Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Preparamos esse texto para homenagear dois grandes nomes do Método Pilates: Lolita San Miguel e o próprio Joseph Pilates. Hoje, dia 9 de outubro, comemora-se o aniversário de 84 anos de Lolita, da mesma forma que relembramos que faz 51 anos que perdemos Joseph.

Lolita é uma das principais Eldes do Pilates, pois ela – ao lado de Kathy Grant – são as únicas pessoas da história a terem certificação como instrutor assinada pelo próprio Joseph Pilates. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

Quem é Lolita San Miguel?

Crédito: LolitaPilates.com

Você sabe quem é Lolita San Miguel e qual a importância dela para o método Pilates? Preparamos este texto especialmente para explicarmos a esses questionamentos! Continue lendo para saber mais!

Primeiros Passos

Novaiorquina de sangue, Lolita nasceu no dia 9 de outubro de 1934, mas apenas três anos depois, ela e sua família se mudaram para Porto Rico. Foi em terras porto riquenhas que Lolita começou, ainda criança, a se interessar pela dança.

Aos 11 anos, quando seu pai morreu em decorrência de um ataque cardíaco durante uma viagem a Nova Iorque, Lolita e sua mãe decidiram voltar a morar nos EUA. Ela então passou a estudar dança na Performing Arts High School e, após a formatura, se juntou a Slavenska – Franklin Ballet Company.

Profissão Bailarina

Lolita San Miguel percorreu os Estados Unidos durante 48 semanas, se apresentando com a Slavenska – Franklin Ballet Company em shows de uma noite. Depois dessa temporada com o grupo, Lolita foi membro de outros dois grupos: o Robert Joffrey Ballet e o Ben Harkarvy Ballet Companie.

Os dois grupos, comandados por antigos professores de dança da bailarina. Ela também participou do Jacob’s Pillow, cujo diretor – Ted Shawn -, era amigo próximo de Joseph Pilates.

De 1954 a 1964, Lolita San Miguel se une ao Metropolitan Opera Ballet, trabalhando com grandes nomes da dança na época. Foi, trabalhando no Met, em 1958 que Lolita sofreu uma lesão no joelho.

Reabilitação com Pilates + Carola

Lolita foi levada até o cirurgião-chefe de ortopedia Dr. Henry Jordan. Ela esperava ser operada, porém foi recomendada por Jordan a fortalecer o quadríceps para proteger a articulação do joelho. Foi aí que tudo começou: ela foi aconselhada a procurar por Carola Trier.

Carola Trier é uma Elder de Joseph Pilates e possuía, na época, um estúdio em Manhattan.  Frequentado por dançarinos e atletas que precisavam de exercícios físicos e reabilitação. Trier tinha dois assistentes trabalhando para ela, Romana Kryzanowska e Kathleen Stanford Grant.

Lolita San Miguel se apaixonou pelo Método Pilates e decidiu repassar os conhecimentos de Carola para outras pessoas. Com Carola, Lolita dedicou 520 horas, (26 semanas, 20 horas por semana) de sua vida para aprender sobre o método.

Tudo isso, dentro da Divisão de Reabilitação Profissional da Universidade de Nova York. Lolita San Miguel se tornou a única instrutora de Pilates certificada por Carola Trier.

Contato com Joseph Pilates

Crédito: Pilates4you Journal

Após um tempo, Lolita San Miguel e Kathy Grant decidiram procurarem pelo próprio Joseph Pilates, para que ele as treinasse. Foi assim que começaram as aulas com o mestre que duraram cerca de um ano.

“Conheci o meu ídolo o Sr. Joseph Pilates que estava na casa dos 80 anos: um cavalheiro de cabelo branco forte de short preto e gola alta com um acentuado sotaque alemão e sua adorável, gentil e pequena esposa Clara, que sempre usava um branco uniforme de enfermeira”, conta Lolita.

Nesta época, Lolita virou mãe e precisou contratar alguém para cuidar do bebê enquanto ela tinha aulas com Joseph e Clara. Ela foi certificada pelo mestre no dia 2 de fevereiro de 1967.

Pouco tempo depois, após a morte de Joseph, Lolita San Miguel e Kathy Grant se tornaram as duas únicas pessoas da história a serem certificadas pelo próprio Pilates.  

Joseph segundo Lolita

Em entrevista exclusiva para a VOLL Pilates Group, Lolita San Miguel contou um pouco sobre a sua experiência com Joseph Pilates. Abaixo transcrevemos as melhores partes para vocês! Vamos lá?

Qual seu primeiro contato com Joseph?

“Obviamente eu sabia sobre Joe Pilates e a Carola falava sobre o senhor Pilates, sempre com uma grande reverência. Ela sempre falava sobre a Ilha de Man, onde ele havia sido prisioneiro, mas ela nunca me disse que ele estava a três quarteirões de distância, na cidade de Nova Iorque”.
Nós caminhamos, subimos as escadas, um lance de escadas para o número 939 da 8ª Avenida e era lá que o Joe tinha seu estúdio, todo tempo no qual viveu em Nova Iorque”.

Como era o estúdio que Joseph trabalhava?

“O estúdio era de frente para a 8ª Avenida e em Nova Iorque a 8ª Avenida é uma rua muito, muito movimentada. Tinha quadros nas paredes quadros com fotos, as paredes tinham molduras de madeira e nos quadros havia pequenas fotos do Joe fazendo exercícios na ordem deles e com seus nomes. 
E uma vez que você tivesse aprendido, vindo diversas vezes, ele esperava que você aprendesse rápido e bem. E ai você seguia os quadros, você seguia as fotos nos quadros.
O estúdio naquela época não era nada parecido ao estúdio da Carola. Eles trabalhavam muito, o estúdio abria às 6:30 da manhã e fechava às 7:30 da noite, e quando eles terminavam eles iam comer alguma coisa e eles estavam exaustos”.

Você sentia que Joseph estava feliz naquela época?

“Ele estava sofrendo períodos de depressão, porque ele sentia… nós costumávamos chamá-los de “O Joe está tendo um dia ruim”, porque ele sentia que não tinham alcançado o que desejava alcançar com o método”.

Qual a visão que Joseph do Método Pilates?

“A visão do Joe como o método sera como um reformador universal. Ele esperava ser capaz de mudar o mundo através do seu método”.

Concluindo…

Esperamos que você tenha entendido o valor que Lolita San Miguel tem para a história do Pilates. Além de ser uma das únicas pessoas a ter certificação com Joseph Pilates, Lolita é a única Elder ainda viva.

Com os relatos dela, fica claro o quão relevante é o Método Pilates e o tanto que Joseph foi um gênio ao criar todos estes exercícios para reabilitação.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.