Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A segunda região mais importante quando se trata de biomecânica e alterações posturais é a cintura escapular. Isso porque essa é a região que recebe maior sobrecarga diariamente.

Quem já não se deparou com um trapézio extremamente tenso e cheio de nódulos?

Essas são queixas frequentes em nossos consultórios, e a manutenção de um bom posicionamento da cintura escapular e da cervical são essenciais para reduzir essas queixas.

Aprenda mais sobre biomecânica e alterações posturais continuando a leitura.

Para que a cintura escapular se mantenha em uma posição favorável e adequada, é necessário que estejamos sempre buscando o equilíbrio entre uma série de músculos que a compõe, chegando ao tão temido “equilíbrio escapular”.

como-corrigir-a-postura-1

Esses músculos se combinam, sendo sinergistas e agonistas em diversos movimentos

Elevação: Trapézio superior + elevador da escapula
Depressão: Trapézio inferior e serrátil anterior
Adução escapular: trapézio médio + romboides
Abdução escapular com anteriorização do ombro: peitoral menor + subclávio

Esses são, em geral, os principais movimentos que levam as alterações posturais da cintura escapular e, durante uma avaliação criteriosa, podemos identificar suas contraposições. Ou seja, a fraqueza de um músculo pode estar relacionada a uma alteração postural oposta, enquanto a tensão de outro músculo leve a um movimento indesejado.

Exemplos

Ombro elevado: fraqueza de trapézio inferior e serrátil anterior ou tensão de trapézio superior e elevador da escápula
Ombro anteropulsionado = escápula abduzida: fraqueza de trapézio médio e romboides ou tensão de peitoral menor e subclávio.

Para que possamos trabalhar de forma correta, a avaliação passa a ser parte essencial do processo de reabilitação, pois será a única forma de sabermos quais músculos estão verdadeiramente afetados, se o problema postural está relacionado a tensões musculares ou as fraquezas de seus antagonistas.

Após descobrir quem está provocando a alteração, ficará mais fácil escolher dentro do repertório do Pilates quais exercícios irão alcançar o nosso objetivo.  Por isso, comece seu atendimento com uma boa avaliação e trace para cada alteração postural encontrada um objetivo a ser alcançado. Assim, você tem um sucesso terapêutico, enquanto seu paciente se livra daquela indesejada alteração de postura.

Saiba mais em: https://www.vidacompilates.com.br/praticar/2017/3/29/essa-tal-de-escpula


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.