Posted in:

Pilates “Elders” – Conhecimentos passados por Romana Kryzanowska

Pilates “Elders” – Conhecimentos passados por Romana Kryzanowska
Gostou? Avalie!

A nomenclatura “Pilates Elders” é utilizada hoje em dia para apresentar as pessoas que são consideradas a primeira geração de instrutores de Pilates que aprenderam diretamente com Joseph e Clara Pilates.

São eles: Hana Sakmirda, Carola Trier, Bob Seed, Joe Winter, Kathleen Stanford Grant, Lolita San Miguel, Mary Bowen, Ron Fletcher, Eve Gentry, Bruce King, Jay Grimes e Romana kryzanowska.

Neste artigo vamos explorar as informações a respeito de Romana Kryzanowska que é uma das pessoas que faz parte dessa primeira geração de instrutores.

Faleceu dia 30 de agosto de 2013 tendo sido uma excepcional Master Trainer, que certificou muitos professores ao redor do mundo honrando a técnica original e dividindo o Método em sistemas básico, intermediário e avançado a fim de facilitar o aprendizado.

Romana KryzanowskaRomana-Kryzanowska-2

Romana Kryzanowska nasceu em Detroit (Michigan) em 30 de junho de 1923, filha única de uma família de artistas, o pai era russo e a mãe americana.

Passou a infância na Flórida e aos dezessete anos residia em Nova York e era uma jovem bailarina da School of American Ballet.

Na ocasião, tinha lesionado seu tornozelo e não podia mais dançar, algumas bibliografias informam que estava com 14 anos.

Na época (1941), ainda não haviam surgidas especialidades como a fisioterapia e a medicina esportiva, assim a única alternativa para os problemas ortopédicos era a cirurgia, mesmo assim sem consistir em técnica refinada.

Foi apresentada a Joseph Pilates por George Balanchine e passou a fazer aulas de Pilates.

Relatou que Joseph Pilates havia lhe dito: “Bem mocinha, faça cinco aulas. Se funcionar continue, caso contrário, leve o seu dinheiro de volta”.

Já na sua primeira sessão, estranhou o fato de que para apenas uma lesão de tornozelo tivesse que exercitar todo o corpo, com exercícios não específicos para a área lesionada.

Notou que o inchaço diminuiu e conseguiu totalmente recuperada retornar as suas aulas de Ballet. Tornou-se aluna de Pilates e, posteriormente, professora em 1942, sob sua supervisão.

Em 1944 casada com Pablo Mejia mudou-se para o Peru, teve dois filhos Sari e Paul, e continuou a dançar e a ensinar o Método Pilates mantendo contato com “Uncle Joe” como usualmente se referia a Joseph Pilates.

Sari Pace, também filha de Romana Kryzanowska e Pablo Mejía Tupayachi nascida no Peru, foi introduzida no Método aos oito anos de idade, quando teve complicações de uma enfermidade que a levou a uma cirurgia no tendão do pé, incapacitando-a de andar por seis meses.

Os músculos do pé e da perna ficaram muito atrofiados e seu prognóstico foi de que não dançaria mais. Segundo Kryzanowska, conseguiu recuperar-se e dançar profissionalmente.

Juntamente com seu irmão praticaram Pilates desde pequenos inicialmente com sua mãe e posteriormente nos anos cinquenta com Joseph e Clara Pilates quando se mudaram para a cidade de Nova York.

Studio de Pilates em Nova YorkRomana Kryzanowska 6

No ano de 1958, Romana retornou aos Estados Unidos e trabalhou com Clara e Joseph Pilates no estúdio em Nova York localizado na Oitava Avenida 939 entre as ruas 55 e 56 e em 1973 passou a ter direito a cinqüenta por cento (50%) da renda do estúdio.

Após o falecimento de Clara Pilates, Romana, segundo seus depoimentos, recebeu os direitos de uso da metodologia, assim como anotações, fotos e manuscritos, relatando as investigações de Pilates.

Enfim, todo seu trabalho, tornando-se responsável por mantê-lo fiel aos ensinamentos de seu criador e tornou-se a diretora do estúdio mudando o endereço em 1975 para a Rua 56 (cinquenta e seis) entre as Avenidas Quinta e Sexta em Nova York.

Romana passou mais de setenta anos ensinando e certificando professores no Método desenvolvido por Joseph Pilates em vários países.

Publicou três livros em co-autoria com Sean Gallagher, um deles é uma história fotográfica de Joseph Pilates (The Joseph Pilates Archive Collection: Photographs, Writings and Designs, 2000). Romana escreveu que sua intenção nesta publicação ilustrada era que pudesse ser sentido o “espírito de Joseph Pilates”.

Após o falecimento de Romana Kryzanowska (trinta de agosto de 2013), sua filha, Sari Mejia Santo, representa a segunda geração a continuar a tradição do ensino do Método em sua forma original. Dirige atualmente o Romana’s Pilates[1], e continua o trabalho iniciado por sua mãe de certificar pessoas no Método ao redor do mundo.

Ensinamentos de Romana Kryzanowska

Romana-Kryzanowska-4Aprendi com Romana a “poderosa força do Powerhouse” e como trazer esse poder para as situações difíceis, além de lições de vida exemplares.
Uma delas é a persistência para conquistar um condicionamento físico para a saúde, bem estar e também cura de lesões.

Outra importante lição que levo comigo até hoje é que o Método precisa ser “lapidado” no corpo do professor, como Joseph Pilates enfatizou que era preciso treinar pelo menos cem vezes em seu corpo antes de tentar ensinar, assim também reforçava Romana.

As manhãs em que ministrava aulas no estúdio Drago’s Gymnasium, no ano de 1999, em Nova York, mais pareciam apresentações teatrais sempre regadas a simpatia, e cativavam a todos nós, os estagiários que assistiam maravilhados aquela senhora que nos inspirava diariamente.

Memórias

Recordo que certa vez eu não conseguia executar um exercício, e ela deitou- -se no chão ao meu lado e executou perfeitamente um movimento de um grau elevado de dificuldade.

Romana-Kryzanowska-3

Virou-se para mim e disse: “Cecilia, você precisa de um café da manhã brasileiro!”, já que eu estava demonstrando cansaço e falta de preparo muscular aos 29 anos, enquanto ela irradiava energia aos 70!

Pude constatar a veracidade nas palavras de Joseph Pilates quando falava sobre o tempo existencial quando escreveu:

“Se sua coluna é inflexível aos 30 anos então você é velho, se ela é flexível aos 60, então você é jovem (PILATES  e MILLER, 1978) e também compreender que ele estava certo quando dizia que somos “arquitetos de nossa própria felicidade!

Romana dedicou mais de 70 anos à divulgação do Método Clássico no mundo, e eu atualmente completo 18 anos certificada por Romana Kryzanowska como também dedicação ao ensino da técnica da forma mais pura e autêntica possível.

Romana-Kryzanowska-1

Written by Cecilia Panelli

Cecilia Panelli

Mestre em Educação Física, Bacharel e Licenciada em Dança. Certificada pelo The Pilates Studio® com Romana Kryzanowska (1999) e Power Pilates® Inc. (2003) em Nova York. Teacher Trainer da Power Pilates® Inc. (2008- 05/2016). Pré-treinadora de GYROTONIC® e certificada em GYROKINESIS®. Autora do Livro: “Método Pilates de Condicionamento do Corpo: um programa para toda vida” (Phorte, 2016, terceira edição). Tradutora da: Obra Completa de Joseph Pilates – Phorte , 2010. Autora de artigos científicos e palestrante sobre o Método Pilates Clássico e GYROTONIC® Expansion System. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento UNICAMP (GPFEM).

7 posts

6 Comentários

Deixe um Comentário
  1. Parabéns pela história da Romana, nós que somos do grupo de Elite, que tivemos privilégio de treinar com Romana, vivenciamos essa paixão dela pelo MÉTODO e seguimos e aplicamos em nossas Vidas.

  2. Parabéns!
    É muito importante compartilhar estas informações, pois muita gente pensa que para encontrar profissionais de 2ª Geração, Certificados por Romana é preciso ir para fora do Brasil. Mas não! Nós estamos aqui, e temos muito o que falar e ensinar!
    Amei, excelente texto Cecilia!

  3. Parabéns!
    Muito importante compartilhar a vivência e a história de Romana, uma personalidade tão importante para a sobrevivência do Método.
    Importante também as pessoas saberem que não é preciso sair do país para encontrar profissionais de Segunda Geração certificados por Romana. Mesmo sendo um número pequeno, nós estamos aqui, somos brasileiros (as) e temos muito para contar e ensinar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *