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Pilates Acessórios – Conheça a Mini Flex Ball

Os exercícios de Pilates, acompanhados de acessórios permitem uma rotina de trabalho mais intensa e variada. Com as faixas elásticas se aumentam a resistência, e com os rolos é permitido trabalhar a estabilidade.

As mini flex balls facilitam o trabalha com os músculos, assim como também ajudam a relaxá-los e remover a tensão dos músculos das costas.

Elas são um acessório infalível para ativar alguns músculos do Core. Além disso, se aumento o equilíbrio, relaxando as tensões e aliviando as dores.

Sobre as Mini Flex BallsMini-Flex-Ball-6,

As mini flex balls podem contribuir para a instabilidade dos músculos centrais, e estabilizadores locais da pelve. Mas também pode ser um elemento proprioceptivo para conectar a musculatura, por exemplo, os adutores.

Para trabalhar extensões torácicas é muito bom como facilitador de movimento (sendo ligeiramente deflacionados), e também pode favorecer o relaxamento dos eretores de coluna, a nível lombar, em caso de estarem ativados.

É válido destacar que no começo o uso da mini flex ball se limitava à área de reabilitação neurológica, mas atualmente é um elemento imprescindível em qualquer reabilitação cinética, além de ser muito utilizado no mundo fitness. Além disso, existem aulas em qual a mini flex ball é a protagonista.

É importante destacar que durante seu uso, as mini flex ball ativam os músculos da base central e desafia o equilíbrio enquanto se move através deste treinamento que flui.

O peso leve da Mini Stability Ball™ adicionará uma nova dinâmica de trabalho no trabalho no MAT. Esta rotina de exercícios trabalha afundo os sistemas musculares profundos de todo o corpo.

Os princípios básicos da bola de exercícios combinados com a preparação de força física, oferecem um treinamento excepcional, acima e além de qualquer outra rotina e equipamentos mais caros, complicados e pesados.

Basicamente as mini flex balls são “instáveis”, porque trabalham com músculos extras e desenvolvem novas habilidades. Muitos do músculos mais suferficiais ou mais profundos, que talvez você nunca tenha sentido, se recrutam quando são treinados com a mini flex ball.

Sente-se apenas em cima, trabalhará mais duro e aumentará o rendimento e a força da parte superior do corpo.

Ao trabalhar com a mini flex ball de exercícios, automaticamente, e muitas vezes sem perceber, corrigirá e melhorará a qualidade de seu exercício. Se perdes a boa postura, a bola girará e rodará para que adote a posição correta.

Benefícios Físicos da Mini Flex BallMini-Flex-Ball-3

O treinamento com uma bola de exercícios tem diversos benefícios físicos – desde um suave alongamento a um intenso exercício de força – para jovens, adultos e idosos e em todos os ambientes fitness.

Esses benefícios são:

  • Saúde das Costas: fortalece as estruturas diretamente responsáveis da saúde da coluna e evita as lesões.
  • Melhora a Postura: o ato de buscar um equilíbrio ajuda a conhecer e melhorar nossa postura e nossa força.
  • Estabilidade Central: basicamente isso significa que se trabalham e consequentemente se fortalecem os músculos abdominais mais profundos, e os da coluna que atuam a modo de tala ao redor da coluna vertebral.
  • Equilíbrio Muscular: “inverte” os desequilíbrios musculares que podem causar lesões nas costas e problemas posturais.
  • Mobilidade e Flexibilidade: para relaxar, liberar e rejuvenescer todo o corpo.

O benefícios de fazer exercícios ao usar bolas grandes ou pequenas é que ao oferecer uma superfície instável, deve-se trabalhar todo o corpo para manter o equilíbrio e, portanto, melhora a coordenação.

O trabalho se torna mais global no solo limitando-se a área específica que queremos fortalecer. O treinamento é mais funcional e se alcançam maiores resultados.

Outro benefícios associado com a mini flex ball é o treinamento do Core. Sigla que engloba os músculos do tronco e da coluna baixa relacionados com um bom suporte lombo-pélvico. É comprovado que o trabalho sobre a bola tem um efeito direto sobre esta musculatura e, portanto, sobre a postura.

Se o seu caso não é ir na academia, mas deseja fazer exercícios em casa, a Mini Flex Ball pode te servir muito. A variedade de exercícios que pode fazer é muito ampla e é menos provável o aborrecimento.

O ideal é fazer algum exercício aeróbico antes (bicicleta, caminhada, elíptico) e também fazê-los por último como forma de aquecimento. Assim seus músculos trabalham de forma melhor e o risco de lesão diminui.

Concluindo…Mini-Flex-Ball-5

 

Algumas recomendações antes de iniciar seu treinamento de Pilates com uma Mini Flex Ball:

  1. Comece sempre pelo fácil, seu corpo vai saber quando conseguir ir além. Não se apresse e realize sua postura a todo momento.
  2. Faça abdominais sobre a mini flex balls. Deve manter a pelve apoiada e a região sacra no solo e colocar a mini flex ball na vértice inferior das escápulas, para poder realizar flexões e extensões, fornecendo assim um melhor trabalho aos músculos do core e aos eretores da coluna vertebral.
  3. Se seu equilíbrio não é muito bom, pode começar fazendo alongamentos no solo com a mini flex ball. Assim vai se familiarizando e pouco a pouco perde o medo.

Para informação de como realizar rotinas de exercícios de Pilates com Mini Flex Ball, me coloca à disposição via meu Manual de Trabalho.

Entre em contato por este email: pilatestrainingcenter@hotmail.es/ carloszorrilla04@gmail.com

Written by Carlos Zorrilla

Carlos Zorrilla

Licenciado em Educação Física e tem uma trajetória de mais de 13 anos no âmbito do Pilates. Em 2005 fundou o Pilates Training Center C.A., um centro dedicado à prática exclusiva de Pilates em suas diversas modalidades, na cidade de Puerto Ordaz na Venezuela. Se formou com professores prestigiosos tais como Michael King, Veronica Ponieman, Laura Pelinski, Rebeckah Rotstein, Federico Randazo, Madeline Black, Paula Pantano, Humberto Gracias, entre outros. Em 2015 foi professor/tutor de MK Pilates, formando e certificando mais de 100 instrutores no nome dessa escola em seu país natal, Venezuela.
Carlos foi o criador da técnica Mat Sequence e Reformerme on the ball. Técnicas inovadoras que conquistaram clientes e instrutores de Pilates. Ele também conta com seis publicações, destacando as seguintes: Matwork Pilates; Mat Sequence Módulo I e II; Pilates on a Roll; entre outros. Atualmente reside no Equador e inicia seus workshops nos próximos meses.

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