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Como ter um novo corpo praticando o Método Pilates

Como ter um novo corpo praticando o Método Pilates
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Pressupõe-se que o Método Pilates desenvolvido por Joseph Pilates seja capaz de melhorar a flexibilidade geral do corpo, estimular a circulação sanguínea, o alinhamento postural, a coordenação motora, o aumento da força muscular e a prevenção de lesões.

Como ele mesmo dizia “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo”.

Quando Joseph no final da frase conclui que a diferença com as sessões leva a um novo corpo, isso acontece por diversos fatores, e o primeiro deles é em relação à flexibilidade.

No Método Pilates o alongamento leva o praticante a uma maior flexibilidade corporal, se praticado constantemente.

O alongamento é uma prática que é aplicada em toda “aula”, e no método não se trabalha apenas uma forma de alongamento, mas na sua totalidade os alongamentos são praticados lenta e progressivamente até chegar à uma máxima amplitude de movimento.

Após chegar a esta amplitude o próximo passo é estabilizar com o alongamento estático. O alongamento estático consiste em manter a mesma posição em um período entre 20 à 30 segundos, lembrando que não é uma regra fazer somente este tipo de alongamento durante a prática do Método.

Princípios do Pilates

No Pilates, o alinhamento postural e a coordenação motora ocorrem porque os exercícios são realizados com correção postural e posicionamento.

Durante a prática, o instrutor fica sempre atento para observar se não está ocorrendo compensação, se há a contração da musculatura abdominal, transverso abdominal, oblíquos, multífidos e assoalho pélvico, a musculatura conhecida como “Power House” e também se o aluno trabalha a respiração corretamente.

Com isso é possível observar a exatidão do exercício realizado. A consciência corporal obtida com o Pilates e o foco nos músculos citados acima faz com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, o que leva à um alinhamento postural.

O Pilates trabalha com todo o corpo, através dos seus princípios, que vou citar de uma forma resumida:

Respiração: A respiração deve ser sempre coordenada com o movimento, inspiração e expiração completa. A respiração adequada auxilia o alinhamento do tronco e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória.

Centralização: O fortalecimento da musculatura conhecida como “Power House” já citada acima, proporciona a estabilização do tronco e o alinhamento biomecânico. A ativação desta musculatura durante a prática é de extrema importância para que durante a execução do exercício não ocorra sobrecarga na região da coluna.

Concentração: É a transformação do pensamento em movimento, durante a execução do exercício o aluno tem que estar focado para que o movimento realizado seja o mais preciso possível.

Controle: É o recrutamento da musculatura desejada, não ocorrendo compensação. Diria que o controle leva ao movimento “perfeito”.

Fluidez: A leveza dos movimentos, sem ativação da musculatura acessória, sem sobrecarga articular. Desta forma se obtém um movimento “limpo” e bem executado.

Benefícios do Método Pilates

Dentro do Pilates, o corpo também ganha uma hipertrofia muscular, o método consegue trabalhar vários músculos do corpo ao mesmo tempo, além dos outros ganhos citados nos parágrafos acima.

Apesar de não ser o objetivo principal, a hipertrofia muscular ocorre, pois utiliza a resistência das molas e o peso corporal durante a prática, e ao contrário da musculação o Pilates não trabalha com cargas excessivas e também não trabalha um grupo muscular específico.

A prevenção de lesões também engloba o método Pilates tanto para esportistas quanto para idosos, pois as lesões são decorrentes de movimentos errados, falta de coordenação e estresse.

Ao realizar exercícios para fortalecimento da musculatura abdominal (Power House) o aluno terá uma melhor função dos membros durante as atividades, evitando a instabilidade articular e alterações biomecânicas, e também o alongamento que ajudará a dar mais “liberdade” ao movimento auxiliando a diminuição de aderências teciduais.

No método também se trabalha o estímulo sensorial quando se aplica durante a aula de Pilates o treino de equilíbrio exigindo o controle postural, adaptando a aula com acessórios e postura diferente, sempre estimulando na medida certa.

Comparado com outras modalidades esportivas, o Método Pilates se destaca pela qualidade do movimento e garantia de que não ocorrerão lesões, desde que seja praticado com a supervisão de um instrutor qualificado. Vale lembrar que as primeiras diferenças notadas serão uma boa postura corporal e flexibilidade.

Após algum tempo de prática notará diminuição do estresse mental, diminuição de dores, principalmente dores na coluna, pois com o fortalecimento da musculatura abdominal e o alinhamento corporal, no dia a dia passará a não sobrecarregar a coluna para os afazeres cotidianos.

Embora algumas melhorias já sejam perceptíveis nas primeiras aulas, a maior parte delas ocorre a médio/longo prazo, e cada aluno trabalha com um objetivo específico, porém o ganho de qualidade de vida abrange todos.

O trabalho de Contrologia (controle da mente e do corpo) é custoso, mas com perseverança e paciência, é possível alcançar os objetivos dentro do Pilates.

Concluindo…

Com todas as vantagens o Pilates está ganhando cada vez mais adeptos.

Durante a minha vivência com as aulas de Pilates, consegui observar grandes mudanças na vida dos meus alunos, desde os que tiveram AVC até os esportistas de alta performance, e a gratificação surgia em cada conquista e em cada agradecimento.

Lembrando que sempre foram observadas as necessidades individuais e limitações de cada aluno para que fosse alcançado o objetivo necessário.

Com este breve texto podemos perceber que a filosofia e os princípios do Método Pilates proporcionam perfeita conexão entre a mente e o corpo.

Como não existe contra indicação é uma técnica que pode ser realizada por pessoas de todas as idades como crianças, adultos, idosos, gestantes e até mesmo deficientes físicos, podendo ser adaptado para cada tipo de pessoa, proporcionando uma infinidade de melhoria para a saúde.

Os benefícios no corpo são sentidos de uma maneira global e isso leva a todos nós concluir que é nítida a mudança que o mestre Joseph Pilates cita, sobre ter um novo corpo após 30 sessões, pois é um método único.

Written by Melissa Pita

Melissa Pita

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Medicina do ABC, com Formação Completa em Pilates Solo e Aparelhos. Já participou de workshops com grandes nomes do Pilates nacional e internacional, como Keyner Luiz, Álvaro Castro, além de Lolita San Miguel.

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