Posted in:

Pilates nas patologias da coluna: alongamento de cadeias

Pilates-nas-patologias-da-coluna
Pilates nas patologias da coluna: alongamento de cadeias
Gostou? Avalie!

O Pilates está entre os métodos mais eficazes para tratamento de dores de coluna, alongamento e reabilitação do corpo. Visa o restabelecimento da hierarquia muscular, alinhando e recuperando o corpo de lesões.

O alongamento de cadeias para tratar as patologias da coluna é uma forma eficiente e inteligente para trabalhar a área em recuperação.

Em resumo, as cadeias musculares são responsáveis por unir todo o corpo, como uma linha de força, portanto se uma atividade é realizada para uma determinada parte do corpo, ela terá reflexo em todo o corpo.

A declaração original de cadeia muscular explicada por Françoise Meziéres (conhecida como Madame Meziéres) é: “Conjunto de músculos de mesma direção e sentido, geralmente poliarticulares que se comportam como se fossem um só músculo e se recobrem como telhas de um retalho”.

Conhecendo as cadeias musculares

Trabalhar essas cadeias musculares é uma ótima forma de tratar tanto patologias simples e também aquelas que não notamos resultado e se parecem quase impossíveis de obter.

A observação dessa área importante do corpo é feita através de avaliações posturais,  permitindo assim uma visão unificada do corpo em situações cotidianas.

 

 

Hoje o Blog Pilates traz o vídeo do fisioterapeuta Keyner Luiz para a VOLL TV, da VOLL Pilates Group, sobre o trabalho de cadeias musculares nas patologias da coluna vertebral, através de exercícios de flexão de tronco, de maneira simples e eficaz no Cadillac, utilizando o comando verbal.

Dica: tome sempre cuidado especial para como o aluno senta na bola, para que ele não caia do aparelho. Esteja sempre por perto durante os exercícios para lhe passar segurança.

Gostou do vídeo? Escreva nos comentários! Até a próxima.

Written by Keyner Luiz

Keyner Luiz

Fisioterapeuta formado pela UNISANTA, Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício (CEFE), Especialista em Acupuntura (CEATA), Especialista em Quiropraxia (Instituto Physion).

Possui Formação em Mat Pilates, Pilates Studio, Pilates Fisioterapêutico, Pilates Original Clássico, Pilates Avançado Aplicado a Coluna Vertebral, Pilates Aplicado a reabilitação músculo-esquelética, Pilates Avançado na Atuação do Instrutor em Studio, Power Pilates e Pilates Aplicado ao Treinamento Funcional.

6 posts

2 Comentários

Deixe um Comentário
  1. ola..comecei esta semana a praticar pilates. mas estou meio receosa quanto ao tempo praticado.vou fazer 2 horas por semana.uma na terça outra na quinta.acredito que para ter resultados efetivos lá vção seis meses ou mais.ou não???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *