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Pilates Emagrece ou Reduz Peso? Saiba a diferença entre Emagrecer e Perder Peso!

Pilates Emagrece ou Reduz Peso? Saiba a diferença entre Emagrecer e Perder Peso!
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Você saberia dizer se perder peso é o mesmo que emagrecer?

A balança pode indicar que uma pessoa perdeu peso, mas não gordura e uma pessoa pode ter emagrecido, mas o número na balança pode não ter se alterado.

Ficou confuso? Calma que eu explico.

É frequente a pergunta nos Studios pelos nossos alunos se o Pilates emagrece. Muitos de nós, professores ficamos em dúvida em como responder corretamente a essa questão. E para isso precisamos primeiramente entender do que é composto nosso corpo.

Quando falamos que pesamos, por exemplo 60kg (quilos), na verdade estamos nos referindo à nossa massa corporal total que é expressa em kg. O conjunto dos componentes que formam a nossa massa corporal é denominado Composição Corporal e pode ser classificado em 4 modelos.

No entanto vou citar o mais conhecido e utilizado por nós:

Componente Anatômico

Tecido adiposo, tecidos moles (músculos não esqueléticos), músculos esqueléticos e ossos. Os componentes causadores de variações na determinação do peso corporal são:

  • Músculos
  • Ossos
  • Gorduras

As alterações que ocorrem nesses componentes são devidas aos fatores de crescimento e de envelhecimento, alimentação, exercício físico e as doenças. 

Mas então o que é perder peso?Pilates-emagrece-4

Quando subimos em uma balança e verificamos o número marcado em quilogramas (kg), ela está indicando nossa massa corporal total que inclui órgãos, ossos, músculos, água e gordura como descrito acima.

Dietas de baixas calorias são indicadas para a diminuição da gordura corporal e perda de peso. Porém, a dieta sem associação ao exercício físico proporciona além da perda de massa de gordura, também a perda de massa muscular.

Recomenda-se combinar atividade física e dieta para favorecer um equilíbrio saudável entre massa de gordura e massa muscular.

Normalmente indica-se o exercício aeróbio como corrida, bicicleta e caminhada para perda de peso, devido sua provável maior metabolização de lipídios, diminuindo níveis de colesterol e LDL. No entanto, o exercício aeróbio também pode estar relacionado com perda de músculo e água.

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Estudos também indicam que o “overtraining” que é quando não se respeita o tempo de recuperação do corpo após um treino excessivo, podem aumentar a atividade de proteínas catabólicas (quando ocorre a quebra de proteína muscular) e diminuir a atividade das proteínas anabólicas (processo de formação de proteínas), além de uma desidratação excessiva.

Além dessas opções o exercício resistido por ser um potente estímulo para aumentar a massa, força e potência muscular, ajuda a preservar a musculatura, que tende a diminuir devido à dieta.

Outro fator importante é que pode ser especialmente benéfico para as tarefas do cotidiano.

Importante!

A prevenção da perda de massa muscular é fundamental, tendo em vista as funções do músculo na saúde como movimentação, estabilização, produção de calor, etc., contribuindo assim para a manutenção das tarefas funcionais e da qualidade de vida.

Portanto, perder peso é a redução da massa corporal total (massa gorda, massa magra, massa óssea, órgãos, água).

O que é emagrecer?Pilates emagrece 1

As pessoas relacionam emagrecer com perda de peso (kg), no entanto nem sempre o emagrecimento é acompanhado com a perda de peso total, já mencionado acima. Ou seja, podemos perder gordura, ganhar massa magra (através do exercício) e não alterar ou até aumentar o peso.

Sem uma dieta alimentar, de que forma pode acontecer o emagrecimento (perder gordura) sem alterar o peso?

Os treinamentos de força propiciam o aumento da massa magra, provocam um aumento do metabolismo, por sua vez um gasto energético e com isso a redução da gordura corporal.

Poderíamos dizer que trocamos massa gorda por massa magra e perdemos volume (medidas). Isto porque a gordura é menos densa que o músculo. Assim um 1 kg de gordura tem maior volume que 1kg de músculo.

Então quando falamos que emagrecemos, é referente apenas à redução de massa gorda, enquanto que perder peso é referente à redução de massa corporal total.

Fonte: http://torcedores.uol.com.br
Fonte: http://torcedores.uol.com.br

Como saber se perdemos gordura?

Existem equipamentos e técnicas especiais que avaliam a porcentagem de gordura, sendo que os mais utilizados são:

  • Dobras Cutâneas
  • Bioimpedância Elétrica
  • DEXA (que também calcula a porcentagem de massa óssea)

Portanto, emagrecer é reduzir a gordura corporal com ou sem alteração do número na balança (peso).

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Treinamentos de Força para ganhar Massa MagraPilates-emagrece-5

De forma geral, os treinamentos de força consistem na realização de certos exercícios que utilizam a contração voluntária da musculatura esquelética contra alguma forma de resistência, que pode ser conseguida por meio do próprio corpo, pesos livres ou máquinas.

A musculação, a ginástica localizada e o Pilates seriam alguns exemplos. Agora que você já sabe a diferença de emagrecer e perder peso, vamos responder a sua dúvida:

O Pilates emagrece ou reduz o peso?

Resposta: O Pilates emagrece.

Por que?

Porque primeiramente o Pilates é uma atividade física, e entende-se por atividade física qualquer movimento corporal produzido por contração muscular e que aumente o gasto energético.

O Pilates consiste na realização de exercícios que utilizam a contração voluntária da musculatura esquelética contra uma resistência, que pode ser conseguida por meio do próprio corpo, ou das molas.

Ele pode melhorar a composição corporal, diminuindo massa gorda e aumentando a massa magra. No entanto, ele vai depender do volume e intensidade do treinamento.

Resultados positivos já foram encontrados em treinamentos de Pilates com a aplicação do repertório dos exercícios básicos e intermediários do Mat e dos equipamentos (Reformer, Cadillac, Chair, Magic circle e pesos de 1kg) durante 2 meses , 3 vezes na semana com uma hora de duração.

Diminuição expressiva na massa gorda, circunferência de quadril e cintura foram alguns dos resultados encontrados. Assim como houve melhora da resistência muscular e testes funcionais.

Importante salientar que na pesquisa só foram utilizados os exercícios criados por Joseph Pilates e respeitou-se a forma de progressão de carga através do uso de molas e ou aumentando o número de exercícios e não número de séries. Se quiser saber mais acesse a pesquisa.

Além disso, segundo dados da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), a população brasileira ficou 60% mais obesa em 10 anos e uma das alternativas de tratamento pode ser o Método Pilates.

Concluindo…Pilates-emagrece-7

Com o explicado acima, e também baseado nas pesquisas podemos concluir que o Pilates emagrece e também diminui medidas.

Isso porque o Método ajuda a diminuir a massa gorda. Portanto, se para quem deseja emagrecer com redução de peso na balança, o Pilates e a dieta (restrição alimentar) devem ser associados para que o resultado seja efetivo e satisfatório.

 

 

Referências Bibliográficas:
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  • Tran ZV, Weltman A. Differential effects of exercise on serum lipid and lipoprotein levels seen with changes in body weight. A meta-analysis. Jama. 1985; 254(7):919-24.
  • Aladro-Gonzalvo AR, Machado Díaz M, Moncada-Jiménez J, Hernández-ElizondoJ, ArayaVargas G. The effect of Pilates exercises on body composition: a systematic review. J Bodyw Mov Ther. 2012;16(1):109-14.
  • Savkin RBas Aslan U. The effect of pilates exercise on body composition in sedentary overweight and obese women. J Sports Med Phys Fitness.2016 Sep 8.
  • Martin, A. D. & Drinkwater, D. T. (1991). Variability in the measures of body fat – Assumptions or Techique? Sports Medicine, 11 (5), 277-288.
  • MALINA & BOUCHARD, 1991
  • Baalor DL, Katch VL, Becque MD, Marks CR. Resistance weight training during caloric restriction enhances lean body weight maintenance. Am J Clin Nutr 1988; 47:19-25.
  • Aladro et al, 2012 e Savikin e Bas, 2016

Written by Angeles Rayes

Angeles Rayes

Angeles Bonal Rosell Rayes –Aprumo. Licenciada em Educação Física pela UDESC-CEFID, Pós graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde - FMU, Instrutora de Pilates com certificação pelo CGPAPilates. Responsável pelo trabalho de Pilates para pessoas acima do peso ou obesas, ministrando aulas e workshops pela Aprumo.
contato@aprumoequilibriocorporal.com.br
www.aprumoequilibriocorporal.com.br

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13 Comentários

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  1. Por gentileza, vocês poderiam confirmar o nome da autora do texto. Esse texto foi veiculado num grupo do whatsapp e foi apresentado como sendo confeccionado por uma pesquisadora. Ao solicitar a confirmação do nome da autora aos ADM do grupo para que eu pudesse ver o trabalho dela através de seu currículo Lattes me foi orientado que solicitasse aqui.

  2. Leitura deliciosa.
    Obrigada por compartilhar

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    • Olá Conchita.
      Fico feliz que tenha gostado da leitura. Este é um tema muito questionado não só por alunos de Pilates como também pelos instrutores de Pilates. Espero ter contribuído.
      Um abraço,

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