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Como o Método Pilates pode ajudar Atletas de Alta Performance?

Método-Pilates---CAPA

Como já é conhecido, o Método Pilates é um sistema de treinamento que proporciona um trabalho integral de todo o corpo.

Em apenas uma aula de 45 a 60 minutos pode-se fazer um trabalho global de todos os músculos do corpo e ao desenvolver de cada aula, irão fortalecendo os músculos do core, integrando os músculos do abdômen, da coluna baixa e dos glúteos, os quais servem de origem para uma boa execução de cada um dos movimentos propostos na rotina de exercícios.

Joseph Pilates, criados do Método, afirmava que se as pessoas tinham um centro de poder fortalecido, todo seu corpo será forte.

Importância do Método PilatesMétodo Pilates

Agora, a medida que vai passando o tempo, o Método Pilates vem ganhando seguidores, isso porque é um Método que proporciona resultados efetivos e duradouros ao longo do tempo.

Donas de casa, estrelas de cinema, entre outros tem aderido ao Pilates pelos múltiplos benefícios que estes exercício apresentam.

Mas, se o Pilates é considerado uma modalidade esportiva, poderiam os atletas de alta performance praticar o Pilates?

Pois a resposta é SIM!

E muito deles já estão se beneficiando, pois a prática regular te ajuda enormemente a melhorar sua condição no esporte que praticam.

Se você é um atleta de alta performance e está iniciando no mundo do Pilates, este artigo é para você, e anote como o Método pode ajudar a melhorar sua condição se é jogador de futebol, nadador, maratonista, golfista, tenista, entre outras modalidades.

Se você pratica esportes como tênis ou golf, praticar Pilates lhe cairá como uma luva.

Um problema dessas modalidades, são que desequilibram os grupos musculares, pois se você é destro, todos os músculos deste lado do corpo serão fortalecidos, enquanto do lado esquerdo se alongam e enfraquecem descompensando seus músculos.

Golfe
Atletas---Golfe

Entre os muitos benefícios que vem com a prática do Pilates, uma melhor postura, melhor alinhamento e consciência corporal, são as chaves mais importantes para melhorar a performance esportiva.

Se uma pessoa joga golfe tanto socialmente como profissionalmente, uma má postura somada a uma condição física deficiente, são as principais causas de lesões que acometem os golfistas.

É altamente recomendado tanto para os golfistas profissionais como para os amadores que desejam melhorar sua performance, já que é imprescindível fortalecer o Power House, o denominado Centro de Força em todos os esportes e equilibrar as descompensações musculares.

Estes músculos do centro, são responsáveis pela sustentação da postura (estática) e é a zona onde se iniciam todos os movimentos do corpo (função dinâmica).

Este centro é responsável pelo desenvolvimento da força, mantendo o equilíbrio, a estabilidade e melhorando a coordenação durante o movimento.

O processo e o resultado no golfista dependerá em grande medida do trabalho que se realiza a partir desta zona do corpo.

Quando se realiza um swing em um campo de golfe, os músculos do centro estão atuando em uma variedade de planos que permitem completar com grande êxito, muitos movimentos.

O fortalecimento desta união ajuda a proporcionar uma plataforma estável, permitindo um movimento das extremidades mais potentes e eficientes.

O treinamento funcional com o Método Pilates, contribuirá para potencializar a força em geral e prevenir possíveis descompensações musculares produzidas na prática de esportes unilaterais, que potencializa mais a musculatura da zona específica do corpo e se esquece de outras gerando possíveis lesões.

Tênis
Atletas---Tenis

Se você pratica tênis deve aplicar a maioria das recomendações descritas acima mas deve prestar muita atenção na articulação do ombro, cotovelo e pulso.

Os esportes de raquete como o tênis, o squash, o frontão e supostamente o pádel, requerem habilidades muito concretas e uma boa forma física, e sobretudo necessita uma boa coordenação e equilíbrio.

Exercícios como o Pilates ajudarão a melhorar a flexibilidade, resistência, potência, agilidade, entre muitos outros.

Os benefícios deste conjunto de exercícios são inumeráveis, já que ajudam a melhorar e preparar seus músculos e articulações para desenvolver diferentes modalidades esportivas, como é o caso do tênis.

A amplitude e resistência muscular que requer neste esporte é fornecida com a prática diária do Método Pilates. Se é tenista, anote todos os benefícios que irá obter ao praticar o Método de forma regular:

  • Melhora na força do saque mediante o fortalecimento do centro abdominal.
  • Potencializar a velocidade fortalecendo os ombros e braços.
  • Fazer lançamentos mais amplos graças ao aumento de flexibilidade sobre todo os ombros e quadris.
  • Trocar a direção rapidamente mantendo o centro de gravidade graças a um bom equilíbrio.
  • Incrementar a força das extremidades inferiores e superiores a fim de bater o mais rápido e forte o possível.
  • Jogar sem se cansar, já que o Método Pilates ajudará a melhorar sua resistência, realizando exercícios de respiração, onde aprenderá a inalar melhor e a aproveitar ao máximo o oxigênio.
  • Corrigirá desequilíbrios musculares que provocam tensões e distensões musculares e inflamações (tendinite).

Já sabendo dos benefícios que obterá com a prática do Método, sem dúvida ajudará de grande forma o seu corpo a sofrer lesões que são tão frequentes no esporte, tais como:

  1. O cotovelo do tenista – uma das lesões mais comuns nesta modalidade que se produz por uma sobrecarga na parte externa do cotovelo (sobre os tendões, que controlam o movimento do punho e do antebraço).
  2. A tendinite patelar nos joelhos – a qual se originará devido às constantes flexões, arranques e freadas que realizamos durante o exercícios. Por isso, é importante fortalecer os músculos que cercam os joelhos, e especialmente o quadríceps, para assim evitar possíveis lesões.

Natação
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Se é nadador profissional, ou aficionado por essa modalidade, o Pilates e a natação são muito similares, já que são atividades globais onde se utilizam grande quantidade de músculos.

O importante nos exercícios não é ter um grande tônus muscular, mas sim ter uma boa condição física para realizar corretamente todos os exercícios.

Se olharmos os nadadores, todos eles tem uma constituição similar, grande flexibilidade e uma musculatura trabalhada mas não desenvolvida em excesso, já que isso o prejudicaria para se deslizar na água.

O Pilates é um Método muito adequado para eles já que proporciona um trabalho em seco, paralelo ao treinamento na água, onde podem fortalecer sua musculatura mais interna, a qual é muito importante para estabilização: aspecto que devemos trabalhar se queremos obter bons resultados.

Em muitas ocasiões observamos como os treinamentos focam exclusivamente no trabalho dos músculos exteriores, obviando um trabalho mais importante para estes esportistas, a estabilização e o equilíbrio que os músculos mais internos (por exemplo, o músculo transverso) nos proporciona para alcançar um nado mais eficiente.

Entre os benefícios que obterá com a prática regular do Método, podemos citar os seguintes:

  • Melhorará notavelmente a flexibilidade da articulação do ombro, a zona lombar e os músculos isquiotibiais, muito importante nas batidas de pernas.
  • Prevenirá possíveis hiperlordoses lombar, habituais nos nadadores pela posição de cabeça fora da água para respirar, sobretudo se estamos falando de nadadores de travessias de água aberta.
  • Melhorará a flexibilidade rotatória da coluna cervical e quadris, para uma correta técnica de respiração.
  • Conseguirá um maior controle de nossa respiração, alcançando uma respiração regular e rítmica, tão importante neste esporte.

É importante destacar que uma das articulações que se verá enormemente comprometida neste esporte, seriam as dos ombros.

Alguns exercícios que se poderiam aplicar em uma aula habitual seria o do nadador tradicional (inclinado), o nadador de 4 apoios, o nadador de costas, e as placas, no caso da prática do MAT Pilates.

Futebol

Atletas---Futebol

O jogador de futebol requer algumas capacidades físicas determinadas:

  1. Força Explosiva
  2. Velocidade
  3. Resistência
  4. Concentração
  5. Controle do Manejo da Bola

Unido ao treinamento de força, o Método Pilates traz um trabalho de força, resistência e flexibilidade que faz sua musculatura ser mais longa, flexível e mais forte para prevenir lesões.

A maioria das lesões de um jogador de futebol são causadas por desequilíbrios musculares importantes ao ter zonas do corpo mais desenvolvidas que outras com uma maior sobrecarga de trabalho.

Os desenvolvimentos dos músculos e osteopatia do púbis (que são as lesões mais comuns) são produzidas por problemas de controle central na coluna e na pelve, e é ai que entra em jogo o maravilhoso MÉTODO PILATES!

Concluindo…Método-PIlates

Pilates trabalha o Centro (Power House). Estabiliza o tronco para compensar o trabalha das pernas. Inicia a musculatura do reto abdominal, dos oblíquos e do transverso como principal estabilizador da coluna e da pelve.

Proporciona uma base sólida e equilibrada para todos os movimentos desde um centro forte com independência de direção, assim como velocidade ou a força.

Agora, sabendo dos benefícios que o Método Pilates pode ter na sua carreira como atleta, o que está esperando para marcar uma aula?

Se o seu treinador esta devidamente capacitado, desenhará uma metodologia de treinamento adaptado às suas necessidades e requerimentos.

Written by Carlos Zorrilla

Carlos Zorrilla

Licenciado em Educação Física e tem uma trajetória de mais de 13 anos no âmbito do Pilates. Em 2005 fundou o Pilates Training Center C.A., um centro dedicado à prática exclusiva de Pilates em suas diversas modalidades, na cidade de Puerto Ordaz na Venezuela. Se formou com professores prestigiosos tais como Michael King, Veronica Ponieman, Laura Pelinski, Rebeckah Rotstein, Federico Randazo, Madeline Black, Paula Pantano, Humberto Gracias, entre outros. Em 2015 foi professor/tutor de MK Pilates, formando e certificando mais de 100 instrutores no nome dessa escola em seu país natal, Venezuela.
Carlos foi o criador da técnica Mat Sequence e Reformerme on the ball. Técnicas inovadoras que conquistaram clientes e instrutores de Pilates. Ele também conta com seis publicações, destacando as seguintes: Matwork Pilates; Mat Sequence Módulo I e II; Pilates on a Roll; entre outros. Atualmente reside no Equador e inicia seus workshops nos próximos meses.

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