aumentar a flexibilidade articular. Isto é, aumentar a amplitude de movimento (ADM).

O encurtamento do sistema muscular gera como consequências o aumento do gasto energético, desestabilização da postura, utilização de fibras musculares compensatórias, compressão das fibras nervosas, aumento das incidências de cãibras e dor, além de prejuízo da técnica nas habilidades esportivas. Exercícios de alongamento são fundamentais para a prevenção e o tratamento de encurtamento muscular2.

A manutenção de parâmetros adequados de flexibilidade proporciona uma boa mobilidade, possibilitando movimentos com segurança em sua completa amplitude. Além de diminuir o risco de lesões em decorrência de limitações musculares e articulares3-5, e um aperfeiçoamento do desempenho físico.

Contamos então com a liberação miofascial como uma das estratégias utilizadas para contribuir com a melhora da flexibilidade e mobilidade.

O que é a fáscia?

 A fáscia é um tecido conjuntivo que envolve todo o nosso corpo, as vísceras, as artérias e as veias, assim compreendendo uma rede que conecta o corpo todo, do crânio até a planta dos pés 6,7.

E quando envolvem as fibras musculares, é chamada de fáscia muscular tendo como função contribuir na transmissão de força entre os segmentos corporais. Perder a plasticidade da fáscia afeta a flexibilidade e a capacidade de movimento com boa amplitude8.

Se em algum momento ou por algum motivo essa fáscia se encontrar “tensa” e começar a se enrijecer, pode não permitir uma livre movimentação entre os músculos e causar além de movimentos limitados, dores e lesões, principalmente após uma atividade de alta intensidade, como é por exemplo, o treino funcional.

Quando ignorada ou prolongada pode até refletir em desconfortos em outras regiões do corpo, provocando uma recuperação ainda mais difícil por seu estado crônico e extenso de lesão.

Seja qual for a atividade exigida, musculação, corrida, ciclismo e no nosso caso o treinamento funcional, sem a devida recuperação pode levar o corpo a perder sua capacidade adaptativa fisiológica9, prejudicando o bom funcionamento do sistema musculoesquelético, alterando a coordenação e agilidade, a flexibilidade, a força muscular e a capacidade neuromuscular de responder a um instinto reflexo.

Por que se deve realizar a liberação da fáscia?

 A técnica utilizada para “soltar” essa fáscia, é conhecida como Liberação Miofascial10. Essa liberação atua com mobilizações (manual ou auto liberação com algum tipo de rolo) da fáscia, onde se aplica pressão e deslizamento em toda a extensão do grupo muscular escolhido.

E o resultado é a busca por maior liberdade de movimento, alívio da dor e restauração da quantidade normal dos movimentos 11,2 já que após a realização da técnica, o músculo e a fáscia podem funcionar sinergicamente sem restrição.

Se tivermos um corpo com boa flexibilidade e mobilidade, a manutenção de força será mais efetiva, uma vez que quanto mais o músculo se alonga mais força de contração ele terá, sem contar que o alongamento da fáscia não faz com que o paciente perca força muscular, o que é o medo de muitos, quando relatam o motivo de não trabalhar esses pilares na musculação, por exemplo.

Fisiologicamente falando, músculos mantidos habitualmente na posição encurtada tendem a perder elasticidade, mostrando-se fortes somente aos testes na posição encurtada, porém fracos quando estão alongados.

Esta condição é conhecida como fraqueza por encurtamento. Em contrapartida, músculos mantidos habitualmente na posição alongada tendem a se mostrar mais fracos aos testes devido a uma mudança na curva comprimento-tensão, circunstância denominada fraqueza por alongamento1.

Portanto, liberar a fáscia do músculo é de extrema importância seja ela antes do treino, com o objetivo de aumentar a amplitude dos movimentos multiarticulares; ou com o objetivo de relaxamento muscular pós-treinamento, diminuindo a frequência da dor muscular tardia, pois diminuiu a rigidez das artérias o que acarreta em um aumento da circulação local, propiciando mais relaxamento e recuperação muscular.

Benefícios da liberação miofascial

  •  Ajuda a desenvolver consciência corporal;
  • Massageia músculos doloridos e permite um alongamento mais profundo;
  • Promove uma postura correta e o alinhamento da coluna;
  • Alivia as tensões e ajuda a evitá-las nos músculos;
  • Promove uma maior efetividade de treinamento por promover mudanças progressivas nos níveis físico e emocional;
  • Liberar as tensões e dores musculares crônicas;
  • Modificar a distribuição da massa muscular;
  • Melhorar a circulação e a respiração;
  • Promover maior mobilidade e amplitude de movimento;
  • Reduzir a rigidez arterial e melhora da função endotelial vascular

 Como podemos realizar a liberação miofascial?

 Normalmente na sessão de treinamento funcional utilizamos acessórios próprios para liberação, com diferentes nomes (foam roller – rolos de espuma), o stick (bastão), softball e bolas de tênis.

Mas com o mesmo princípio que é consistir em uma superfície arredondada e deslizante, como um rolo de Pilates por exemplo, ou até mesmo uma toalha dobrada em forma de cilindro.

A técnica é muito simples de ser realizada e consiste, portanto, em deslizar essa superfície cilíndrica com pressão sobre o músculo escolhido.

Normalmente abrangendo grandes grupos musculares como o quadríceps, isquiotibiais, tríceps sural, internos de coxa que biomecanicamente por serem responsáveis por combinação de dois movimentos, podem aumentar o estresse sobre a relação comprimento-tensão do músculo, deixando-o mais suscetível à lesão por distensão12.

Além do tensor da fáscia a lata e sua banda iliotibial, lombar, glúteos, romboides, dorsal e quadrado lombar.

Essa pressão pode refletir dor, sendo um sinal de que naquela parte específica do seu músculo há restrição, diminuição de irrigação sanguínea e tensão, e que necessita ser liberado.

Portanto quando encontrar uma região dolorida mantenha a pressão por alguns segundos, e ao repetir o deslizamento do cilindro naquela região você já deve sentir uma diminuição da tensão, realizando esse movimento e vai e volta, várias vezes até sentir alívio.

Assim como os exercícios do treinamento funcional, a liberação miofascial também deve ser orientada por um instrutor fisioterapeuta ou educador físico, só ele saberá a melhor maneira de realização das manobras e em quais grupos musculares ela é mais indicada, dependendo do tipo de treino que você terá ou teve.

Concluindo…

 A liberação miofascial pode e deve ser abordada em nosso plano de treinamento quando se trata tanto de recuperação muscular do nosso paciente pós-treino, como também, forma de aprimorar certo exercício ou gesto esportivo.

Essa atenção irá fidelizar seu cliente com relação ao treinamento estar lhe proporcionando bem-estar geral e principalmente, quanto à prevenção de lesões.

Como fisioterapeuta traumato-ortopédica e instrutora de funcional, utilizo essa técnica também em outra abordagem, a reabilitativa, quando meu paciente necessita de aumento de mobilidade fascial para ganho de amplitude de movimento em um pós-cirúrgico e no tratamento da dor de maneira manual.

Fica minha dica de que existem técnicas que a literatura nos apresenta como efetivo para promover saúde ao nosso paciente da maneira mais apropriada.

Gostou do texto? Deixei seu comentário abaixo!

 

Referências Bibliograficas
 Kisner C, Colby LA. Exercícios Terapêuticos Fundamentos e Técnicas. 4ª Ed. São Paulo: Manole, 2005.
Mourad M.R. Terapia miofascial no tratamento de contusão por trauma direto do trato iliotibial em jogadores de futebol profissional de Osasco. Terapia Manual. 2005; 3: 431–437
Achour Jr A. Exercícios de Alongamento: Anatomia e Fisiologia. 2ª Ed. São Paulo: Manole, 2006.
Adams, K.; O´shea, P.; O´shea, K.L. Aging: Its Effects on Strength, Power, Flexibility, and Bone Density. Strength and Conditioning Journal. 1999; 21: 65-67.
Mathews, D.K. Medidas e Avaliação em Educação Física. 5. ed. Rio de Janeiro: Interamericana; 1980.
Barnes, J.F. Healing Ancient Wounds: The Renegade’s Wisdom. Myofascial Release Treatment Center; 2000.
Manhein C. The Miofascial Release Manual. Thorofare NJ. Editora Slack Incorporated; 2001.
Kumka, M.; Bonar, J. Fascia: a morphological description and classification system based on a literature review. Journal of the Canadian Chiropractic Association, vol. 56, n. 3, p. 179-191, 2012.
Hammer, W.I. Exame funcional dos tecidos moles e tratamento por métodos manuais: novas perspectivas. 2 ed, Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan; 2003.
Greenman P.E. Princípios da medicina manual. 2 ed. São Paulo: Editora Manole; 2001
Barnes, J.F. Liberação Miofascial. In: Hammer WI (editor) Exame funcional dos tecidos moles e métodos manuais, novas perspectivas. 2 ed. Rio de Janeiro, Guanabara; 2003.
Rispler DT. Distúrbios dos Músculos, Tendões e Ligamentos. In: Greene WB. Ortopedia de Netter. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 82-9

 


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.