Posted in:

Como organizar as aulas em um Studio de Pilates?

Se você é dono(a) de um Studio de Pilates ou quer abrir um Studio, antes de continuar o texto eu queria te convidar para participar de um Grande Lançamento que acontecerá dia 30/01 às 22h pela internet. É online, ao vivo e gratuito.

Será o lançamento da Rede MetaLife Studios, uma parceria MetaLife e VOLL Pilates.

Se você deseja aumentar faturamento, fidelizar clientes, ganhar tempo, controlar as finanças, se capacitar e, principalmente DESTACAR SEU STUDIO no meio da multidão, eu te convido a conhecer o projeto.

Neste dia você terá a oportunidade de saber de todos os detalhes e mais que isso, de fazer parte dele. A Rede MetaLife será a Maior Rede de Studios do Brasil e você terá o apoio e supervisão direta das duas maiores empresas de Pilates do Brasil: MetaLife e VOLL Pilates.

Clique aqui para participar: http://bit.ly/conhecer-MetaLife-Studios

Bom, depois de se inscrever, vamos voltar ao texto…

 

 

 

Muitos preparadores físicos e fisioterapeutas são ótimos professores, mas, na hora de gerir um Studio de Pilates, escorregam em regras simples que fazem toda a diferença para o negócio. Alguns profissionais não sabem, por exemplo, como criar uma agenda e organizar as aulas — algo fundamental para o bom funcionamento do Studio.

Contar com instrutores competentes, boa estrutura física, equipamentos variados e uma boa localização são critérios importantes. No entanto, se tudo isso não estiver muito bem organizado, a qualidade do atendimento pode não atender às expectativas dos clientes.

Atrasos ou faltas habituais prejudicam muito a percepção do público sobre o serviço. Dividir o horário para cada atividade e ser pontual com o horário de aulas é um valor que deve ser compartilhado entre todos os colaboradores do Studio.

Confira, no artigo de hoje, sete passos que podem te ajudar a criar uma agenda e organizar as aulas em um Studio de Pilates!

1) Conheça o perfil dos seus clientesStudio de Pilates (7)

  1. Qual é a faixa etária predominante dos clientes atendidos por você?
  2. Que indicações clínicas eles têm para fazer a atividade?
  3. Quais são as restrições mais comuns?
  4. Que parcela do seu público faz Pilates como única atividade física e por opção?

Essas são algumas perguntas que devem ser feitas quando você for escolher os horários das aulas e até os instrutores.

É interessante mesclar os horários disponíveis colocando em uma mesma aula clientes com perfis diferentes. Assim, o instrutor pode se dedicar de forma especial àqueles que demandam mais atenção, enquanto os mais autônomos vão realizando as séries em outros aparelhos, sempre sob o olhar do professor.

2) Dedique um tempo para o planejamento do seu Studio de PilatesStudio-de-Pilates-(11)

Para fazer o que o primeiro tópico indicou, você vai precisar de tempo para se planejar e acessar essas informações. É importante dedicar algumas horas da sua semana ao planejamento das atividades de seu Studio de Pilates.

Se você ocupar todo o tempo com aulas, não conseguirá colocar sua agenda em dia, nem mesmo será possível entrar em contato com os clientes ou fazer serviços externos.

Defina dias em que você fará cada atividade, inclusive a parte financeira, contato com fornecedores e novos parceiros

3) Invista em um software de agendamentoStudio-de-Pilates-6

Usar a tecnologia a seu favor pode ajudar a manter o seu quadro de horários organizado.

Com a ajuda de um software compartilhado com outros profissionais do Studio, as informações da agenda são alinhadas e, em casos de emergências, um profissional pode substituir o outro.

Um software também pode auxiliar por meio de mensagens e pequenos lembretes e alertas. Assim, fica fácil inserir na agenda um período de feriado ou alguma informação útil como, por exemplo, “ar-condicionado com defeito, reparo já solicitado”!

4) Mantenha seus contatos sempre atualizadosStudio-de-Pilates-19

Não há nada pior do que precisar falar com alguém e o contato estar desatualizado na agenda. Manter os contatos sempre em dia é importante para conseguir cumprir com pontualidade a grade de horários.

E isso deve ser feito com todos os envolvidos do Studio de Pilates:

  • Clientes
  • Instrutores
  • Fornecedores
  • Instituições Públicas
  • Outros Parceiros

Se você precisa entrar em contato com algum instrutor que já ministrou um curso no Studio há algum tempo, a sua agenda deve ser capaz de cumprir esta função.

5) Evite a conversação fora de horaStudio-de-Pilates

Alguns clientes não conseguem ficar em silêncio, a turma acaba seguindo esse ritmo e a aula vira um grande falatório. O problema é que muitos clientes podem se sentir incomodados e reclamar.

É importante saber que, para que a aula renda e os horários sejam cumpridos, os instrutores devem ser orientados a não encorajar a conversação fora de hora.

O Pilates é uma atividade que depende da respiração correta para que funcione. Por isso, os professores terão este argumento na hora de interromper um papo animado durante a aula.

Isso deve ser feito, é claro, com toda a atenção e cuidado para não melindrar nenhum cliente mais sociável.

6) Dedique um espaço na agenda do seu Studio de Pilates à capacitaçãoStudio-de-Pilates-1

Qualquer atividade profissional hoje precisa de capacitação constante. No Studio de Pilates essa realidade é a mesma. Organize um horário em sua agenda mensal para capacitações da sua equipe.

Dessa forma, todos se manterão atualizados acerca de tendências, novidades do mercado, áreas correlacionadas, novos equipamentos, informações úteis e outros detalhes que fazem toda a diferença no atendimento.

Isso pode ser feito apenas com a equipe, ou, se preferir, pode também ser aberto aos alunos, desde que seja fora do horário de aulas.

7) Não faça da sua agenda uma prisãoStudio-de-Pilates-25

Antes de organizar a agenda do seu Studio de Pilates você deve pensar na principal função dele: contribuir para a saúde e qualidade de vida das pessoas. Certo?

Então por que você vai construir uma grade de horários apertada, que não permite intervalos e um horário de almoço adequados?

A sua agenda de atendimentos não deve te aprisionar ou tornar os seus colaboradores escravos. Ela deve contribuir para a qualidade de vida dos seus clientes, mas também de toda a sua equipe.

Para isso, considere horários de deslocamento, épocas do ano e dias mais críticos. Lembre-se de que todos precisam ter tranquilidade para cumprir o seu trabalho.

Concluindo…Studio-de-Pilates-(10)

Depois desses sete passos, você deve fazer um exercício antes de começar a organizar a agenda de aulas do seu Studio de Pilates. Pense como a rotina está funcionando hoje e liste todos os pontos que você gostaria de melhorar ou corrigir.

A partir disso, comece a seguir esta lista considerando os problemas de agendamento que você vive atualmente.

É interessante também vislumbrar como seria o atendimento ideal para o seu Studio: “como será o atendimento quando toda a agenda estiver devidamente organizada”? Isso vai te motivar a começar logo a implementar essas mudanças!

Agora que você sabe como criar uma agenda de atendimentos para o seu Studio de Pilates, siga-nos nas redes sociais para continuar recebendo outras dicas como essas!

3 Comentários

Deixe um Comentário
  1. Alguien me recomienda un programa de organización de las clases de pilates? No encuentro nada bueno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *