Posted in:

Método Pilates e seu Importante papel na Prevenção do Sobrepeso e Obesidade

Método-Pilates---capa

Atualmente a obesidade vem sendo considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. O National Institute of Health (2011), caracteriza a pessoa como obesa quando a quantidade de tecido adiposo aumenta numa proporção capaz de afetar a saúde física e psicológica, diminuindo a expectativa de vida (COSTA; GARDENGHI, 2012).

Estudos recentes da revista The Lancet, mostram que o número de obesos no mundo cresceu seis vezes nos últimos anos. Segundo a publicação, há 40 anos existiam 105 milhões de pessoas acima do peso no mundo para 641 milhões em 2014.

Em termos absolutos, o Brasil ocupa o terceiro lugar entre os países que possuem a população com excesso de peso. A pesquisa também mostrou que a proporção de homens obesos subiu de 3,2% para 10,8% e nas mulheres de 6,4% para 14,9%.

O Crescente Aumento da População ObesaMétodo-Pilates-5

O mundo globalizado, onde o tempo parece ser cada vez menor, possibilitou a redução da realização de atividades físicas regulares. Houve também uma mudança significativa nos hábitos alimentares da população em geral, principalmente com a alta ingestão de fast foods e outros alimentos que substituem uma refeição ideal.

Às vezes, as pessoas não param para se alimentar corretamente e essas mudanças dos hábitos de vida indicam uma crescente prevalência da obesidade e, consequentemente, ao possível desencadeamento de doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia, hipertensão, câncer, apneia do sono e síndrome metabólica.

A composição corporal é dada por uma relação entre o que se ingere de energia na alimentação e o gasto energético na atividade física. O gasto energético total é composto de três componentes: metabolismo de repouso, resposta do metabolismo à dieta e atividade física.

O metabolismo de repouso é afetado pelo sexo, idade, estado nutricional e endócrino, e pela composição corporal. A atividade física é o componente variável do gasto energético total, podendo ser aumentada em dez vezes em relação à taxa metabólica de repouso. (PESTANA, et al. 2012)

A prática da atividade física tem diversos benefícios, sendo alguns deles:

  • Aumento da atividade simpática – potencializando a ação lipolítica no tecido adiposo – em especial na região abdominal
  • Aumento da sensibilidade à insulina
  • Redução da pressão arterial
  • Auxílio na manutenção da massa magra, quando associada a reeducação alimentar
  • Redução da circulação de lípides na corrente sanguínea, etc.

Os exercícios físicos devem ser colocados na rotina diária, uma vez que eles apresentam inúmeros benefícios para quem prática, tanto nas questões físicas e psíquicas.

Método Pilates e Aptidão FísicaMétodo-Pilates-6

Existem muitas pesquisas que abordam os efeitos da reeducação alimentar e do exercício físico isoladamente, ou de ambos combinados, sobre a perda de peso corporal. Nestes estudos fica claro que a dieta tem um papel mais marcante na redução do peso corporal, porém o exercício pode gerar vantagens a longo prazo, que podem ser muito benéficas, principalmente ao paciente e aluno obeso.

A aptidão física está intimamente relacionada com a manutenção de boas condições de saúde, e ela pode ser adquirida também com a prática do Pilates. Alguns fatores determinam a aptidão física de uma pessoa, como por exemplo, a força, composição corporal, resistência cardiorrespiratória e flexibilidade.

Dessa forma, é importante que os profissionais tenham conhecimento e trabalhem adequadamente com cada um destes componentes.

Força

É a capacidade de exercer tensão muscular contra uma resistência, superando, sustentando ou cedendo à mesma envolvendo fatores mecânicos e fisiológicos.

Composição Corporal

É considerada um componente da aptidão física relacionada à saúde, devido às relações existentes entre a quantidade e a distribuição da gordura corporal com alterações no nível de aptidão física e no estado de saúde das pessoas.

Resistência Cardiorrespiratória

É a capacidade do sistema cardiovascular e do aparelho respiratório permitir a realização de esforços físicos de intensidade moderada, por períodos de longa duração. É uma capacidade dos sistemas circulatório e respiratório para se ajustar e se recuperar dos esforços do corpo em exercício.

Flexibilidade

Considerada como um importante componente da aptidão física, relacionada à saúde e ao desempenho atlético. Baixos índices de flexibilidade podem estar associados a problemas posturais, algias, níveis de lesões, diminuição da vascularização local e aumento de tensões neuromusculares. Este fator tem variação conforme a idade, gênero e padrão de exercício regular.

Quando pensamos no Método Pilates e em todos os ensinamentos que Joseph Pilates deixou para nós, percebemos que o Método pode modificar de forma eficiente cada uma das pessoas que exercitam-se e, com isso, interferir nos níveis de saúde de seus praticantes e melhorar sua qualidade de vida.

O Método Pilates e o EmagrecimentoMétodo-Pilates

Esse é um tópico bem delicado, sendo uma das perguntas mais frequentes entre as pessoas que vem conhecer o nosso Estúdio. É importante lembrar que o Método Pilates não tem como objetivo principal o emagrecimento, mas pode ajudar muito no processo.

As pessoas com sobrepeso podem apresentar alterações posturais, sobrecargas articulares, redução de mobilidade e, todos estes fatores são trabalhados e melhorados, já que o Pilates trabalha o corpo como um todo, corrige a postura e fortalece a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável.

Segundo as recomendações da American College of Sports Medicine, para emagrecer deve-se priorizar o prazer e o bem-estar na escolha de uma atividade física. A associação entre exercícios e sofrimento é provavelmente um dos principais desmotivadores para a prática da atividade física.

Geralmente, uma das causas do sobrepeso está ligado a ansiedade, ou seja, quanto mais confortável a pessoa estiver no ambiente da atividade física, melhores serão os resultados (JUNGES, 2014).

A prática do Pilates está voltada para um trabalho educativo, como Joseph Pilates mesmo descreveu em seu segundo livro “A Contrologia é a coordenação completa do corpo, da mente e do espírito” (PILATES, 1945),  ou seja, o estúdio de Pilates é um ambiente que transmite calma e introspecção, geralmente o paciente/aluno em questão costuma sentir-se mais à vontade.

Os exercícios monótonos ou muito extenuantes também são fatores importantes para o abandono das atividades físicas, mais um ponto positivo para o Pilates! Quando o profissional domina o Método e sabe adequar a atividade ao seu aluno/paciente, a chance de melhora é muito grande e a desistência diminui consideravelmente.

Hoje temos um aumento de pacientes e alunos que procuram nossos estúdios com indicação médica, a fim de praticar uma atividade física e melhorar os parâmetros clínicos e, principalmente, melhorar a qualidade de vida.

Acredito que o Método Pilates, como atividade física regular, possa ser reconhecido como forma de reduzir os riscos de diversos problemas, aumentando a capacidade funcional, e consequentemente, melhorando a qualidade de vida, além de ajudar na prevenção de doenças.

Concluindo…Método-Pilates-2

O Pilates é um método de condicionamento físico que integra o corpo e a mente, restaura o corpo, elimina as dores musculares, amplia a capacidade de executar movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal.

É importante lembrar que todos os exercícios físicos devem ter o acompanhamento de um profissional capacitado, ajudando o aluno e paciente na execução correta dos movimentos, evitando possíveis lesões que possam aparecer quando a prática é realizada de maneira incorreta.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que cada pessoa deve ter um treino individualizado, sempre buscando os melhores exercícios e movimentos. Uma vida ativa vai trazer benefícios para qualquer pessoa, independente da idade ou da composição corporal.

O importante é estar em movimento e fazer dos hábitos saudáveis uma rotina diária. Não adianta passar a semana sendo “fitness” e no final de semana exagerar na alimentação. Uma vida saudável deve ser diária, não somente durante os dias da semana ou quando está na academia, assim, você ficará cada vez mais saudável e conquistará todos os benefícios que essa mudança irá trazer para a sua vida.

Movimente-se!

 

REFERÊNCIAS
CIOLAC, Emmanuel Gomes; GUIMARÃES, Guilherme Veiga. Exercício Físico e Síndrome Metabólica. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v.10, n.4, p.319-324, jul./ago., 2004.
DIAS, Ingrid B.F.; MONTENEGRO, Rafael A.; MONTEIRO, Walace D. Exercícios físicos como estratégia de prevenção e tratamento da obesidade: Aspectos fisiológicos e metodológicos. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, v.13, n.1, p.70-79, jan./mar, 2014.
GUTTIERRES, Ana Paula M.; MARINS, João Carlos B. Os efeitos do treinamento de força sobre os fatores de risco da síndrome metabólica. Revista Brasileira de Epidemiologia, v.11, n.1, p.147-158, 2008.
JUNGES, Silvana. Método Pilates: Paixão e Ciência. Porto Alegre: AGE/Critério, 2014.
LIBERALINO, Eurico S.T; SOUSA, Tatyane C.C de; SILVA, Vânia Rejane L. Influência dos exercícios do método Pilates sobre o sistema cardiorrespiratório. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v.3, n.3, p.59-64, jul./set., 2013.
MARCHESONI, César; et al. Método Pilates e Aptidão Física relacionada à saúde. EFDeportes.com Revista Digital, Buenos Aires, ano 15, n.150, nov., 2010.
NEGRÃO, Carlos Eduardo; et al. O Papel do Sedentarismo na Obesidade. Revista Brasileira de Hipertensão, v.7, n.2, p.149-155, 2000.
PESTANA, Vitor S; et al. Efeitos do Pilates e exercício resistido sobre a obesidade central e o índice de massa corpórea em idosos. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v.11, n.2, p.218-223, mai./set, 2012.
PILATES, Joseph H. A obra completa de Joseph Pilates. Sua Saúde e O retorno pela Contrologia. Tradução de Cecília Panelli. São Paulo: Editora Phorte, 2010.

Written by Michelle de Aguiar Zacaria

Michelle de Aguiar Zacaria

Fisioterapeuta com especialização em Fisioterapia Hospitalar e Fisioterapia em Terapia Intensiva, com ênfase em terapia respiratória. Certificação em Pilates Solo, Pilates Clássico, Treinamento e Reabilitação Funcional e curso de formação em Treinamento Funcional. Quando bailarina, procurou o método para tratar uma lesão e se apaixonou completamente.

4 posts

2 Comentários

Deixe um Comentário
  1. olá tudo bem gostamos bastante da matéria exposta no site principalmente da parte que fala da
    Composição Corporal mencionando que a mesma É considerada um componente da aptidão física relacionada à saúde, devido às relações existentes entre a quantidade e a distribuição da gordura corporal com alterações no nível de aptidão física e no estado de saúde das pessoas.
    parabéns mesmo gostamos muito do assunto,

    e vamos abordar um pouco no nosso site
    http://www.livrosobreemagrecimento.com.br/dieta-emagrecer-rapido/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *