Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O Pilates é um método de exercício físico que utiliza o peso do próprio corpo para sua execução. Quando todos seus músculos estiverem propriamente desenvolvidos, você realizará com rotina seus exercícios com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.

Conheça abaixo um pouco sobre o criador do Método, Joseph Pilates, os exercícios originais, além de entender um pouco mais sobre os benefícios da prática. Vamos lá? Boa leitura!

Um pouco sobre Joseph Pilates

‟Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O país inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes.”

Nascido em 1883 na Alemanha em um vilarejo chamado Monchengladbach, Joseph Hubertus Pilates foi uma criança doente que sofria de asma, raquitismo, bronquite e febre reumática.

Desde cedo decidiu contrariar a sua forma debilitada, buscando nas atividades físicas uma solução para vencer seus problemas. Ele utilizou yoga, mergulho, boxe, natação, esqui e conhecimentos de Fisiologia, Anatomia e Medicina Oriental. Até os movimentos animais não fugiram das suas observações.

Aos 32 anos, Joseph mudou-se para a Inglaterra, onde se tornou boxeador profissional, e anos mais tarde ficou recluso no campo de concentração de Lancaster. Foi neste campo de concentração que Joseph aplicou o Método, um programa de condicionamento baseado em exercícios que eram realizados no solo.

Sua técnica foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe (influenza) que vitimou outras pessoas de outros campos. Dessa forma, Pilates tornou-se enfermeiro e trabalhou na recuperação de feridos da guerra utilizando as molas das camas para a melhoria da condição física desses pacientes.

Neste momento, Joseph notou que a execução dos exercícios com resistência causava maior eficiência na recuperação das pessoas, observando que a recuperação do tônus muscular acontecia de forma mais rápida.

Aos 46 anos de idade, na ida para os EUA, Joseph conheceu então sua esposa Clara, uma enfermeira que trabalhou posteriormente com ele em seu estúdio em Nova York, localizado na 8ª avenida, junto ao New York City Ballet.

O seu Método começou a ser praticado por importantes bailarinos que apresentavam lesões, sendo recuperados por Joseph Pilates. Logo, a técnica ganhou adeptos e se espalhou por todo o mundo.

Sua primeira obra intitulada “Sua Saúde” foi publicada em 1934, cujo tema abordava saúde, qualidade de vida e a importância do exercício para a prevenção e reabilitação “cura” das patologias.

No ano de 1945 Joseph publicou sua segunda obra intitulada “O retorno à vida pela Contrologia” com coautoria de John Willian Miller, explicando a denominação de Contrologia e o repertório de exercícios para aquisição de uma boa forma com baixo custo.

Um Método inovador chamado Pilates

‟A arte do Pilates prova que o sua idade não é medida em anos, ou como você acha que você se sente, mas sim pela flexibilidade normal da sua coluna ao longo da sua vida.”

O Método foi desenvolvido na década de 1920, baseado no conceito chamado de contrologia. Este conceito nada mais é do que o controle consciente de cada movimento executado pelo nosso corpo através de músculos, tendões, ligamentos e toda nossa estrutura.

É a forma correta como o corpo deve “agir” durante a execução de cada movimento, envolvendo mente e espírito. A contrologia permite o desenvolvimento uniforme do corpo, potencializando a aquisição de uma boa forma física e livre de patologias.

Portanto, Pilates é um Método baseado em exercícios de concentração, força e mobilidade, utilizando exercícios específicos.

Joseph iniciou o desenvolvimento desse condicionamento corporal durante a Primeira Guerra Mundial, e durante alguns anos aplicou melhorias e aperfeiçoamentos na técnica, até 1967, quando faleceu.

A técnica apresenta uma grande quantidade de exercícios e variações, e o Método pode ser executado por qualquer pessoa, desde quem deseja praticar atividades físicas quanto àqueles que apresentam alguma patologia e buscam por reabilitação, como dores crônicas, problemas neurológicos, ortopédicos e qualquer distúrbio envolvendo a coluna vertebral e até mesmo a senilidade.

O Método Pilates, quando orientado por um profissional devidamente capacitado, torna praticamente nula a possibilidade de lesões musculares, pois o impacto é inexistente.

Exercícios Originais criados por Joseph

“Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito.”

Os repertórios de exercícios estão divididos em duas categorias distintas, sendo elas:

  1. MAT Pilates: Exercícios executados no solo, utilizando apenas o peso corporal e sofrendo ação da gravidade (considerada como fator de resistência). Nesta categoria também podemos agregar acessórios aos exercícios;
  2. A outra categoria envolve o uso dos equipamentos (Cadeira, Reformer, Wall, Trapézio), onde a resistência está vinculada ao uso de molas e polias.

O repertório do Método obedece a uma sequência que está dividida em três níveis: Básico, Intermediário e Avançado. Com isso, os equipamentos possuem variações de ângulos de execução, cargas e frequência.

Cada exercício deve ser executado com o máximo de atenção possível e não de forma automática, como a maioria das pessoas acabam fazendo. Por este motivo, o Método não apresenta repetições de séries e cada movimento é repetido por aproximadamente dez vezes.

Os exercícios do Método Pilates são, na sua maioria, executados na posição deitada, havendo diminuição dos impactos nas articulações de sustentação do corpo na posição ortostática e, principalmente, na coluna vertebral, permitindo recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente da região sacrolombar.

Dos 34 movimentos criados por Joseph Pilates no Método original, deram origem a aproximadamente 500 variações com ou sem aparelhos, que possuem o mesmo intuito de fortalecer e alongar toda musculatura do corpo, melhorando a flexibilidade e a coordenação motora.

Tudo isso vai proporcionar relaxamento, conscientização corporal sem contar o constante trabalho respiratório e os cuidados com a correção da postura.

Os 34 movimentos criados por Joseph são:

  1. Hundred;
  2. Roll Up;
  3. Roll Over with Legs Spread;
  4. One Leg Circle;
  5. Rolling Back;
  6. One Leg Stretch;
  7. Double Leg Stretch;
  8. Spine Stretch;
  9. Rocker with Open Legs;
  10. Cork-Screw;
  11. Saw;
  12. Swan-Dive;
  13. One Leg Kick;
  14. Double Kick;
  15. Neck Pull;
  16. Scissors;
  17. Bicycle;
  18. Shoulder Bridge;
  19. Spine Twist;
  20. Jack Knife;
  21. Side Kick;
  22. Teaser;
  23. Hip Twist;
  24. Swimming;
  25. Leg Pull – Front;
  26. Leg Pull;
  27. Side Kick Kneeling;
  28. Side Bend;
  29. Boomerang;
  30. Seal;
  31. Crab;
  32. Rocking;
  33. Control Balance;
  34. Push Up.

A execução de cada um destes exercícios encontra-se no livro chamado “Return to life through Contrology” (O retorno à vida pela contrologia) já citado acima.

Os princípios fundamentais para a execução do Método envolvem: controle, centralização, mente concentrada na execução do exercício, concentração, movimento fluido, precisão e a tão famosa respiração.

“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”

Os exercícios que compõem o Método envolvem contrações isotônicas (concêntricas e excêntricas) e, principalmente, isométricas, com ênfase no que Joseph denominou power house (ou centro de força).

Este centro de força é composto pelos músculos abdominais, transverso abdominal, multífido e músculos do assoalho pélvico, que são responsáveis pela estabilização estática e dinâmica do corpo. Então, durante os exercícios, a expiração é associada à contração dessas musculaturas e do diafragma.

A estabilidade do core é essencial para o equilíbrio de carga apropriado dentro da coluna vertebral e pélvis. O chamado núcleo, assim como o grupo de músculos do tronco que envolve a coluna vertebral e as vísceras abdominais.

Abdominais, glúteos, cintura pélvica, paravertebrais e outros músculos trabalham em conjunto para proporcionar estabilidade espinhal.

Segundo a Literatura, a frequência ideal para praticar Pilates deve ser três vezes por semana, em aulas de uma hora cada.

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo.”

Objetivos do Método inovador Pilates

“Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas.”

O Método Pilates tem como objetivo o alongamento e fortalecimento muscular, criando um corpo forte. Tem vantagens como:

  • Melhora do condicionamento físico;
  • Alinhamento postural;
  • Estímulo da circulação;
  • Fortalecimento do corpo como um todo – especialmente da musculatura abdominal;
  • Gera flexibilidade;
  • Melhora da coordenação;
  • Ajuda na descompressão das vértebras da coluna;
  • Eleva a capacidade de contração muscular;
  • Auxilia no combate ao estresse;
  • Tonifica áreas enfraquecidas;
  • Aumenta a densidade óssea;
  • Aumenta a mobilidade das articulações;
  • Diminui tensões e fadigas;
  • Causa aumento da capacidade respiratória e cardiovascular.

Conclusão

A prática regular do Pilates aumenta o nível de conscientização postural e coordenação motora, e tais benefícios proporcionam alívio de dores crônicas e previnem lesões. Os benefícios do Método só dependem da execução dos exercícios com fidelidade aos seus princípios.

As vantagens do trabalho realizado no Core são: assegurar um apropriado equilíbrio muscular, propiciando a estabilidade, aumentando a força postural dinâmica e assegurando o funcionamento apropriado da cadeia cinética por inteiro. Todos esses benefícios podem ser chamados de eficiência neuromuscular.

Com a prática, os indivíduos tendem a manter posturas corretas em diversas situações do nosso cotidiano, e estes hábitos devem perdurar por toda a vida.

‟Uma boa postura pode ser adquirida com sucesso somente quando todo o mecanismo do corpo está sob um controle perfeito. O caminho segue como uma coisa natural.”


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.