Posted in:

Pilates em Suspensão: por quê suspender?

Beneficios-Pilates-suspenso-1

Quero começar este artigo com algumas questões que fazem com frequência para profissionais de Pilates especializados em suspender:

  • Afinal, por que eu devo suspender meu aluno?
  • Quais os benefícios que o Pilates em suspensão pode trazer?
  • Quem pode realizar exercícios suspensos?
  • Exercícios suspensos são, de fato, mais avançados?

Quase todos já se fizeram essas perguntas, mas nem todos encontraram as respostas. Assim, hoje pretendo sanar algumas das dúvidas que, talvez, sejam suas também, leitor.

Os Benefícios em suspender o Alunopilates-suspenso-6

O treinamento do Pilates em suspensão pode oferecer diversos benefícios a sua saúde, pois ele fortalecerá a musculatura e ainda exigirá muita coordenação motora e equilíbrio.

É muito importante que os movimentos sejam realizados com muita concentração e o máximo de controle.

O treinamento proporciona melhor controle entre mente e o corpo.

Ele oferece estímulos diferentes que, normalmente, não estamos acostumados a realizar, e assim faz com que seu corpo se comporte de forma diferenciada.

O Suspensus exige flexibilidade e força que podem ser ainda mais aprimorados com a prática.

Vou citar alguns dos benefícios do Pilates em Suspensão para que vocês possam entender melhor sobre o que estamos falando:

  • Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal
  • Postura
  • Equilíbrio muscular
  • Performance atlética
  • Tem efeito positivo na saúde da coluna vertebral
  • Desenvolvendo maior estabilização.
  • Equilíbrio estático e dinâmico.
  • Circulação sanguínea e oxigenação.
  • Mobilidade e força.
  • Alivia o estresse e tensão
  • Fornece uma forma segura e benéfica do exercício de uma ampla variedade de condições médicas.

Quem pode fazer Exercícios em de Pilates em Suspensão?

Todos!

Sim, isso mesmo, não há uma contraindicação absoluta para a pratica do método.

Assim como no Pilates convencional, o que manda é o bom senso do instrutor para a escolha dos exercícios e variações para cada aluno, sempre levando em consideração a individualidade de cada um e suas limitações.

No Pilates em Suspensão, podemos trabalhar com crianças, adultos saudáveis e patológicos, idosos, gestantes e até atletas de alto nível.

Pilates-suspenso-para-idosos

Os Exercícios que suspendem não são mais avançados?

Não necessariamente. Algumas pessoas têm em mente que os exercícios de Pilates em suspensão são muito acrobáticos e são, necessariamente, exercícios que exigem muita forca e, por isso, consideram mais avançados.

Mas a realidade é que temos exercícios para todos os níveis de alunos, inclusive iniciantes.

Muitos movimentos do Suspensus visam educar o aluno a realizar, por exemplo, um movimento de Mat Pilates da maneira correta.

O Columpio (tecido utilizado no método) pode muitas vezes funcionar como um facilitador, e muitos exercícios podem ser educativos de exercícios mais complexos, por exemplo.

A verdade é que todos estão muito acostumados a ver fotos mais acrobáticas e, por isso, deduzem que a metodologia não é aplicável a qualquer tipo de público.

Sim, temos exercícios avançados, e que exigem realmente de um grau de forca e controle maior do aluno. Mas essa e apenas a ponta do iceberg.

Ao olharmos mais de perto, podemos ver toda a base e fundamentação que temos para se chegar a essas posturas “acrobáticas”.

É claro que sempre vemos a foto acrobática, afinal, quem não gosta de se sentir realizado? Conseguir realizar algo que nunca imaginou ser possível e registrar tal momento? Mas o passo a passo também está presente.

Existe um cuidado muito grande no método Suspensus em trazer transparência e esclarecimento a esse assunto. Em geral, exercícios de Pilates em suspensão são considerados avançados no Pilates, por exigirem mais controle corporal, entretanto no Suspensus teremos exercícios para todos os níveis.

Acreditamos na história. Os princípios criados por Joseph Pilates marcaram nossa história e estão presentes nos dias atuais.

Controle, respiração, centro, concentração, precisão e fluidez são as bases, na qual nosso método é fortalecido e desenvolvido. E temos como base não utilizarmos esses princípios em vão.

Se realizamos um movimento, realizaremos com um propósito, e não simplesmente por acharmos bonito ou conveniente. Creio que a palavra que define tudo isso que estamos falando é propósito.

Pilates em Suspensão NÃO é CircoBeneficios-Pilates-suspenso

Então, se vou realizar um movimento em suspensão com o meu aluno, a primeira coisa que tenho que ter em mente é o propósito de tal movimento. Por que ele está fazendo esse movimento?

O que eu estou trabalhando com ele? Qual o benefício que este movimento trará ao meu aluno?

Responda a essas perguntas e, a partir daí, veja por onde começará sua aula.

Concluindo…pilates-suspenso-4

Além de todos os benefícios já citados anteriormente, os exercícios de Pilates em suspensão são uma ótima maneira de sair da rotina, diversificar as suas aulas e sim, exigir algo novo do seu aluno.

Trabalhar com a gravidade pode ser fascinante, tanto para o aluno como para o instrutor, que também descobre novas formas renovar suas aulas.

Seja para trazer de volta o lado lúdico, para melhorar o equilíbrio, a coordenação, flexibilidade, resistência, forca ou simplesmente pelo fato de querer inovar.

Seja qual for a sua razão, os exercícios suspensos são uma ótima ferramenta de trabalho para todos os tipos de público, basta saber utilizá-la da maneira correta.

Assim como no Pilates convencional as vezes o menos, é mais! Lembre-se disso.

Se você está gostando desse assunto e gostaria de dar aulas inovadoras no seu Studio, atrair mais alunos e, consequentemente, aumentar a sua renda mensal, te convido a conhecer o nosso curso presencial de Formação no Método Suspensus!

Clique aqui para descobrir mais sobre o curso, os módulos e conteúdo ensinado. Nessa página também tem as cidades e as datas em que teremos cursos.

>> Quero conhecer o curso Suspensus.

Written by Vanessa Alves

Vanessa Alves

Mentora do método Suspensus. Graduada em Fisioterapia,pós graduada em fisiologia do exercício e prescrição do exercício. certificação mat.Pilates e pilates clínico, certificação internacional em pilates aéreo, ballet clássico pela royal academy of dance london, método integrado mormaii, método five konzept, core, total barre. Desde 2006 trabalha com artes circenses, mas especificamente com acrobacias duo e em grupos. Em 2008 iniciou no aéreo com foco principal em lira e tecido acrobático.

12 posts

3 Comentários

Deixe um Comentário
  1. Muito legal o texto. Só que na Zona Oeste de São Paulo não acho Pilates Suspenso!!! Vocês tem alguma escila para indicar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *