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Como utilizar o Condicionamento Atlético no Pilates

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O Método Pilates continua ganhando popularidade e em um ritmo vertiginoso, ele passou de uma atividade totalmente desconhecida a uma aula imprescindível em qualquer clube esportivo.

Mas apesar de tudo, muita gente ainda tem receio de provar o método e não acredita que ele possa contribuir com algum benefício. A má informação é o que parece ser o causador destas opiniões.

O conceito do Pilates está chegando ao redor de todo o mundo de uma forma parcial e se entende como uma atividade suave (muitos pensam que são aulas de alongamento), dirigida a pessoas de todas as idades ou com algum tipo de problema físico especial.

Evidentemente o Pilates pode favorecer estes perfis mas engloba muito mais. A gama de níveis e condições a que pode os favorecer é imenso, e qualquer pessoa pode praticá-lo, e se beneficiar do método.

Qual o objetivo do Condicionamento Atlético?Condicionamento-Atlético-3

A medida que o tempo foi passando tudo tem evoluído – desde a medicina até o modelo dos carros. Assim, o Método Pilates, e seus equipamentos foram evoluindo, como também a forma de prescrever cada um dos movimentos a serem aplicados dentro de uma aula.

Durante as décadas o Pilates sofreu algumas mudanças mas sempre mantendo seus princípios ativos já que são o fundamento do Método. Assim, tem surgido um grande número de modalidades do Pilates, entre as quais podemos destacar o Condicionamento Atlético.

Ao introduzir a palavra Atlético, estamos nos referindo à uma sessão de treinamento focado nas necessidades de uma pessoa que pratica algum esporte em especial, com a única finalidade de melhorar seu desempenho na modalidade que pratica.

É por isso que atletas renomados, sempre incluem e estão incluindo em suas rotinas do dia a dia, exercícios de Pilates como uma técnica que busca realinhar seus músculos, e trabalhar as recompensações musculares, etc.

Isso acontece sem dúvida porque na realidade, o Método Pilates melhora notavelmente o rendimento atlético dos esportistas que o praticam, desenvolvendo sua força e flexibilidade.

Os corredores correrão mais e com menos esforço, além de ter um menor risco de lesão. Numerosas equipes profissionais de NBA e NFF nos Estados Unidos, golfistas profissionais, e jogadores de futebol do FC Barcelona, utilizam o Pilates como uma parte essencial de seu condicionamento físico.

Da mesma forma, o time de futebol do Real Madrid também está incluindo o Pilates em suas rotinas de exercícios para completar a preparação dos atletas. Eles atuam em um grupo muscular específico conhecido como The Core ou musculatura profunda do abdômen que não é habitual em um treinamento específico com bola.

Este Método, idealizado por Joseph Hubertus Pilates, no início do século XX, nada mais é do que uma compilação de diversos exercícios baseados em especialidades como a ginástica, a traumatologia ou yoga, unindo o dinamismo e a força muscular com o controle mental e a respiração.

Vale destacar que foram criados programas de Condicionamento Atlético de Pilates no Reformer, não unicamente dirigidas a pessoas que praticam alguma modalidade esportiva em específico, mas também para aquelas pessoas que participam de forma habitual nas aulas de Pilates e que simplesmente querem levar seu treinamento a um nível superior.

Os Benefícios obtidos no Condicionamento AtléticoCondicionamento-Atlético-7

O Condicionamento Atlético é um aula dirigida a fortalecer os principais grupos musculares da coluna, abdômen e extremidades, proporcionando ao praticante um trabalho tonificante e desafiante.

Esse trabalho o leva sem dúvida a melhorar a força, potência e agilidade através de novas variantes dos exercícios que irão desafiar o movimento unilateral, a transferência do peso e a estabilidade dos músculos centrais.

Entre os benefícios obtidos pelas pessoas que incorporam o Condicionamento Atlético em suas rotinas baseadas no Método Pilates, podemos destacar às seguintes:

  • Tono muscular fortalecido, tonificando o corpo sem aumentar o volume muscular e com isso conseguem estilizar a figura
  • Aumento da flexibilidade, agilidade, sentido de equilíbrio e a melhora da coordenação dos movimentos
  • Melhora do alinhamento postural e correção dos hábitos posturais incorretos
  • Permite prevenir e reabilitar lesões do sistema músculo-esquelético
  • Mediante a respiração e a concentração atinge um estado de relação global que elimina o estres, as tensões musculares e as rigidezes
  • Mediante a integração corpo e mente, consegue aumentar a auto estima e o conhecimento do próprio corpo, obtendo com isso um bem estar geral que muda a forma de enxergar a vida
  • Proporciona grande vitalidade e força, permitindo minimizar o esforço para realizar as tarefas cotidianas e qualquer outro tipo de esporte
  • É um conceito de exercício físico personalizado
  • Trabalha a musculatura profunda, visando assim corrigir possíveis desequilíbrios musculares, tanto em atletas (tênis e golf) como naquelas pessoas que não fazem nenhuma modalidade esportiva em especial.

Benefícios do Condicionamento para AtletasCondicionamento-Atlético-6

Agora, seguindo com a ordem das ideias referidas aos benefícios da prática do Pilates em sua modalidade de Condicionamento Atlético, este tópico será destinado aos atletas renomados.

Isso pois na seguinte lista irei destacar alguns dos benefícios diretos que irão obter em sua modalidade esportiva se incluírem o Pilates como um componente habitual em suas sessões de treinamento.

  • Fortalece a musculatura estabilizadora responsável pela estabilidade e equilíbrio muscular, conseguindo assim um maior controle nos movimentos e um menor risco de lesão
  • Trabalha de ótima maneira as zonas de transmissão de força (pélvis e cintura escapular) para aproveitar ao máximo a potência transferida do golpe e economizar energia
  • Fortalece a zona lombo-abdominal, fornecendo assim estabilidade à coluna vertebral evitando lesões na mesma
  • Melhora sem dúvida nenhuma a rotação do tronco, a rotação dos quadris e a cintura escapular para gerar uma maior potência e estabilidade no momento de realizar algum movimento requerido durante sua rotina de exercícios ou sua competição esportiva
  • Obtém um maior fortalecimento nos músculos das pernas, essenciais para poder mudar de direção rapidamente, mantendo o centro de gravidade graças a um bom equilíbrio
  • Aumento da potência das extremidades inferiores e superiores a fim de acertar/bater o mais rápido e forte possível
  • Evitar a fadiga melhorando a resistência muscular e a oxigenação
  • E por último mas não menos importante, a prática habitual de Pilates irá corrigir possíveis desequilíbrios musculares que provam distensões e torções articulares assim como inflamações (tendinite)

Concluindo…Condicionamento-Atlético-9

Assim como os benefícios do Método Pilates tradicional, neste texto apresentei os benefícios, as facilidades, as atuações e toda a necessidade do Condicionamento Atlético, bom tanto para os atletas em questão, quanto para qualquer praticante do Método que queira evoluir para este desafio.

Assim, já está se tornando claro os benefícios adquiridos pelos atletas assim como pelo público entusiasta praticante de Pilates. A única coisa necessária é incentivá-los a se inscrever em alguma aula que ofereça esta modalidade de Condicionamento Atlético.

Se a aproximação do aluno é com confiança, a certeza de que ele irá se surpreender com os resultados que serão obtidos é absoluta.

Written by Carlos Zorrilla

Carlos Zorrilla

Licenciado em Educação Física e tem uma trajetória de mais de 13 anos no âmbito do Pilates. Em 2005 fundou o Pilates Training Center C.A., um centro dedicado à prática exclusiva de Pilates em suas diversas modalidades, na cidade de Puerto Ordaz na Venezuela. Se formou com professores prestigiosos tais como Michael King, Veronica Ponieman, Laura Pelinski, Rebeckah Rotstein, Federico Randazo, Madeline Black, Paula Pantano, Humberto Gracias, entre outros. Em 2015 foi professor/tutor de MK Pilates, formando e certificando mais de 100 instrutores no nome dessa escola em seu país natal, Venezuela.
Carlos foi o criador da técnica Mat Sequence e Reformerme on the ball. Técnicas inovadoras que conquistaram clientes e instrutores de Pilates. Ele também conta com seis publicações, destacando as seguintes: Matwork Pilates; Mat Sequence Módulo I e II; Pilates on a Roll; entre outros. Atualmente reside no Equador e inicia seus workshops nos próximos meses.

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